7.8.15

DONALD SOFRITTI E "A DECADÊNCIA" DOS SUPER HERÓIS?

Nesta "Chutientrevista", entrevistei o simpático Donald Sofritti - que é um jovem e competente desenhista Disney de muitos trabalhos importantes - que também é blogueiro - e um cartunista sensacional!



1) Donald Sofritti, obrigado por responder estas perguntas feitas por seus fãs brasileiros. Quando, e como começou a desenhar histórias em quadrinhos de Walt Disney e quais são os artistas italianos e americanos que o inspiraram? 


R: Eu que agradeço por entrar em contato comigo para esta maravilhosa entrevista!
Comecei em 1997 como arte-finalista das histórias de Stefano Turconi (Le Giovani Marmoti e La Pentola dell'Arcobaleno, roteiro de Rodolfo Cimino - Inédita por aqui), que se formou no curso Disney um ano antes de mim e de Alessandro Barbucci (W.I.T.C.H) que foi - juntamente com Roberto Santillo - o meu professor no curso na mesma "Academia Disney" que eu fiz em 1998, em Milão para então depois começar a desenhar as histórias da Disney em 1999 (Mickey e a Invenção Bem Bolada - MK 624).
Artistas italianos que sempre me atrairam antes mesmo de entrar para a Disney e que me inspiraram muito: Giorgio Cavazzano, os De Vita (Tanto Massimo, como seu pai, Pier Lorenzo), Romano Scarpa, Giovan Battista Carpi, Corrado Mastantuono, Paolo Mottura, Stefano Intini, Fábio Celoni, Sérgio Asteriti.
Depois que descobri os mesmos talentos absolutos em Turconi e Barbucci, do genial Enrico Faccini e o inigualável Francesco Guerrini.
Na América, do grande Carl Barks e do adorado e insuperável Floyd Gottfredson! Depois, Al Taliaferro e Riley Thomson.
Mas existem outros - não só os americanos, que eu gosto muito.
Falo de Al Hubbard, ou o grande Daniel Branca, e como esquecer de Vicar, César Ferioli Pelaez.
Assim...lembrar apenas um nome é quase impossível!

2) No Brasil, um personagem adorado é o Pato Donald. O gibi dêle é publicado aqui desde 1950.
Apesar de ser desenhado por vários artistas - aqui no meu país, o "Donald Menino" é sempre ligado à você, com sua característica incrível, que exalta as qualidades dêle e seu relacionamento com seus amigos de infância, sempre surpreendendo.
Queremos saber duas coisas: quando realizou sua primeira aventura com êle e...se poderemos receber um maravilhoso presente, como um desenho autografado seu para o nosso blog?

R: Donald Menino é um personagem que eu amo muitíssimo e a quem devo muito. Eu tive a sorte e o prazer de arte-finalizar  muitas histórias dele, ainda desenhadas pelo seu genial criador, o grande Alessandro Barbucci.
Quando a redação decidiu atribuir as histórias à outros artistas, assim como ao Turconi, eu fui um dos primeiros a quem designaram essa "pesada" missão.
Eu sempre tive o Donald Menino dentro de mim, e com facilidade posso fazê-lo falar e se mover, assim como os seus amigos.
Resumindo,  um mundo onde me sintia muito confortável.
Mas não me ocupei dêle por muito tempo, pois decidiram que não poderia fazer só um personagem, e começaram a me dar outras histórias.
Devo dizer que há muito tempo não desenho uma história completa dele, e isso me chateia muito.
Quem sabe, mais cedo ou mais tarde, eu consiga ter o prazer de reviver êste projeto.


3) Nessa história de 2006, inédita no Brasil: "Paperino Paperotto e Il Pirata Smemorato", 60 páginas. Como é trabalhar com o roteiro de Bruno Enna, e desenhar com Nicola Tosolini...vocês decidiram juntos como seria contada a aventura, com viagens no tempo?
E, seu nome é Donald...você também é fã deste personagem surpreendente?

R: Uma história maravilhosa! Bruno Enna é um roteirista que adoro muito, além de ser um grande amigo e uma ótima pessoa. A aventura foi magistralmente escrita por êle e nenhum de nós interferiu no seu roteiro original, por perceber que não havia nenhuma necessidade. 
Quem fêz a primeira parte foi o Nicola Tosolini, por isso a criação da imagem de cada personagem foi dêle.
Eu me ocupei da segunda parte, com todas as referências já definidas.
Me deparei fazendo uma parte com muita ação, onde aconteciam muitas coisas e me diverti muito!
Eu e Nicola temos estilos diferentes, e num nível gráfico se percebe isso. Talvez fôsse mais coerente se um de nós tivesse desenhado tudo, mas por causa dos prazos, não foi possível.
Sim, meu nome - Donald - é realmente uma "obra do destino".
O Pato Donald eu sempre adorei. Desde criança eu passava a copiar seus traços, mais do que qualquer outro personagem Disney.
Quando cresci, sabia que meu lugar era na Disney e fiz de tudo para ser capaz de chegar lá.
Em 1994, quando mandei meus primeiros desenhos, ficou muito ruim, ainda não estava pronto. Mas, eu  sempre fui teimoso e orgulhoso.
Voltei ao trabalho e depois de três anos, eu consegui.
"O destino é o destino" - mas seguramente, se deve lutar também.

4) Vamos falar do seu blog...como e quando começou seu espetacular: "Donald Sofritti Blog"...imaginou o sucesso clamoroso de "Superheroes Decadence" - que acabou gerando um livro e apresenta os mais famosos heróis demostrando a velhice como uma coisa natural?
No seu blog, muitos artistas fizeram uma criação coletiva - como pôde reunir um time assim tão especial?
R: O meu blog nasceu bem na hora que esse fenômeno explodia. Até então, a única maneira de estar na web era tendo seu próprio site - uma coisa que pouco a pouco, eu estava trabalhando. Mas, você sabe...construir um site "do zero", apesar de vários programas que ajudam muito, não é fácil e sobretudo demora muito tempo. Exatamente por este motivo, eu não estava me dedicando tanto. Foi quando me falaram destes blogs. Simples, intuitivo e prático. Abri um e imediatamente comecei a postar meu trabalho -  desenhos muitos deles, quase desconhecidos - abandonando a idéia de um site.
Num certo ponto, a partir da minha compulsividade de postar quase todos os dias, eu percebi que não tinha nada o que colocar.
Foi aí que nasceu o: "Superheroes Decadence".
Quando soube que através de links o blog poderia ser acessado também na América, tive a idéia de envelhecer os super heróis.
Não era uma idéia original, alguém até por diversão já havia feito - "Os Incríveis" o filme da Disney que acabava de ser lançado, bem ou mal - já falou do mesmo assunto.
Então, "encurtando a história", eu comecei a postar um novo herói idoso, a cada dia - que logo se tornou um evento real no meu blog com enorme acesso do mundo tôdo.
Esse fenômeno "quebrou  minhas pernas" - me pegando desprevenido. No blog, postei uns trinta desenhos, mas dez ficaram inéditos -  ou  melhor,  que só estão no meu livro.
Durante à noite, o mundo estava falando de mim - e os melhores elogios vieram justamente do BRASIL, um país que eu nunca poderei agradecer o suficiente.


5) Donald Soffriti, o que você conhece do Brasil? Gostaria de nos visitar...e já pensou em fazer uma história com os personagens Disney vindo conhecer meu país e encontrarem por exemplo...o Zé Carioca?

R: Nunca estive no Brasil, mas eu gostaria muito! Quem sabe, um dia eu vá!  A idéia de desenhar o Zé Carioca é belíssima, um personagem que sempre adorei desde os tempos de: "Você Já Foi à Bahia?"
E certamente seria maravilhoso vermos o Donald Menino com seus amigos, numa aventura musical, formando uma banda em Quack Town, e vindo ao Rio de Janeiro encontrar o Zé Carioca ainda criança numa Escola de Música e Dança, para combinarem juntos algumas brincadeiras divertidas!
Eu vou pensar seriamente nessa idéia de escrever sobre esta sua sugestão!


6) Quero aproveitar...cumprimentá-lo pelo seu trabalho incrível nas histórias em quadrinhos Disney. Agradecendo pela entrevista, eu poderia pedir que deixasse uma mensagem para seus milhares de fãs brasileiros?

R: Como eu disse antes, eu devo muitíssimo aos brasileiros. Eu sempre recebí de vocês tamanho afeto e calor, que é extremamente indelével no meu coração.
Não sei se algum dia poderei retribuir adequadamente e agradecer tôda esta atenção, nêste sentimento sincero que sempre me emociona.
Não sou muito bom com as palavras, mas devo dizer e sempre recordar que vocês são pessoas especiais, as quais eu amo muito, e o apoio dos fãs é o mais belo presente que um desenhista de quadrinhos pode ter.
Quero abraçar a todos, um por um! E um VIVA para vocês!
Muito obrigado pela bela entrevista. Aqui está o seu desenho!
Um abraço a você, e à tôdos os brasileiros!
DONALD SOFFRITI

3 comentários:

  1. Luiz Dias tá impossível!!! Belíssima entrevista com esse artista sensacional! Grato por espalhar a cultura dos quadrinhos em suas diferentes formas. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Luiz Dias tá impossível!!! Belíssima entrevista com esse artista sensacional! Grato por espalhar a cultura dos quadrinhos em suas diferentes formas. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom poder conhecer um pouco dos artistas por trás de sagas e personagems maravilhosos das hqs disney publicadas aqui no brasil!
    Muito.simpático o desenho do donald menino!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...