23.2.14

CHUTINTREVISTA COM NUNO AMADO, DO "LEITURAS DE BD"

1) Nuno Amado, primeiramente agradeço por participar do projeto de "Chutintrevistas" com os "Blogueiros de Brasil e Portugal". Primeiramente, nos conte como teve a idéia e quando criou o seu blog:“Leituras de BD”?


R: Olá a todos.  O meu blogue foi criado em Julho de 2007. Surgiu pela necessidade de eu treinar o meu português escrito, e como gostava muito de BD (HQ) resolvi que este era o assunto sobre o qual o blogue iria versar!

2) Certamente você conhece o desenhista brasileiro Sr.Mauricio de Sousa. Sabia que mêses atrás, em seu tweeter - êle escreveu que a justiça deverá punir os blogueiros brasileiros que disponibilizarem revistas suas para download, mesmo gratuitamente? O que você pensa sobre o compartilhamento de scans de banda desenhada (Qualquer autor) antigos, nos blogs portuguêses e brasileiros?


R: Sim, conheci pessoalmente o Maurício de Sousa o Verão passado, e pareceu-me uma pessoa muito simpática! 
A minha opinião sobre esse assunto é a seguinte:
Existem várias maneiras de disponibilizar conteúdos na internet, e existem conteúdos em que não me chocam os downloads. 
Não tenho nada contra que se disponibilizem livros ou revistas antigos e já esgotados. A partir do momento em que não se consegue mais encontrar em papel, as editoras só podem ter duas posições: ou fazem compilações e reedições, ou vão para a plataforma digital. Podem digitalizar e oferecer, ou digitalizar e vender. Se não fizerem nada disto, não tenho nada contra versões particulares digitalizadas para download. Nesta situação os únicos prejudicados serão os alfarrabistas (sebos), e não a editora, porque esta terá desistido dessas histórias. Isto serve para todas as editoras. No meu blogue já coloquei várias páginas e imagens de livros da "MSP" e nunca tive problemas, isto sabendo que pessoas que trabalham na editora costumam visitar o meu blogue de vez em quando. De qualquer modo nunca coloquei livros ou revistas completas. Sou da opinião de que quando se disponibilizam estes conteúdos completos na internet (Mesmo os muito antigos), quem digitaliza e  disponibiliza deve ter o cuidado de fazer o redimensionamento de modo a que não tenha qualidade de impressão.


3) Pelos textos nos seus blogs, sabemos que você também é um crítico apaixonado da vida portuguêsa e o contexto da globalização. Poderia nos contar suas expectativas para 2014 e os próximos anos no seu país?




R: Não vejo um futuro próximo sorridente. A crise geral e o desemprego estão a destruir a economia portuguesa, isto para não falar da extrema gravidade da destruição da classe média em Portugal, que é o verdadeiro motor da economia pois são essas pessoas que compram e fazem mexer o mercado. Quando estas pessoas se retraem economicamente o mercado estagna, sendo certo a BD é um nicho de mercado que sofre muito com este tipo de situação económica. Aliás, a cultura na sua generalidade é uma das primeiras vítimas de qualquer crise econômica.




4) Qual foi sua sensação ao saber que havia vencido o "Concurso Nacional de Blogues", em 2012? E também conte para os brasileiros, quem é: "Zakarella"?

R: A sensação é sempre boa!  Acho que foi um prémio que os leitores de BD (HQ) na sua generalidade, quiseram dar ao meu trabalho sempre ao serviço da BD (HQ)! Trabalhei muito e é sempre gratificante este tipo de reconhecimento por parte dos leitores. É bom! Quanto à “Zakarella”… 



"Zakarella" é uma personagem fantástica portuguesa criada pelo enorme Carlos Alberto dos Santos. Surgiu com os desenhos deste extraordinário desenhador/pintor e com textos de Roussado Pinto. Estes dois autores funcionavam ao contrário do normal… primeiro Carlos Alberto fazia as ilustrações, e depois Roussado Pinto fazia a história à volta do tema!
Obtive os direitos gráficos desta personagem tempos atrás, mas é um projeto que tem tido alguns solavancos.
Primeiro convidei um desenhador, mas não funcionou. Nem ele, nem eu! 
Resolvi reformular tudo, inclusive as minhas histórias, e convidei uma desenhadora que se revelou fantástica. Mas não há bela sem senão, e esta desenhadora, a Jo Bonito, tem tido problemas de saúde que não a têm deixado trabalhar como deveria, no livro. De qualquer modo no "Festival Internacional de BD de Beja" haverá uma exposição dedicada exclusivamente à Zakarella.
À antiga, e à nova!




5) Nuno, como você vê hoje o ressurgimento dos vários títulos de quadrinhos Disney com a Editora Goody? Poderia nos contar o que espera dos futuros lançamentos? 


R: Vejo com bons olhos e muita satisfação. Havia uma lacuna enorme neste aspecto, ou seja, a venda nas bancas de revistas de BD. Havia uma tradição enorme neste aspecto em Portugal e nunca percebi porque a anterior editora bloqueou a linha Disney “por fracas vendas”… a isso chamo falta de ideias e mercantilismo levado ao extremo! 
A Goody conseguiu inverter isto e só ficamos a ganhar com esta situação. Quanto ao que irão fazer mais… não sei. Mas estão "vivos" e ouvem o público, o que é extremamente importante!





6) Qual seu personagem favorito Disney, Marvel e DC? E se recorda qual foi sua primeira postagem no "Leituras de BD"? 
R: Da Disney é, sem dúvida o "Morcego Vermelho"! Quanto à Marvel, sempre gostei muito do "Thanos"… sempre que êle entra, é quase certo uma história cativante!
Na DC, a minha linha preferida de sempre é a dos "Lanternas". Aqui, sou fã mesmo!
E claro que recordo o meu primeiro post… foi: "Snake Woman, Vol.1".


7) Agora, finalizando - gostaria que deixasse uma mensagem para seus fãs portuguêses e os amigos e visitantes do "Chutinosaco".

R: Comprem BD(HQ)! É a única maneira de inverter processos negativos na arte de que nós gostamos. Se as pessoas se retraírem, as editoras também retraem… e aí caímos no efeito "bola de neve" que só prejudica os leitores no final!
As pessoas não compram porque ficam à espera da certeza de que a série vai ser continuada, as editoras interrompem e descontinuam séries porque as pessoas não compram. É um ciclo vicioso e destrutivo. Em Portugal, ainda pior porque a percentagem de leitores de BD (HQ) provavelmente é a mesma do Brasil, a diferença está na população… aqui somos só 10 milhões. Se houver 1% de leitores assíduos em Portugal, este número em valor absoluto será bastante menor que 1% da população de leitores brasileira!

Muito obrigado meu amigo, e um grande abraço!

R: Obrigado eu, pela oportunidade!

NUNO AMADO
Blog Leituras de BD

4 comentários:

  1. Olá Luiz, gostei bastante da entrevista. É bom ouvir a opinião dos fãs de HQ, principalmente qdo. são bons conhecedores. Acrescento apenas que seria bom se a Goody tb. trouxesse material clássico da Disney americana, ao invés de apenas quadrinhos italianos. Sem dúvida acho que aumentaria o seu público em Portugal. Também legal a preferência pelo M.Vermelho, ainda continuo achando que só eu gosto do Mancha Negra como preferido da Disney. Abração. PS. Espero voltar a scanear qdo. o meu pulso ajudar. +PalBR

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a entrevista! e que venham mais.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela entrevista!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...