Sou Luiz Dias (Luigi em italiano) e primeiro agradeço sua bondade e atenção com o nosso blog “Chutinosaco” que coloca revistas do mundo todo gratuitamente mostrando os mestres do desenho e roteiristas como o senhor.
1 - Em 1956 o senhor começou a trabalhar com Romano Scarpa na estória de Mickey com: “La Nave Del Microcosmo”- Inédita no Brasil até hoje - numa parceria esplêndida que o mundo viu, de amigos quase irmãos. Como era desenhar com Romano Scarpa? Vocês criavam o roteiro juntos?
  R: Os desenhos de Scarpa eram sempre muito bem acabados com o lápis e eu não tinha nenhum problema para finalizar a arte, mesmo porque éramos muito cordiais e prestativos um com outro para o acabamento das estórias. O roteiro era todo de Romano Scarpa. 
2 - O que diferencia seus desenhos dos outros na minha opinião é a idéia de movimento.
Todos seus trabalhos tem gôtas de suor, mostrando sentimento, emoção...isso me encanta. Isso é porque o senhor trabalhou com animação também?
Todos seus trabalhos tem gôtas de suor, mostrando sentimento, emoção...isso me encanta. Isso é porque o senhor trabalhou com animação também?
  R: Não, nunca trabalhei em animação... a expressão, o jeito de se mover  e dar expressividade ao personagem, é só a minha interpretação de como eu me comportaria em certas situações.
3 -   Dos personagens Disney que o senhor desenha até hoje, existe algum preferido?  O meu por exemplo, é o Pato Donald.
   R: Desde o começo, meu personagem preferido é o Mickey. Imediatamente fiquei encantado... fascinado com a leitura das estórias do lendário (Floyd)Gottfredson.
O traço dele naquele ratinho ficou impresso em minha mente e ainda hoje sigo sua influência, mas sem nunca copiá-lo.
O traço dele naquele ratinho ficou impresso em minha mente e ainda hoje sigo sua influência, mas sem nunca copiá-lo.
4- Como era a convivência de amizade e trabalho  com Giovan Batista Carpi?
  R: Eu tive pouco contato com G. B. Carpi, pois ele morava numa cidade mais distante. Eu e  Cimino já morávamos em Veneza. Eu desenhei sua primeira história: "Zio Paperone in Brividi  all’ equattore”(Inédita no Brasil) e  depois fizemos muitas outras juntos.
5- Quando o senhor viu seu primeiro trabalho publicado, qual foi seu sentimento?O personagem "Pietrino" é a sua primeira criação?
|  | 
| O Personagem Pietrino de Luciano Gatto | 
     R: Sempre fui apaixonado por quadrinhos. Só nunca pensei que eu poderia tornar-me um dos protagonistas deste tipo de literatura. Tive sorte de ter essa chance de desfrutar toda a minha paixão pelo desenho, como auto-didata  e a minha primeira história publicada, considero meu primeiro passo nesta área, para seguir em frente com o máximo empenho. Sim, Pietrino foi a minha primeira criação - realizada  em 29 histórias até ao fim da minha colaboração com o "Edizione Il Ponte" no ano de 1960, quando decidi que preferia trabalhar só com personagens Disney.
  6-  O que o senhor acha da internet colocando as suas obras e de seus colegas desenhistas  à disposição dos fãs e jovens que não conhecem ainda ?
    R: Antes de ter um computador , achava isso dispensável. Meu filho me fêz comprar um PC de um amigo dele, que nem usava. A  partir desse momento, eu percebi que muito do seu potencial era um meio de conexão com o mundo dos internautas e isso me deu vontade de ter  mais visibilidade para meu trabalho.
    Devagarinho - partindo do zero - comecei a aprender como fazer um site na internet, há uns10 anos atrás.
Embora não recomendado por muitos - eu fui provávelmente o primeiro desenhista a colocar minhas estórias completas de personagens Disney e outros.
Embora não recomendado por muitos - eu fui provávelmente o primeiro desenhista a colocar minhas estórias completas de personagens Disney e outros.
 7- O senhor sabia que a produção Disney devido à demanda e qualidade hoje é 80 porcento de quadrinhos italianos? Inclusive as revistas brasileiras utilizam até suas capas. No começo de sua produção o senhor imaginava isso?
   R: Eu sabia que muitas de nossas estórias foram publicadas em outros países, mas eu não imaginava que a nossa produção tivesse tanto sucesso assim. 
|  | 
| Capas Italianas pelo Mundo | 
8 -O senhor nos oferece em seus sites várias estórias e desenhos não só Disney, mas de outros personagens. Será que eu poderia mostrá-los no meu blog numa reunião especial - uma “Edição virtual”  onde eu traduziria para o português -  por que estas obras são inéditas no Brasil, em homenagem ao senhor?(Com Disney, Topo Gigio e seus próprios personagens)
   R: É claro que é possível. Podemos discutir e resolver a melhor maneira de fazer isso - sempre sem fins lucrativos!
9 -O logotipo da Radio de web “IRCItaly.net” foi criado pelo senhor...gosta de que tipo de música e quase seus artistas preferidos? Conhece cantores e artistas brasileiros? 
    R: Eu ouço música enquanto desenho, mas não sou um grande conhecedor se o SAMBA que eu danço alegremente  nos bailes é do jeito certo.
 10 –Finalizando e agradecendo, como presente de despedida -  o  senhor poderia desenhar um Pato Donald  para o  nosso blog “Chutinosaco”, com um autógrafo e dedicatória para mim, Luiz Dias -  num scan  para o Brasil?   
os brasileiros.
Um alô do Luciano.
LUCIANO GATTO - CHUTINOSACO - BRASIL 24/01/2012
 









 
 
Prezado Luiz Dias,
ResponderExcluirConheci o seu blog "Chutinosaco" através do blog do amigo Ayres e está a cada dia se revelando uma grande surpresa.
Alem dos scans que são muito bons, as entrevistas que são apresentadas são um diferencial com relação dos outros blogs.
Parabéns e continue realizando seu belo trabalho.
Sabino
blog Fantasma Brasil
Sabino, que bom saber disso...a paixão é a mesma de todos nós! Saiba que Luciano Gatto é uma pessoa afável e especial, foi um prazer conversar com ele.
ResponderExcluirUm abraço...virão mais surpresas!
Luiz Dias