1.8.15

FRANCESCO ARTIBANI NA CHUTIENTREVISTA ESPECIAL

Conversando comigo nesta "Chutientrevista" - o jovem autor de aventuras inventivas, com temáticas sempre mesclando o épico e o moderno com doses de drama e comédia - Francesco Artibani - o autor de "A Última Aventura"(Tio Patinhas 582/583) e da adaptação de: "Moby Dick"(Tio Patinhas 580) para os quadrinhos. Certamente, hoje já é um dos principais roteiristas de histórias dos personagens Disney. Francesco, muito obrigado pela sua participação!



R: Bom dia, Luiz! Respondo suas perguntas, e qualquer coisa além que quiser saber, é só dizer!



1) Quando, e como você começou a trabalhar, fazendo roteiros para histórias de Walt Disney? E quando você escreve, você sabe quem será o artista que vai transformar suas idéias em desenhos?


R: Eu comecei a trabalhar com a Disney no início dos anos noventa, entre 1991 e 1992. Eu enviei meu primeiro script à Massimo Marconi que, além de ser um grande escritor - na época também era responsável pela redação. Quando eu escrevo uma história, eu não sei quem será o desenhista - por isso, para mim o resultado sempre é uma grande surprêsa. Escrever roteiros sem conhecer o artista é um bom exercício porque me obriga a ser claro e preciso nas descrições de cada página.



2) Seus roteiros são particularmente meticulosos, e nos fazem viajar nas aventuras. Na minha opinião, é clássico e moderno ao mesmo tempo. Como você faz sua pesquisa de trabalho, quando você tem uma idéia?


R: Muito obrigado por essa sua observação. Nas histórias que eu escrevo eu tento fazer exatamente isso, uma mistura na aventura de personagens clássicos com elementos modernos, ou incomuns que possam trazer algumas surprêsas e até algumas reviravoltas. As tramas que imagino sempre começam de uma idéia ou uma intuição minha onde, depois de me cercar de informações históricas sôbre aquêle período, eu finalmente aprofundo meu argumento. A parte do meu trabalho que eu mais gosto é buscar tôda essa documentação para a construção do meu enrêdo, porque para mim é sempre uma oportunidade para novas descobertas.



3) Vou falar sôbre um alter ego do Pato Donald que eu realmente gosto muito. Suas aventuras roteirizadas com o Superpato tem 70 páginas, como: "Terremoto", "Invasão!" entre outras. Eu me pergunto como foi que você teve a idéia incrível de mudar "o mundo" do personagem, que foi criado por Elisa Perina e Guido Martina, em 1969?



R: A nova versão do "Superpato - Paperinik" (Conhecido em italiano pela abreviatura "PK") nasceu porque o personagem tradicional criado no final dos anos de 1960 começou a se tornar metódico e menos divertido do que era no início de sua carreira. Em meados dos anos de 1990, os quadrinhos americanos de super-heróis havia atingido seu pico e por isso a Editora montou um grupo de jovens autores (Na época, éramos jovens!) para tentar repensar o "Superpato" com um nôvo visual mais próximo ao dos "Comics" americanos. Assim nasceu um formato de história em quadrinhos mensal com aventuras numa versão mais adulta: "PK" - design, gráficos e côres mais agressivas. Na Itália, se tornou um grande sucesso, que até hoje tem grande número de seguidores e contribuiu para formar uma geração de autores e leitores.



4) Uma de suas primeiras histórias com o Pateta foi: "Pippo e I Cavalieri Alati" (1998- inédita no Brasil) - que por exemplo, é uma história épica. Os editôres também escolhem os temas a serem usados em seu trabalho criativo?


R: Sim, os temas são sempre sugeridos pelos editores (Quando é necessário a redação encomendar a preparação de roteiros específicos). No caso dessa história de três partes que você comentou - do "Pateta, O Cavaleiro Alado" a idéia foi minha. Nós continuamos a fazer êsse tipo de experiência até hoje, pois é muito divertida. Colocar os personagens da Disney em mundos alternativos, oferecendo diferentes versões desses mesmos personagens, mas sempre fiel aos originais.



5) Conte-nos sobre a sua experiência de escrever com Tito Faraci: "Mickey e o Resgate do Vapor Willie" - onde o personagem volta ao passado?


R: Essa história foi criada em 1997 para o aniversário de 70 anos do Mickey. Eu e o Tito Faraci discutimos as sugestões e idéias - como seria natural quando trabalhamos a quatro mãos, em um projeto que era especial em tôdos os sentidos - tendo a imagem do Mickey de hoje e devolvê-lo às suas raízes (As do curta-metragem "Steamboat Willie").
Ficamos trancados em casa e trabalhamos dia e noite, dividindo o mesmo teclado. Foi um momento muito especial e que provávelmente, não se repetirá! (Apesar que eu trabalhei depois com Tito, utilizando novamente o mesmo procedimento que citei, para outras duas histórias da Disney e uma longa aventura do "Lôbo Alberto"(Personagem Non-Disney) desenhada por Giorgio Cavazzano).



6) As suas idéias de capas para a revista "Topolino" são alegres, sempre com um tema divertido. Como é trabalhar com Corrado Mastantuono?


R: Com o Corrado eu fiz milhares de capas até o início do século XXI. Êle é super talentoso no traço - e sei que pode desenhar qualquer coisa, seja o Mickey ou o Tex - sempre a níveis altíssimos de excelência. Eu fiz esbôços de layout para várias capas do "Topolino" e quando enviei à redação, aquelas que eram aprovadas pelos editôres acabavam na mesa do Corrado - que as transformava em verdadeiras obras-primas! Fazer as capas é muito cansativo, porque você tem de ter uma idéia que seja simples e eficaz, ao mesmo tempo - tôdas as semanas. Mas, sempre que eu puder trabalhar com Corrado será uma festa!



7) Você criou a história: "A Última Aventura do Tio Patinhas" onde o personagem tem de enfrentar TÔDOS os seus inimigos ao mesmo tempo. Depois você o transporta para o clássico : "Moby Dick" - que, na minha opinião, a sua adaptação é uma obra-prima do clássico de Herman Melville. Como é que foram as inspirações para essas maravilhosas aventuras?
R: Não tenho como explicar! As idéias vão chegando...e nem tôdas que aparecem, eu consigo aproveitar. Só espero captar muitas outras mais, e por muito mais tempo!   



8) Superpato em: "Poder e Potência" (Mega Disney 07) podemos esperar mais histórias com este personagem incrível nas próximas edições da revista "Topolino"?


R: Aquela foi uma história feita no verão de 2014, que trazia o Superpato (Na sua versão moderna) nas bancas de jornais e nas páginas do "Topolino". Depois desta, tivemos: "Gli Argini del Tempo" (Inédita no Brasil - feita por Alessandro Sisti e Claudio Sciarroni) e nêste mês de julho estou trabalhando num terceiro episódio: "Il Raggio Nero" agora desenhado por Lorenzo Pastrovicchio que deverá ser lançada em novembro de 2015, semanalmente. Serão tantas articulações nas tramas emocionantes do Superpato para atender à satisfação dos leitores, que assim esperamos de poder recontar tôdas as novas aventuras com o mesmo entusiasmo de 20 anos atrás!


9) Francesco, mais uma vez obrigado pela sua participação no blog "Chutinosaco". Gostaria de deixar uma mensagem para seus fãs brasileiros, que admiram seu trabalho como escritor de histórias em quadrinhos Disney?


R: Simplesmente, eu queria muito agradecer à tôdo mundo! É belíssimo ver as próprias histórias traduzidas em outras línguas e serem lidas em outras partes do mundo. É um pequeno privilégio que sómente é possivel pela fôrça universal que têm os personagens Disney.
Boa sorte e boa leitura à tôdos!

Francesco Artibani

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...