Comemorando as 40 primeiras edições do Tio Patinhas lançadas na web - o 'Chutinosaco" traz o almanaque de setembro de 1967 - com histórias nunca republicadas: "As Aventuras do Capitão Grant" - quadrinização feita por Don Spiegle do filme de Walt Disney, baseado na obra de Julio Verne - com George Sanders e Maurice Chevalier e "O Plano Super Intelectual" de Pete Alvarado.
|
Scan: Esquiloscans / Tratamento: Chutinosaco |
O clássico de Carl Barks - "A Rainha das Sereias" é comentado pelo colecionador César Brito no site do Grupo Esquiloscans:
"Corria o ano de 1967 e em junho eu comprei a edição No. 2 de uma revista de cunho científico publicada no Brasil - chamada "Enciclopédia Bloch". Nesse número saiu uma matéria chamada “Aquanautas, o dia do homem submarino”. Ali se noticiava que o cientista Walter L. Robb havia inventado uma membrana de borracha sintética que filtrava o oxigênio da água e que usada como “parede” de uma gaiola submersa permitia que um ratinho respirasse, estando embaixo da água. Tenho essa revista até hoje para mostrar e provar para quem duvidar.
Pois bem, o Grande Mestre Carl Barks também leu esse artigo (ou um outro semelhante) e incorporou essa invenção na história "A Rainha das Sereias".
Está lá na quinta página da história, onde um cientista de Tio Patinhas, repuxando uma máscara de plástico, diz: “mais sensacional ainda é esta máscara de mergulho que filtra o oxigênio da água”.
Ora... como a história de Barks saiu em setembro e eu já havia lido a notícia (que era séria) em junho daquele mesmo ano - achei absolutamente normal aquilo que Carl apresentava.
Hoje, em 2012 - passados 45 anos, eu me pergunto: onde foi parar essa invenção? Cadê as máscaras (como Barks apresentou)? Era verdade aquilo? Ou não era? Fui tapeado?
Pois bem, se eu fui tapeado - estou em ótima companhia, porque o Grande Mestre também foi.
E tenho dito!
Cesar Brito (Grupo Esquiloscans)