13.2.12

PEQUENA HISTÓRIA DE UMA GRANDE PAIXÃO


"Alguns meses atrás estava eu na web procurando downloads de gibis e encontrei o "Quadrinhos Antigos" de um tal de Justin. 
Depois descobri um "gajo" de Portugal que cuidava de: "Quadradinhos Patópolis" - a "banda desenhada" estava ali muito bem representada. Foi ai que eu pensei: se esses caras gostam tanto de quadrinhos como eu, por que não começar algo parecido e com o tempo - não só teria um acêrvo maravilhoso meu, como também poderia doar para os outros.
Só tinha um problema (Grave). NÃO TINHA UM APARELHO DE SCANNER.
Foi nesta mesma época que encontrei um grupo de pessoas dedicadas que brigavam (No bom sentido) por conservar e guardar "Nozes" - como chamavam os gibis de várias editoras e paises - desde os anos 50 até 70,  escaneados em pastas - "suculentas" à medida que se sabia seu conteúdo (Ou imaginava)... Eram os "Esquiloscans".
Bom, ai me associei à este grupo  - assim como: "quem é um garoto na Disneylandia"(Sou do tempo do Prof. Ludovico, Walt Disney e as Maravilhas da Natureza!)...fiquei aguardando ser efetivado.
Até que, depois de uns dias (Pareciam anos)finalmente fui aceito e fiquei MUITO feliz!!
Foi quando ao ler os "estatutos" eu percebi que não poderia colaborar nem com UM SCAN...POIS NÃO TINHA SCANNER.
Fiquei louco da vida - não com êles - mas comigo mesmo !!!
Que droga, todas aquelas "nozes" e eu não posso nem "fazer um bôlo"?? 
Minha vida no momento não permitia a simples compra de um scanner!
Em blogs latinos encontrei: "El Chico de Los Tejados" e "Libro de Don Miki"...na América do Norte achei blogs com histórias completas de Don Rosa e Carl Barks, Paul Murry - meu preferido, Tony Strobl além dos sites: My Comic PostWarez, etc.
Na Europa, conheci sites como o "Boerse", "Progetto Topolino" e o site do mestre Luciano Gatto - um dos maiores artistas Disney vivo...que incrivelmente, vim a conhecer e entrevistá-lo no "Chutinosaco."
Meu blog começou em 2007 para criticar (De forma bem humorada)a política e o governo, e em junho de 2011 passei a usá-lo apenas para me divertir - ou seja contra tudo e todos - mostrar minha PAIXÃO por gibis Disney.
Eu colocava para downloads incialmente os scans dos outros paises,
quando acabei trocando uma impressora velha que tinha por um scan ainda mais "senil", mas com possibilidades (Rsrsrsrs).
Meu primeiro trabalho foi escanear meu "Disney Especial 20 - Natal" de 1975 e quem me ajudou na capa foi o "Quadrinhos Antigos".
Fiz "amizade de além-mar" e consegui que Miguel Altman me restaurasse 2 "Pato Donald: 482 e o 540". 
No "Tralhas Várias" do Gizmo, obtive ajuda num "Disney Especial - Natal" mais recente - dos anos 90.
Depois vieram novos amigos como: Vargas do Gremio, Ricardo Drehmer, o desenhista Antonio Ayres, e tantos outros mais - enfim verdadeiros "irmãos" que acreditaram na mensagem da PARTILHA e até hoje ainda colaboram para colocar scans sempre, para todos nós!!!
Quando de repente, num dia de chuva...encontro um "Tio Patinhas" jogado no chão...e percebi que era muito maior o meu envolvimento com tudo isso aqui!
Outro grande encontro aconteceu no blog do Miguel...lá estavam pessoas comentando com desconfiança um simples recado deixado ali.
Era alguém do "Esquiloscans" e lógicamente, com os ânimos acirrados - todos foram para a arena "lutar"! (Até eu)
Posteriormente, um outro rapaz (Paulo Marques)  - com a "cabeça mais tranquila" e paciência de administrador de um grupo tão singular - chegou e esclareceu...para todos nós, velhos blogueiros e os jovens dos "Gibis Clássicos", "A Gibiteca" e tantos outros - que aquilo era: "O Cachimbo da Paz", numa menção digna de um gibi de faroeste do "Tex" ou do "Havita"(Rsrsrs).
Em 13 de Fevereiro de 2012 haveria então uma abertura IMENSA...não só para mim - mas para os visitantes dos blogs - que à partir desta data - por um bom tempo (Esperamos que seja muito) num consenso unânime entre os representantes de cada lado...vão usufruir de uma PARCERIA sem custo nenhum - com total LIBERDADE DE EXPRESSÃO entre "ESQUILOSCANS" e "OS BLOGUEIROS AMIGOS BR/PT".

Teremos certamente TUDO que se fêz em gibis do Brasil e Portugal não só aqui - mas em todos os blogs acima citados e os que quiserem participar."

* Mande um e-mail para seu blog favorito e saiba como.

"MANDE SCANS QUE A GENTE TRATA"

Um abraço e vamos trabalhar!

Luiz Dias

8 comentários:

  1. Sua história é a de muitos esquilos, Luiz e a minha também. Durante anos nos focámos no objetivo primordial do grupo. Agora que está práticamente alcançado, sentimos que está na hora de partilhar e divulgar por aí as jóias Disney de outros tempos. Contra ventos e marés, vamos navegar este mar virtual juntos, no que será uma parceria de sucesso - pra vocês leirores.

    Obrigado aos Blogueiros pela oportunidade.

    Paulo

    Esquiloscans

    ResponderExcluir
  2. Só podemos te agradecer, Paulo. E ao seu grupo Esquiloscans pela oprtunidade - pelo trabalho que fizeram desde 2004. Certamente o fizeram todo esse tempo e o farão - POR AMOR TAMBÉM - pois é nisso que eu acredito - é o que move e o que atrai tantos seguidores de quadrinhos, comics ou fumetto e de banda desenhada através dos anos.

    Um abraço.

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
  3. quero deixar os meus parabens tanto ao Luiz como ao Paulo por estar abrindo essa porta de novidades para toda essa imensa legiao de fas dos quadrinhos disney..tive a oportunidade de ver uma pequena fraçao do que vem por ai e fiquei extasiado mediante tamanha riqueza.Parabens e obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Com que então um "gajo" hein?
    Amigo Luiz como disse o marquesp temos um mar para navegar e unidos traremos muita alegria a muita gente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Todos nós só temos a ganhar com o compartilhamento dessas jóias !

    Meu sincero agradecimento a todos empenhados nessa busca pela digitalização, restauração e conservação desse acerto fantástico, que tanto nos encantou em nossa infância e até hoje nos traz muitas alegrias !

    ResponderExcluir
  6. Fantastico Luiz,

    Muito me alegra ver as coisas se encaminhando desta forma... Espero sinceramente que a parceria dure muito tempo, o necessário para que estas raridades sejam disponibilizadas para todos que queiram ler...

    Abraços e no que depender de mim, é só avisar...

    D´Alencar
    A Gibiteca

    ResponderExcluir
  7. Hola Luiz, ahora leo este artículo tuyo... Quiero darte las gracias por las alegrias que recibo desde tu blog, soy "gaúcho", nacido en Crissiumal, RGS, y vivo en Asunción, Paraguay, vine acá a los 5 anos de edad.

    Gracias amigo por la pasión que demuestras por las historietas, y por compartilarlas con nosotros!

    ResponderExcluir
  8. Meu infinito agradecimento pela sua vocação de colecionar e compartilhar HQs!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...