3.2.19

50 ANOS SEM AL TALIAFERRO




Em 03 de fevereiro de 1969, Charles Alfred Taliaferro, o "Outro Homem dos Patos" nos deixava órfãos de seu imenso talento.
Charles Alfred Taliaferro nasceu em Montrose, nos EUA em 29 de agosto de 1905.
Começou adaptando alguns dos curtas animados da Walt Disney Productions para os quadrinhos de jornais, mas ganhou mais importância quando criou vários personagens do "Universo dos Patos". Taliaferro foi o primeiro artista a transformar o "Bichinho Bucky" e "Os Três Porquinhos" em quadrinhos. 
Mas sua contribuição mais significativa foi transformar o "Pato Donald" em tiras de jornal, em 1937, em: "A Galinha Sábia".
Bob Karp escrevia as piadas, enquanto Taliaferro as ilustrava.
Logo, o personagem tornou-se uma estrela popular dos quadrinhos, superando até mesmo o "Mickey" em termos de distribuição e vendas internacionais.
As tiras clássicas dele ainda são reimpressas em todas as revistas da Disney em todo o mundo.
Apesar de Taliaferro nunca ter desenhado aventuras muito longas, sua contribuição artística não é considerada de menor importância por causa isso.
Junto com Karp, ele criou vários personagens: Margarida, Vovó Donalda, Gansolino, Huguinho, Zezinho e Luisinho, e até o cachorro de Donald, Bolívar.
Ao contrário do que muitos pensam, alguns desses personagens secundários até estrearam nos quadrinhos de Taliaferro antes de aparecerem no cinema!
Por isso, Al Taliaferro continua sendo um dos "Três Grandes" nos quadrinhos do "Pato Donald", juntamente com Carl Barks e Don Rosa.
Mas nenhum deles teria ganho esse status sem o seu importante trabalho pioneiro.
Foi homenageado póstumamente em 2003 como "Uma Lenda Disney".  
O "Chutinosaco" anuncia para breve: "O Mundo de Al Taliaferro", um Especial virtual contando em detalhes como foi a obra desse grande artista, seus dois livros infantis e suas quase 6.000 tiras produzidas!  
Aguardem!

5 comentários:

  1. ansioso pelo especial taliaferro

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer de Tony Strobl, que desenhava as histórias mais divertidas, principalmente com Tio Patinhas, Donald e Peninha, no final dos anos 60 e inicio dos 70.

    ResponderExcluir
  3. Não acredito!li tudo sem respirar.Todos aguardamos ansiosamente este dia.Desde ja muito grato,obrigadaço valeu

    ResponderExcluir
  4. No aguardo dessa obra virtual.
    Esperávamos as Obras de Taliaferro pela Editora Abril nos moldes das edições americanas lançadas pela IDW que, infelizmente, não foram lançadas.

    ResponderExcluir
  5. Excelente! As histórias de Al Taliaferro são sempre impagáveis, mas, em comparação com os outros autores, ele é raramente lembrado. Aguardando ansiosamente o especial virtual!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...