5.8.12

"CHUTINTREVISTA" COM SABINO DO BLOG FANTASMA BRASIL

Hoje tenho a honra de receber, nesta Chutintrevista - a opinião de um amigo e blogueiro - Roberto Sabino, do blog "Fantasma Brasil" - especializado na obra do grande artista americano Lee Falk. 
  
1)    1) O que você espera do filme "Mandrake" que deve chegar às telas em breve?

R: Como fã do Mandrake, espero que os produtores façam um filme que seja fiel à obra de Lee Falk - os recursos tecnológicos de hoje facilitam para que isto aconteça.

2) Agora, quando foi a primeira vez que você leu "O Fantasma"?

R: A primeira vez que li uma aventura do "Fantasma" foi em 1968 - foi uma edição a côres da RGE, de número 99: “O Povo Pequenino”.

3)Qual seria, na sua opinião: "a melhor(Ou melhores)das histórias do personagem"?

R: Esta pergunta é muito difícil de responder, por que existem muitas histórias boas - eu destaco: “A Criação da Patrulha da Selva” - “A Marca do Bem” – “O Casamento do Fantasma” - “Os Piratas” - “Singh, A Rainha Pirata”, entre tantas outras... a lista seria enorme.
 4)  No inicio, Phil Davis desenhava e Lee Falk roteirizava (Até em seu leito de hospital). Depois de sua morte em 1999, como ficaram as histórias do "Sr. Walker"?

R: O roteirista que poderíamos considerar como o herdeiro de Falk, que escreve atualmente as tiras é o Tony DePaul - ele é um bom conhecedor da obra de Falk e realiza um bom trabalho.

5) Dos desenhistas que fizeram até hoje o Fantasma, você tem um preferido? 

R: Apesar de gostar muito do Ray Moore, de Wilson McCoy e do Sy Barry - o meu desenhista preferido é o Bill Lignante.
6) Como Lee Falk escolheu a côr roxa para o uniforme (Que se conheceu no longa metragem de 1996 com Billy Zane - pois nas revistas brasileiras era vermelha) se nos quadrinhos dos jornais sempre foi cinza?


R: Bem, é uma história um pouco longa:
1° - Lee Falk idealizou o Fantasma na cor Cinza. Mas por falta de referência ou informação - um dos coloristas das páginas dominicais em côres acabou deixando o uniforme do Fantasma na cor “rôxa”.

 2° Aqui no Brasil a cor vermelha aconteceu, porque os equipamentos gráficos da época não conseguiam o tom rôxo e era mais fácil imprimir em vermelho. Agora nas tiras de jornais, o uniforme era cinza devido ao processo de impressão do jornal que é em preto e branco.

7) Nas Editoras que já publicaram "O Fantasma": qual sua opinião sobre  a "DC" de 1988-1990 com  suas mini-séries e a "Marvel" com "Fantasma 2040"?

R: Pessoalmente, eu gostei das revistas publicadas pela DC Comics neste período - pois o roteirista da mini série, Peter David e da série regular Mark Verheiden fizeram histórias ligadas aos problemas mais atuais da África e respeitaram as caracteristicas da obra de Lee Falk. Agora o “Fantasma 2040”  da Marvel foi uma proposta diferente, um novo personagem,  mas achei uma proposta muito interessante. 

8) Como nasceu seu blog: "FANTASMA BRASIL"?

R: O blog “Fantasma Brasil” nasceu de uma necessidade de se encontrar histórias do Fantasma em português na Internet, que eram muito poucas.

9) Como colecionador, quantos gibis você tem e o que acha  da fase atual do Fantasma na Editora Dynamite e do artista brasileiro Eduardo Ferigato?
 
R: Infelizmente quando me casei, minha mãe acabou se desfazendo da minha coleção de mais de 1600 gibis - atualmente até pela questão financeira, sou mais seletivo e não compro tudo que eu gostaria - e não tenho mais que uns 400 gibis.
Quanto ao Fantasma da editora Dynamite, eles publicaram um Fantasma de acordo com as condições do mercado e dos leitores de hoje. E se não fôr assim, nenhuma editora e nenhum personagem pode sobreviver - e por isso ficou muito diferente do Fantasma de Lee Falk.
Agora o Eduardo Ferigato, é um jovem desenhista muito promissor e com certeza deve fazer uma boa carreira - a única coisa a lamentar, é que essa carreira seja lá no exterior pela falta de oportunidade no mercado de quadrinhos nacionais.

10) Você poderia nos deixar uma mensagem para os fãs do seu blog e os amigos do "Chutinosaco" sobre o futuro do "Fantasma"? 
 
R: Bem, eu gostaria de deixar um agradecimento a todos os amigos que acompanham o blog “Fantasma Brasil” e os amigos que acompanham o blog “Chutinosaco” - pois foi através do apoio de todos que consegui levar a frente está idéia de colocar scans em português do Fantasma na grande rede e espero contar com a ajuda de todos para levar o blog a frente por muito tempo - pois o meu objetivo é estar divulgando a obra de Lee Falk e o Fantasma - que trás para o mundo uma mensagem tão bonita de justiça, igualdade entre os homens, neste mundo tão necessitado de paz e harmonia. 

Mais uma vez, muito obrigado pela atenção...vamos ver se fazemos um "Gibi Virtual" conjunto do "Fantasma Brasil e do "Chutinosaco" com as primeiras e melhores histórias deste grande personagem, ok?

R: Muito obrigado Luiz, por esta oportunidade - e vamos sim - fazer esta edição do “Gibi Virtual” em conjunto, que será algo muito legal!

Um abraço

Roberto Sabino   BLOG FANTASMA BRASIL


10 comentários:

  1. Excelente entrevista! Li pouco Fantasma mas uma de minhas preferidoas sempre será "O Casamento do Fantasma". Parabéns ao Roberto Sabino pelos conhecimentos sobre o personagem e pelo blog, obrigado Luiz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão Jorge...o Sabino nos passa toda emoção de quem adora realmente o Fantasma e o que ele representa!
      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Parabéns pela bela entrevista com nosso amigo Sabino Luiz...graças a ele podemos ler diariamente noticias do Espirito que Anda e reler as hist´rias fantásticas publicadas em nossa infância.obrigado Sabino, por todo o empenho e zelo com que administra seu blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve amigo Chesco!
      O empenho do Sabino só nos fortalece neste difícil trabalho de preservação da memória dos quadrinhos!
      Abraço...parabéns pelo seu carinho e dedicação também!

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Parabens como sempre, Luis...

    A voce e ao Sabino que tanto conhece do Fantasma... Encontrei diversas revistas clássicas lá e fico feliz de ter pessoas como ele que se empenham tanto...

    Grande abraço a ambos e continuem assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Daniel...o Sabino é um exemplo que realmente nos motiva!
      E todos os nossos blogs unidos é que trazem esta alegria imensa para quem encontra neles um gibi que sempre quiseram rever!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  4. Olá amigo Luiz,
    Mais uma vez obrigado pela oportunidade, e saiba que são demonstrações de amizade como a sua que nos impulsiona a continuar a luta para a preservação dos quadrinhos, como o exemplo do seu esforço e de tantos amigos blogueiros que realizam este trabalho bonito de compartilhar de forma desinteressada.
    Abração
    Sabino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Sabino, eu é que agradeço a sua presença nesta série de "Chutientrevistas" e certamente, teremos outros amigos por aqui...e se puder, conversarei com vários desenhistas que nos fizeram gostar do que fazemos!
      Um abraço e obrigado de novo!

      Luiz Dias

      Excluir
  5. Olá amigo Luiz Dias.
    Sou um fidelíssimo seguidor do blogue do nosso amigo Roberto Sabino. Como tal, fiquei emocionado ao ler esta entrevista, da qual eu desconhecia a existencia. Subscrevo tudo o que aqui foi dito, tanto por si como pelo pessoal que fez os comentários. Na língua portuguesa, creio que muito poucos ou mesmo ninguém saberá tanto e merecerá mais relevo e reconhecimento no que toca ao Espírito-que-caminha em particular e à obra de Lee Falk no geral, do que o nosso amigo Sabino.
    No geral, creio que poucos demonstrarão o entusiasmo e empenhamento, bem como a generosidade e espírito de partilha que o amigo Sabino nos dedica, a nós, seus fiéis e entusiastas fãs e seguidores.

    Um abraço e parabéns pela entrevista

    Luis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luis, o Sabino é mesmo tudo o que disse...e nos emociona realmente com sua garra e dedicação ao transmitir seus conhecimentos de forma apaixonada da obra de Lee Falk.
      Certamente, este artista único foi o mestre de todos os outros que seguiram também esta linha especial de contar a realidade da vida em forma de aventura em quadrinhos, tiras ou gibis.
      Saiba que me fêz muito feliz a possibilidade de dar minha pequena contribuição na realização deste sensacional exemplar!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...