18.1.12

"CHUTINTREVISTA" EXCLUSIVA COM: PAULO MAFFIA

Paulo Maffia: "Taí uma coisa legal para contar e que poucos sabem - coisa do destino. Ainda garoto, visitei a Editora Abril numa excursão da escola. E lá estava o seu Victor Civita. Ele se sentava no chão, junto com as crianças. Eu disse: "eu me lembro do senhor naquela historinha do Pato Donald 1500".
E ele disse: "...Esse Donald acaba com a minha paciência...ele acabou com a minha sala!
E anos depois eu fui fazer a revista para ele... 5 anos depois da morte dele eu entrei para a Editora Abril."(Planeta Gibi Blog - 22/06/2010)

 Chutinosaco(18/01/2012): Primeiro, muito obrigado pela oportunidade de falar contigo....tenho 53 anos e sou fã de Walt Disney como você e por isso fico feliz que hoje tenha a sorte de trabalhar com o que gosta...QUADRINHOS !
Segundo, por ter me aceitado no facebook como amigo e visitado meu blog "Chutinosaco" - que como o nome diz...é um "chute no saco da saudade que temos de bons gibis".
Agradeço também em nome de muita gente pela mudança que você está fazendo nos gibis Abril-Disney...certamente Victor Civita aprovaria !
 

1) Como será e quando sairá “DISNEY ESSENCIAL” ...terá estórias novas e clássicas, aleatórias ou como um tema específico (Vilões, Bandidos, Esportistas)?


R:  Será uma coleção de 20 volumes semanais no mesmo formato de "Pateta faz Historia". Diria que 65% da coleção são compostas por HQs inéditas com temas como: Maga V.S. Tio Patinhas, Donald e sobrinhos, Mickey V.S. Mancha etc. A Coleção começa em março.



2)    Nosso “Zé Carioca" faz 70 anos de criação e sua revista, 50 . Teremos uma edição especial incluindo suas mini-séries ao longo dos anos (Ali Babá e Robinson Crusoé) republicadas ? E suas estórias holandesas? São tão ruins assim?


R: Sim, são ruins - não representa bem a alma do personagem (o que para mim é o mais importante), mas do jeito que as pessoas falam na internet , parece que na Holanda tem uma enorme produção de HQs do Zé - não é nada disto, são só algumas Hqs, a maioria tiras de 1 ou 2 páginas. Sobre a comemoração dos 70 anos do Zé, ainda não posso revelar nada, mas coisas bem legais, vem por ai.



3)    Não seria possivel ou viável usar o modelo de quadrinhos em P & B (Como no Disney Gigante) só que num "Formatinho" - de titulo novo de revista misturando clássicos (Strobl, Barks, Bradbury, Murry) com novos artistas (Don Rosa, Xavier Vives, Carmen Pérez)  para baratear o custo final nas bancas ? 


R: Já fazemos isso - e em cores, na nossa linha de "Almanaques" - em minha opinião, o preço das nossas publicações está competitivo, e além do mais - quadrinhos é cor, vibração.



4)   Em 2012 a revista "Mickey" faz 60 anos...será que teremos um “ANOS DE OURO DO MICKEY”? Onde poderiam ser reeditadas suas aventuras dos primeiros anos na Abril 50 e 60  – incluindo os outros personagens como: Donald, Tio Patinhas, Pardal, etc. que apareciam quase todos os meses em estórias incríveis de Carl Barks e Tony Strobl, por exemplo?


R: Já fazemos isso, na nossa linha de "Almanaques", onde temos a republicação de material há muito não visto por aqui.



5)    A Abril não pensa reeditar o “Anos de Ouro do Tio Patinhas”  incluindo as capas e anúncios da época(1963 a 1966) – uma vez que em 1991 - não se pôde colocar o Zorro que estava em pendências judiciais (Como se lia nas revistas da época)? 


R: A Disney perdeu os direitos sobre os quadrinhos do "Zorro" em 1988, então não podemos publicar.  Sobre anos de ouro, eu prefiro concentrar em trazer mais Hqs inéditas do "Tio" no momento.



6)    Essa é uma curiosidade minha...existe alguma recomendação da Disney para não se republicar histórias politicamente incorretas como: árabes bandidos... ou  coisas assim? (Antigamente, Murry e Barks sempre colocavam um "russo doido" ou "mexicano ladrão" - rsrsrsrs)


R: A Disney não exerce nenhuma gerência sobre a republicação do nosso material, o que tem que se entender, é que de vez em quando, a HQ reflete a época em que ela foi produzida. O que hoje, pode parecer politicamente incorreto, na época talvez não era.



7)    “Como foi a vendagem do "Disney Jumbo"...teremos mais edições e poderemos ter assinatura dela ?


R: Ainda não sabemos, mas a repercussão, por e-mail e cartas, tem sido excelente. Recebemos até um elogio de Roberto Civita, que é o presidente do conselho de administração e diretor editorial do Grupo Abril.



8)    “O "Disney Big" não poderia ter 500 páginas também - como no original italiano?


R: "Disney Big" é uma publicação consagrada - e em minha opinião, não há motivos para mudá-la agora.



9) Por que não se publicam tiras do Floyd Gotfredson ou Al Taliaferro em "Pockets gibis"? Você pensa nisso algum dia ou não? É dificil compilar o trabalho desses dois, por causa da King Features Syndicate ?


R: Este tipo de produto seria mais indicado para livrarias, mas não é um produto que esta em nossos planos em um médio prazo, acho que o nosso foco ainda tem que ser material de qualidade, diversificado e barato para venda em bancas.



10) Por que a Abril não aproveita o acervo e dos colecionadores e faz com a Disney Company, uma "biblioteca virtual" como a que temos com a "Veja" e "Quatro Rodas" e disponibiliza as revistas escaneadas desde o primeiro "Pato Donald " até hoje - para pesquisa da nova geração e deleite "dos coroas"?

R: Nosso contrato com a Disney só permite a produção de gibis impressos, fora isso, é com a Disney.

 Paulo Maffia  - Editor Responsável pelos Quadrinhos Disney da Abril Jovem

12 comentários:

  1. Se pudesse pergunta a ele, eu queria saber o motivo que levou a Editora Abril a praticamente usar capas "made in Italy" e aquele visual estranho. Acho que todos os almanaques e edições da Disney Big são assim.

    Nem se compara as capas de qualidade de edições do passado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro leorj76...eu concordo totalmente com você e digo isso porque as capas antigas(Feitas por Jorge Kato, Carl Barks, etc) me chamavam atenção nas bancas e fizeram essa "paixão" que mantenho até hoje - com 53 de idade.
      O que posso fazer é lamentar que as novas gerações dificilmente poderão ter essa incrivel visão que tinhamos nos gibis do passado.
      Nas capas da edição de fevereiro, mandadas por Maffia para o nosso blog descobri todas são feitas na Itália ou Dinamarca e a capa do "Zé" é uma republicação "piorada" de 1991.
      Um abraço e obrigado, volte sempre.

      Excluir
  2. Excelentes expectativas para 2012! Você sabe em quais países estão produzindo Tio Patinhas e as revistas com materiais novos?

    ResponderExcluir
  3. Estou terminando um "Chutipesquisa" com essa informação por coincidência...mostrando as revistas Disney aonde são publicadas ainda e com as capas do momento.
    Aguarde o novo "Zorro" também...um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luiz, te peco permissão para colocar esta entrevista no Quadrinhos Antigos, onde ela teria mais visibilidade. Aproveito tbem para te agradecer pelos otimos scans que vc tem postado. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justin...será uma honra, pode ter certeza! Nossa união entre os blogs amigos precisa ser mais difundida! Os gibis devem sair dos colecionadores para o mundo! Pode usar sem dúvida! Um abraço!

      Excluir
  5. Como colecionador e grande fã dos personagens Disney, acho que vender esses enlatados italianos é uma péssima política editorial. Comprei a coleção Clássicos da literatura Disney e os editores simplesmente ampliaram a coleção de 20 para 40 volumes no meio da publicação. É uma falta de respeito para os colecionadores. Atualmente e a longo prazo não pretendo comprar nada da Disney publicado no Brasil.

    ResponderExcluir
  6. Acho que nunca li histórias holandesas do Zé Carioca... Abril nunca publicou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kanta Mizuno...poucas histórias holandesas foram publicadas no Brasil - pois o roteiro delas se passa no universo das favelas brasileiras e não na Vila Xurupita - por isso o Maffia prefere não utilizá-las.
      Na minha revista virtual "Digi Disney 07" eu traduzí uma delas: "Zé Carioca para Presidente?" - dê uma olhada e diga o que achou, ok?
      Ela está arquivada aqui no lado direito do blog Chutinosaco - seção "Para Ler Também".
      Um grande abraço e obrigado pela visita!

      Luiz Dias

      Excluir
  7. Acabei de baixar, só li a história apenas do Zé Carioca... eu gostei. Antes de ver sua resposta tava pesquisando sobre essas história... vi que a maioria são de poucas páginas, até assustei pq essa era longa. Essas histórias são bobinhas mas bem simpáticas... até entendo que algumas não pegaram a essência do personagem, mas nosso próprio Zé já muito estereotipado por nós, claro que seria tbm pelos gringos, Faz anos que não leio algo Disney, voltei algumas semanas... vendo um monte de edição nas bancas... com aquele BIG e Jumbo.... vendo em fóruns no meio dessas minhas pesquisas vi que pessoal tbm quer essas histórias sejam publicadas... acho frescura de não querer publicar. Parece síndrome de nacionalismo, mudar uma coisa ali ou acolá é de menos, pq sinceramente como vi um pessoal dizendo em fóruns até concordo as vezes a história do Zé como posso dizer não representa realmente os brasileiros em geral... pois não minha realidade e de outros ... mas é meu personagem favorito............... Se não quer postar na revista mensal.... Pq não faz um Disney temático Zé Carioca holandês? Seria perfeito... pq seria pra os colecionadores e pros que querem essas histórias... sem ter que precisar postar na revista mensal........ poderiam sugerir isso para Abril.. será ótimo. Vc tem alguma história do Zé carioca Italiano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kanta, o que disse foi perfeito! Um Disney Temático com o " Zé holandês" seria muito bem vindo! Afinal, as bases deste personagem são dos primeiros desenhos do Paul Murry dos anos 1950.
      Quanto ao "Zé italiano"...também estou pesquisando, pois tirando as publicações americanas e brasileiras nas revistas italianas com o papagaio...pouquíssimas vêzes êle foi desenhado por aqueles artistas!
      O Luciano Gatto (Nosso querido colaborador) por exemplo...fêz uma pequena homenagem ao Brasil, desenhando o Zé e o Panchito no volume 4 (A Orquídea Maravilhosa).

      Um grande abraço e obrigado!

      Luiz Dias

      Excluir
  8. Sim, seria perfeito esse Disney temático, Podia chamar "Zé Carioca pelo mundo" ou Zé viaja pelo Mundo" etc... mostrava a visões diferentes do Zé, isso enriquece muito a personalidade do Zé... quanto mais características e conteúdo para o personagem melhor.... Tem a moral de jogar essa ideia pra Abril.. Já que tem contato.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...