5.2.15

CHUTIENTREVISTA COM KANTON

Luiz Canton Jr. é um dois mais inventivos desenhistas e animadores brasileiros. Na publicidade, é mais conhecido como: KANTON - e criou muitos comerciais inesquecíveis, onde seus personagens espelham sempre sua alegria e dinamismo.
Meu amigo desde os tempos de ginásio - e assim como o ator Antonio Lima, até hoje faz parte das minhas melhores recordações daquele tempo.


1) KANTON, O QUE VOCÊ LEMBRA DOS ANOS 1960 - DO NOSSO TEMPO NO GINÁSIO E “A HERANÇA” QUE TE DEIXOU TUDO ISSO?


R: Essa época a que se refere é a base de tudo na minha vida - pois lá pude descobrir e pôr em prática as minhas aptidões artísticas e ver a recepção dos colegas quanto ao meu desenho.
Foi um laboratório de criatividade - onde inventávamos histórias, faziamos jornaizinhos artesanais, criavamos músicas - mesmo sem tocarmos nenhum instrumento na época.  Foi uma fase especial da minha vida!



2) COMO, E QUANDO ENTROU NO ESTÚDIO DE ANIMAÇÃO DE LUIS BRIQUET?


R: Com 14 anos, venci um concurso de desenho na TV Cultura  e fui convidado a conhecer os estúdios de desenho animado brasileiros. Criei uma paixão instantânea - mas ainda era nôvo para ingressar na carreira - mas fiquei treinando desenho de forma autodidata, pois não tinha recursos para fazer cursos em escolas. Quando fiz 19 anos, voltei ao Estúdio Briquet Filmes com uma pasta com muitos desenhos e fui imediatamente admitido. Iniciei assim minha carreira de animador, onde pude animar vários comerciais de TV: como o Chocolate Lollo, Sucrilhos Kellogs, Claybon Cremoso, Chicletes Ping Pong, o “Bond Boca”. Posteriormente fiz freelancer para vários outros estúdios. Trabalhei na "Start Desenhos Animados" do Walbercy Camargo, onde fiz alguns comerciais da Sharp – "O Grilo Feliz" , Tênis Bubble Gummers - entre outros. Montei um estúdio - “A Cigarra Inquietante” com o Ceu D'elia. Fizemos vários comerciais também.



3) QUANDO COMEÇOU, QUANTO TEMPO FICOU E COMO FOI TRABALHAR COM O SENHOR MAURICIO DE SOUSA?

R: Eu já estava sendo convidado para ministrar palestras em Universidades e em uma delas - no Mackenzie, conheci o Mauricio de Sousa  que tambem estava participando do evento.
Êle gostou de mim e me convidou para ingressar em sua equipe. Em 1985 estava sendo contratado como animador nos Estúdios Mauricio de Sousa . Posteriormente passei a Diretor de animação e, em seguida Diretor Geral do Estúdio - onde fiquei no total de 20 anos - mas nunca deixei de colaborar com êles. Hoje faço storyboard para os episódios da Turma da Mônica que estão na Rede Globo.

4) VOCÊ CRIOU “O VAMPIRO” PARA TURMA DA MÔNICA NO FILME...COMO FOI ESSA EXPERIÊNCIA?















R: Quando dirigimos algum episódio temos a responsabilidade  também sôbre a criação dos personagens que contracenarão com a Turminha. Eu criei um personagem extremamente cômico para tornar o tema “Vampiro” bem mais leve – já que o publico é infantil. Isso ajudou a dismistificar o monstro que tanto dava medo na garotada.  Esse episódio fêz muito sucesso e faz até hoje, se tornando o carro-chefe dos videos da Turma da Monica. 



5) FICOU SABENDO DAS DECLARAÇÕES DELE NO TWIITER, EM 2014 DIZENDO QUE IMPETRARIA MEDIDAS JUDICIAIS CONTRA OS BLOGS E SITES QUE POSTASSEM MATERIAL(QUADRINHOS) DA “MSP” - MESMO AS EDIÇÕES ANTIGAS, GRATUITAMENTE? MAIS DE 8 BLOGS ACABARAM POR CAUSA DISSO – O QUE VOCÊ PENSA SOBRE O ASSUNTO?


R: Não fiquei sabendo, mas penso que direito autoral  é coisa séria  e há muitos envolvidos e interessados comercialmente.
Mas bem conversado - a cessão gratuita para esses blogs pode ser uma otima divulgação  da marca "MSP".



6) QUANDO COMEÇOU A FAZER ANIMAÇÃO PARA PUBLICIDADE E QUAL FOI SEU PRIMEIRO FILME? COMO FOI CRIAR O PERSONAGEM “ELETRIX” E QUANTOS COMERCIAIS FÊZ?


R: Depois de ter saido da sociedade da “Cigarra Inquietante”, montei a "Kanton Produções" - onde além de animação, faço ilustrações para livros didáticos, gibis, cartilhas, criação de personagens e marcas, peças publicitárias, storyboards para desenho animado e etc.  
 O “Eletrix” foi uma encomenda da Companhia de Luz Eletropaulo, que fiz em parceria com o Milton Rodrigues Alves, da "Casa Paulistana de Comunicação".
 Para se chegar no “Eletrix” final, criei varios tipos de Ets cartunizados. Foi muito legal! Já participei de mais de 100 comerciais e  filmes de animação para TV e cinema.

7) QUAL PERSONAGEM DE QUADRINHOS MAIS GOSTA E O QUE FOI A FIGURA DE WALT DISNEY PARA VOCÊ COMO INSPIRAÇÃO?



 R: Gosto do Tintin, do Tio Patinhas , do Cascão, do Asterix - são vários!
Lembro do programa “Disneylândia”. Não via  a hora de começar! Iniciava sempre com o Walt Disney apoiado na mesa apresentando o episódio. Torcia sempre para ser desenho animado – porquê as vêzes era filme. Ele foi o primeiro desenhista que vi na vida e tenho certeza que me inspirou profundamente a ser também.



8) O QUE PENSA DO COMPARTILHAMENTO ENTRE OS “BLOGUEIROS BR/PT” COMO O “CHUTINOSACO”, QUE DISPONIBILIZAM DOWNLOADS DE GIBIS CLÁSSICOS GRÁTIS? ACHA QUE ATRAPALHA AS VENDAS DAS REVISTAS NAS BANCAS?


R: Vocês têm que negociar a cessão. Tem que ter autorização, porquê é uma grande divulgação das obras e disponibilizar apenas obras que não são exploradas comercialmente, para não interferir nos interêsses da outra parte.  


9) QUAIS OS PROJETOS FUTUROS DA KANTON PRODUÇÕES? PENSA EM FAZER SÉRIES ANIMADAS PARA TV OU QUADRINHOS?




R: Somos uma empresa de prestação de serviços e estamos a disposição para qualquer negócio na área artistica.
Aguardamos investimentos para projetos futuros de séries para TV. 




10) AGRADECENDO SUA “CHUTIENTREVISTA” - PEÇO QUE DEIXE UMA MENSAGEM PARA SEUS FÃS E OS AMIGOS E VISITANTES DO “CHUTINOSACO” - E SE PUDER, ENVIE TAMBÉM UM DESENHO COM DEDICATÓRIA!


R: Você foi a primeira inspiração que tive para me tornar desenhista e criativo. Porquê, além de grande desenhista - foi o cara mais genial e criativo que conheci na infância. Me ajudou a despertar essa paixão. Agradeço demais a você, Luiz - e ao pessoal que me prestigia.
Sei que estou despertando em alguém, também êsse interêsse pelo desenho. E fico feliz quando encontro um novo talento.

Um abraço!
KANTON


2 comentários:

  1. Entrevista interessante e preocupante.
    Interessante pela tajetória do artista.
    Preocupante pela posição acerca da "cessão de direitos", que, sabidamente, as editoras jamais concederão.
    Mauri

    ResponderExcluir
  2. Valeu a entrevista. No que se refere a cessão de direitos é, por hora, impossível.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...