Luiz Canton Jr. é um dois mais inventivos desenhistas e animadores brasileiros. Na publicidade, é mais conhecido como: KANTON - e criou muitos comerciais inesquecíveis, onde seus personagens espelham sempre sua alegria e dinamismo.
Meu amigo desde os tempos de ginásio - e assim como o ator Antonio Lima, até hoje faz parte das minhas melhores recordações daquele tempo.
1) KANTON, O QUE VOCÊ LEMBRA DOS ANOS 1960 - DO NOSSO TEMPO NO GINÁSIO E “A HERANÇA” QUE TE DEIXOU TUDO ISSO?
R:
Essa época a que se refere é a base de tudo na minha vida - pois lá
pude descobrir e pôr em prática as minhas aptidões artísticas e
ver a recepção dos colegas quanto ao meu desenho.
Foi
um laboratório
de criatividade -
onde
inventávamos
histórias, faziamos jornaizinhos artesanais, criavamos músicas
-
mesmo
sem tocarmos nenhum instrumento na época. Foi
uma fase especial da minha vida!
2)
COMO, E QUANDO ENTROU NO ESTÚDIO DE ANIMAÇÃO DE LUIS BRIQUET?
R:
Com
14 anos, venci um concurso de desenho na TV Cultura e fui
convidado a conhecer os estúdios de desenho animado brasileiros.
Criei uma paixão
instantânea
-
mas
ainda era nôvo
para ingressar na carreira -
mas
fiquei treinando desenho de forma autodidata, pois não
tinha recursos para fazer cursos em escolas. Quando fiz 19 anos,
voltei ao Estúdio
Briquet Filmes com uma pasta com muitos desenhos e fui imediatamente
admitido. Iniciei assim minha carreira de animador, onde pude animar
vários comerciais de TV: como o Chocolate
Lollo, Sucrilhos
Kellogs, Claybon
Cremoso,
Chicletes Ping Pong, o
“Bond
Boca”. Posteriormente fiz freelancer para vários outros estúdios.
Trabalhei na "Start Desenhos Animados" do Walbercy Camargo, onde fiz
alguns comerciais da Sharp – "O Grilo
Feliz" , Tênis
Bubble
Gummers -
entre
outros. Montei um estúdio
-
“A
Cigarra Inquietante” com o Ceu D'elia. Fizemos vários comerciais
também.
3)
QUANDO COMEÇOU, QUANTO TEMPO FICOU E COMO FOI TRABALHAR COM O SENHOR
MAURICIO DE SOUSA?
R: Eu já estava sendo convidado para ministrar palestras em Universidades e em uma delas - no Mackenzie, conheci o Mauricio de Sousa que tambem estava participando do evento.
Êle
gostou de mim e me convidou para ingressar em sua equipe. Em 1985
estava sendo contratado como animador nos Estúdios
Mauricio de Sousa . Posteriormente passei a Diretor de animação e,
em seguida Diretor Geral do Estúdio
-
onde
fiquei no total de 20 anos -
mas
nunca deixei de colaborar com êles.
Hoje faço storyboard para os episódios
da Turma
da Mônica
que estão
na Rede Globo.
R: Quando dirigimos algum episódio temos a responsabilidade também sôbre a criação dos personagens que contracenarão com a Turminha. Eu criei um personagem extremamente cômico para tornar o tema “Vampiro” bem mais leve – já que o publico é infantil. Isso ajudou a dismistificar o monstro que tanto dava medo na garotada. Esse episódio fêz muito sucesso e faz até hoje, se tornando o carro-chefe dos videos da Turma da Monica.
5)
FICOU SABENDO DAS DECLARAÇÕES DELE NO TWIITER, EM 2014 DIZENDO QUE
IMPETRARIA MEDIDAS JUDICIAIS CONTRA OS BLOGS E SITES QUE POSTASSEM
MATERIAL(QUADRINHOS) DA “MSP” - MESMO AS EDIÇÕES ANTIGAS,
GRATUITAMENTE? MAIS DE 8 BLOGS ACABARAM POR CAUSA DISSO – O QUE
VOCÊ PENSA SOBRE O ASSUNTO?
R:
Não
fiquei sabendo, mas penso que direito autoral é coisa séria
e há
muitos
envolvidos e interessados comercialmente.
Mas
bem conversado - a cessão gratuita para esses blogs pode ser uma
otima divulgação da marca "MSP".
6) QUANDO COMEÇOU A FAZER ANIMAÇÃO PARA PUBLICIDADE E QUAL FOI
SEU PRIMEIRO FILME? COMO FOI CRIAR O PERSONAGEM “ELETRIX” E
QUANTOS COMERCIAIS FÊZ?
R: Depois de ter saido da sociedade da “Cigarra
Inquietante”, montei a "Kanton Produções" - onde além de animação,
faço ilustrações para livros didáticos, gibis, cartilhas, criação
de personagens e marcas, peças publicitárias, storyboards para
desenho animado e etc.
O
“Eletrix” foi uma encomenda da Companhia
de Luz Eletropaulo,
que fiz em parceria com o Milton Rodrigues Alves, da "Casa Paulistana
de Comunicação".
Para
se chegar no “Eletrix” final, criei varios tipos de Ets
cartunizados. Foi muito legal! Já participei de mais de 100
comerciais e filmes de animação para TV e cinema.
7)
QUAL PERSONAGEM DE QUADRINHOS MAIS GOSTA E O QUE FOI A FIGURA DE WALT
DISNEY PARA VOCÊ COMO INSPIRAÇÃO?
R:
Gosto
do Tintin, do Tio
Patinhas , do Cascão,
do Asterix - são vários!
Lembro
do programa “Disneylândia”.
Não via a hora de começar! Iniciava sempre com o Walt Disney
apoiado na mesa apresentando o episódio.
Torcia sempre para ser desenho animado –
porquê
as
vêzes
era filme. Ele foi o primeiro desenhista que vi na vida e tenho
certeza que me inspirou profundamente a ser também.
8)
O QUE PENSA DO COMPARTILHAMENTO ENTRE OS “BLOGUEIROS BR/PT” COMO
O “CHUTINOSACO”, QUE DISPONIBILIZAM DOWNLOADS DE GIBIS CLÁSSICOS
GRÁTIS? ACHA QUE ATRAPALHA AS VENDAS DAS REVISTAS NAS BANCAS?
R:
Vocês têm que negociar a cessão. Tem que ter autorização, porquê é
uma grande divulgação das obras e disponibilizar apenas obras que
não são exploradas comercialmente, para não interferir nos
interêsses da outra parte.
9)
QUAIS OS PROJETOS FUTUROS DA KANTON PRODUÇÕES? PENSA EM FAZER
SÉRIES ANIMADAS PARA TV OU QUADRINHOS?
R: Somos uma empresa de prestação de serviços e estamos a disposição para qualquer negócio na área artistica.
R: Somos uma empresa de prestação de serviços e estamos a disposição para qualquer negócio na área artistica.
Aguardamos
investimentos para projetos futuros de séries para TV.
10) AGRADECENDO SUA “CHUTIENTREVISTA” - PEÇO QUE DEIXE UMA MENSAGEM PARA SEUS FÃS E OS AMIGOS E VISITANTES DO “CHUTINOSACO” - E SE PUDER, ENVIE TAMBÉM UM DESENHO COM DEDICATÓRIA!
R: Você foi a primeira inspiração que tive para me tornar desenhista e criativo. Porquê, além de grande desenhista - foi o cara mais genial e criativo que conheci na infância. Me ajudou a despertar essa paixão. Agradeço demais a você, Luiz - e ao pessoal que me prestigia.
Sei
que estou despertando em alguém, também êsse interêsse pelo
desenho. E fico feliz quando encontro um novo talento.
Um
abraço!
KANTON
Entrevista interessante e preocupante.
ResponderExcluirInteressante pela tajetória do artista.
Preocupante pela posição acerca da "cessão de direitos", que, sabidamente, as editoras jamais concederão.
Mauri
Valeu a entrevista. No que se refere a cessão de direitos é, por hora, impossível.
ResponderExcluir