7.3.15

CHUTI RETRÔ - UM ZÉ 633 "DESCONSTRUÍDO"!


Em 9 de janeiro de 2012 eu escreví: "Eu quero dividir com vocês semanalmente uma nova "edição virtual" para que possam conhecer a "mentalidade editorial" da época - quando a "Walt Disney Productions" em parceria com a Editora Abril de Victor Civita, colocavam cultura e informação, usando a fictícia "Patópolis" como base numa critica bem humorada dos hábitos e costumes. 
Fiz isso baseado nas informações do site "C.O.A Inducks" - que podem nos deixar visualizar até as capas e as histórias de cada edição. Colocarei sempre o download grátis (Para quem quiser levar) e um aviso de que se trata de uma cópia(Fac simile) baseada no original. Bom divertimento !"

Foi nessa época - quando não havia ainda o grupo Esquiloscans - diretamente contribuindo como hoje - que eu tive a vontade de "reconstruir" um gibi do Zé Carioca - não só para mim, mas para dividir também com vocês.
Algumas histórias eu já tinha escaneadas em alguns "Disney Especial" e a do Lobão por exemplo, eu mesmo traduzí tirando do "Walt Disney Comics & Stories 275".
Eu procurei os anúncios internos em outros gibis na web, e redigitando até o rodapé nas páginas da edição brasileira,  finalmente pude refazer o passado. 
A minha felicidade nesse trabalho se completou, quando foi colocado no próprio "COA Inducks" - uma enciclopédia de gibis Disney - as páginas e imagens das histórias remontadas da MINHA reconstituição...foi muito gratificante!  Podem acessar o site e conferir, se quiserem!
Agora, em 2015 com a maravilha do compartilhamento responsável - o amigo Vargas do Gremio comprou e restaurou o gibi verdadeiro, e nos traz nesta postagem para refazermos nosso download anterior!
 

9 comentários:

  1. Simplesmente Luiz Dias! Obrigado ao Vargas do Grêmio.

    ResponderExcluir
  2. Cara de um, focinho de outro... Muito legal comparar a s duas versões.
    Isso é que um artista de verdade.
    Parabéns e obrigado pela repostagem do "original".
    Mauri

    ResponderExcluir
  3. Muito legal. Mas, porque as edições são diferentes em coisas que deveriam ser iguais, tipo o letreiro do número da página? Numa edição está em itálico e na outra não. As histórias foram tiradas de republicações diferentes, será? De qualquer forma é legal demais.

    ResponderExcluir
  4. Muchas gracias por su esfuerzo y dedicación!!!
    Magnus Weber - Asunción Paraguay

    ResponderExcluir
  5. Nem precisava ter postado o original (hoje)! A chutiréplica (como você 'carimbou' na capa, na época) estava perfeitamente quase perfeita!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito legal mas tem um porém: O que tem valor são as revistas originais pois vivenciamos isto em alguma época do passado. Não concordo com invenções de revistas ou misturas de histórias criando revistas franksteins que não existiam no passado.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela postagem.
    Alain

    ResponderExcluir
  8. Um trabalho maravilhoso obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  9. Um trabalho maravilhoso e detalhado, documentando além da revista, uma época e trazendo muita nostalgia. Emocionante pra mim que aprendi a ler em casa com revistas da Disney aos 5 anos, Parabéns e muito sucesso a todos.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...