21.8.15

FIM DE SEMANA COM LIBERO ERMETTI

O artista Libero Ermetti é um dêsses exemplos práticos de que concretizar um sonho é sempre possivel - como Walt Disney dizia - se você realmente acreditar nêle. Nesta série de "Chutientrevistas" com os autores de quadrinhos de ontem e hoje, eu trago êste recém contratado da Disney Itália que nos conta um pouco de sua trajetória.


- Olá Luiz, obrigado pela entrevista, aqui estão as minhas respostas!



1) Como, e quando você começou a trabalhar com histórias em quadrinhos...diga os personagens de outros autores de que você mais gosta? Certamente, você é o mais jovem artista colaborador da Disney. Quais são os desenhistas em que você se inspirou? 

R: Olá, a todos os amigos e fãs brasileiros! 
Comecei a trabalhar com as histórias da Disney em dezembro de 2013. A paixão por esses personagens maravilhosos remonta à minha infância, quando eu gostava de copiar os desenhos que eram publicados semanalmente no gibí do "Topolino", e isso me permitiu começar a reconhecer os diferentes estilos dos vários artistas.
Fui crescendo, essa paixão foi aumentando, assim como o meu conhecimento técnico necessário para construir melhor os personagens Disney, de forma anatômicamente correta.





Finalmente, em 2013, decidi me dedicar seriamente à Disney, também com o apoio da fantástica Silvia Ziche, que agiu como um elo de ligação em tôda essa preparação, e assim, depois de mais alguns testes, recebi a grande notícia que eu poderia fazer minha primeira história! 




Estou muito perto do estilo de Giorgio Cavazzano - como a maioria dos meus colegas - mas também para o de Andrea Freccero, um artista fantástico que combina muito bem, na minha opinião, uma espécie de traço moderno e dinâmico, com um sabor muito clássico.
Carl Barks, que certamente deve ser o ponto de partida, Don Rosa, e retornando aos italianos: Corrado Mastantuono (Que é um verdadeiro artista também Non-Disney), Stefano Intini, Francesco Guerrini e muitos mais, com quem sempre tento aprender alguma coisa!
Falando de cartunistas que não trabalham para a Disney e eu sou apaixonado, eu cito definitivamente: Will Eisner, Andrea Pazienza, Hugo Pratt, Jordi Bernet, Magnus, Moebius (Jean Giraud), André Franquin, enfim - são dezenas, e não teria como citar apenas um deles - por uma razão em particular.




2) Você é um cartunista com desenhos de linhas e expressões surpreendentes sôbre os personagens que faz. Conte-nos sôbre o seu blog e seus projetos Non Disney que você está trabalhando agora?



















R: Meu blog, infelizmente encontra-se quase completamente abandonado, na verdade não atualizo há muito tempo e ainda contém minhas obras mais antigas, feitas anos atrás.
Recentemente, eu ainda fiz alguns trabalhos de ilustrações para a indústria editorial, para livros escolares e a publicidade.
Neste momento da minha vida eu me concentro quase que exclusivamente no mundo da Disney, e por isso eu tenho pouco tempo para outros trabalhos.
Isso também devido a uma cirurgia no joelho, sofrida há alguns mêses atrás, o que torna momentâneamente difícil fixar-me em outro trabalho por muito tempo!





  3) Libero Ermetti, gostaria de saber se você já esteve no Brasil, ou sua vontade de conhecer o nosso país...e, apenas como eu sugerí ao Donald Soffriti em uma recente entrevista - se você pudesse fazer qualquer dia, uma história de pelo menos uma página...com um personagem "brasileiro", o Zé Carioca?



R: Infelizmente, eu nunca estive em seu belo país (Claro, se você quiser me hospedar por alguns mêses, vamos pensar sériamente nisso - Rsrsrs)
Eu nunca fui um "andarilho" de  verdade - e meus 34 anos  já começam a pesar - senão eu até poderia ter viajado muito mais! 
O Zé Carioca é muito legal, e até por isso eu quis desenhá-lo junto com o Peninha.
Eu devo dizer que gostei muito do resultado, com os dois explodindo de alegria por tôdas as penas!
Eu acho que o Zé iria se dar bem com o Peninha, pois numa história com êstes dois, certamente ninguém ficaria entediado! 
Seria ótimo recuperarmos êste personagem - mas, mesmo na Itália isso seria difícil - pelo fato do Zé viver na América do Sul, e portanto, a 
interação entre êle e os outros personagens, seria mais complicada. 
Mas, eu nunca digo jamais...últimamente na Itália foram recuperados 
muitos personagens que estavam até um pouco esquecidos!  




4) Agradecendo a sua participação em mais esta entrevista que eu estou fazendo com vários criadores da Disney de todos os tempos, eu gostaria de pedir para deixar uma mensagem final para os nossos amigos e visitantes do blog, que estão agora te conhecendo um pouco melhor! 



R: Sinto-me feliz e honrado por ter respondido a suas perguntas, meu caro Luiz, e envio uma saudação aos grandes fãs destes personagens maravilhosos e imortais, para que continuem a segui-los e apoiá-los. Pessoalmente, eu sempre farei o melhor possivel, para lhes oferecer os mais belos desenhos! 
Muito obrigado, e um abraço a tôdos!

  
LIBERO ERMETTI

3 comentários:

  1. OLÁ LUIZ,
    COMO SEMPRE ESTAS ENTREVISTAS SÃO DEMAIS. ESSE CARA DESENHA DEMAIS. NÃO SEI SE VOCÊ PENSA ASSIM, MAS NÃO GOSTO DAS CORES DOS DESENHOS DE HOJE.
    (NÉIA E JOÃO)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, amigos Néia & João!
      As Chutientrevistas deverão ser semanais, e sempre com algum artista que esteja trabalhando, ou já tenha se dedicado à obra de Walt Disney.
      Agora, em relação às côres atuais, eu concordo com vocês em têrmos - por exemplo - nas histórias que abusam do degradê nos seus quadros. Especialmente as mais antigas, poderiam ser colorizadas de forma mais limpa, sem tantos "defeitos especiais" (Rsrsrs).
      A maioria das novas histórias, produzidas recentemente, já vem com esta "colorização exagerada", o que na minha opinião também não ajuda em nada, se o texto (Ou o desenhista) não produzirem adequadamente!

      Um grande abraço boa semana!
      Luiz Dias

      Excluir
  2. Adorei o traço deste novo e talentoso artista Disney! Tomara que em breve possamos ter histórias inéditas dele por aqui no brasil!
    Mas me preocupou um pouco o fato dele dizer que seu traço lembra o do mestre Cavazzano, assim como de muitos de seus colegas...pois uma diversão a parte que eu descobri lendo a Disney é ficar comparando os diferentes estilos de diferentes artistas de épocas diferentes...por exemplo, eu odiava o estilo do Canini e do Don Rosa quando criança, hoje eu os adoro, pois além de serem traços únicos, também foram marcantes na trajetória de certos personagems (Zé e Tio Patinhas).
    Embora se tivesse que escolher um estilo "definitivo" para ser usado nas hqs Disney eu também ficaria com o Cavazzano haha

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...