Paulo Maffia: "Taí uma coisa legal para contar e que poucos sabem - coisa do destino. Ainda garoto, visitei a Editora Abril numa excursão da escola. E lá estava o seu Victor Civita. Ele se sentava no chão, junto com as crianças. Eu disse: "eu me lembro do senhor naquela historinha do Pato Donald 1500".
E ele disse: "...Esse Donald acaba com a minha paciência...ele acabou com a minha sala!
E anos depois eu fui fazer a revista para ele... 5 anos depois da morte dele eu entrei para a Editora Abril."(Planeta Gibi Blog - 22/06/2010)
Chutinosaco(18/01/2012): Primeiro, muito obrigado pela oportunidade de falar contigo....tenho 53 anos e sou fã de Walt Disney como você e por isso fico feliz que hoje tenha a sorte de trabalhar com o que gosta...QUADRINHOS !
Segundo, por ter me aceitado no facebook como amigo e visitado meu blog "Chutinosaco" - que como o nome diz...é um "chute no saco da saudade que temos de bons gibis".
Agradeço também em nome de muita gente pela mudança que você está fazendo nos gibis Abril-Disney...certamente Victor Civita aprovaria !
1) Como será e quando sairá “DISNEY ESSENCIAL” ...terá estórias novas e clássicas, aleatórias ou como um tema específico (Vilões, Bandidos, Esportistas)?
R: Será uma coleção de 20 volumes semanais no mesmo formato de "Pateta faz Historia". Diria que 65% da coleção são compostas por HQs inéditas com temas como: Maga V.S. Tio Patinhas, Donald e sobrinhos, Mickey V.S. Mancha etc. A Coleção começa em março.
2) Nosso “Zé Carioca" faz 70 anos de criação e sua revista, 50 . Teremos uma edição especial incluindo suas mini-séries ao longo dos anos (Ali Babá e Robinson Crusoé) republicadas ? E suas estórias holandesas? São tão ruins assim?
R: Sim, são ruins - não representa bem a alma do personagem (o que para mim é o mais importante), mas do jeito que as pessoas falam na internet , parece que na Holanda tem uma enorme produção de HQs do Zé - não é nada disto, são só algumas Hqs, a maioria tiras de 1 ou 2 páginas. Sobre a comemoração dos 70 anos do Zé, ainda não posso revelar nada, mas coisas bem legais, vem por ai.
3) Não seria possivel ou viável usar o modelo de quadrinhos em P & B (Como no Disney Gigante) só que num "Formatinho" - de titulo novo de revista misturando clássicos (Strobl, Barks, Bradbury, Murry) com novos artistas (Don Rosa, Xavier Vives, Carmen Pérez) para baratear o custo final nas bancas ?
R: Já fazemos isso - e em cores, na nossa linha de "Almanaques" - em minha opinião, o preço das nossas publicações está competitivo, e além do mais - quadrinhos é cor, vibração.
4) Em 2012 a revista "Mickey" faz 60 anos...será que teremos um “ANOS DE OURO DO MICKEY”? Onde poderiam ser reeditadas suas aventuras dos primeiros anos na Abril 50 e 60 – incluindo os outros personagens como: Donald, Tio Patinhas, Pardal, etc. que apareciam quase todos os meses em estórias incríveis de Carl Barks e Tony Strobl, por exemplo?
R: Já fazemos isso, na nossa linha de "Almanaques", onde temos a republicação de material há muito não visto por aqui.
5) A Abril não pensa reeditar o “Anos de Ouro do Tio Patinhas” incluindo as capas e anúncios da época(1963 a 1966) – uma vez que em 1991 - não se pôde colocar o Zorro que estava em pendências judiciais (Como se lia nas revistas da época)?
R: A Disney perdeu os direitos sobre os quadrinhos do "Zorro" em 1988, então não podemos publicar. Sobre anos de ouro, eu prefiro concentrar em trazer mais Hqs inéditas do "Tio" no momento.
6) Essa é uma curiosidade minha...existe alguma recomendação da Disney para não se republicar histórias politicamente incorretas como: árabes bandidos... ou coisas assim? (Antigamente, Murry e Barks sempre colocavam um "russo doido" ou "mexicano ladrão" - rsrsrsrs)
R: A Disney não exerce nenhuma gerência sobre a republicação do nosso material, o que tem que se entender, é que de vez em quando, a HQ reflete a época em que ela foi produzida. O que hoje, pode parecer politicamente incorreto, na época talvez não era.
7) “Como foi a vendagem do "Disney Jumbo"...teremos mais edições e poderemos ter assinatura dela ?
R: Ainda não sabemos, mas a repercussão, por e-mail e cartas, tem sido excelente. Recebemos até um elogio de Roberto Civita, que é o presidente do conselho de administração e diretor editorial do Grupo Abril.
8) “O "Disney Big" não poderia ter 500 páginas também - como no original italiano?
R: "Disney Big" é uma publicação consagrada - e em minha opinião, não há motivos para mudá-la agora.
9) Por que não se publicam tiras do Floyd Gotfredson ou Al Taliaferro em "Pockets gibis"? Você pensa nisso algum dia ou não? É dificil compilar o trabalho desses dois, por causa da King Features Syndicate ?
R: Este tipo de produto seria mais indicado para livrarias, mas não é um produto que esta em nossos planos em um médio prazo, acho que o nosso foco ainda tem que ser material de qualidade, diversificado e barato para venda em bancas.
10) Por que a Abril não aproveita o acervo e dos colecionadores e faz com a Disney Company, uma "biblioteca virtual" como a que temos com a "Veja" e "Quatro Rodas" e disponibiliza as revistas escaneadas desde o primeiro "Pato Donald " até hoje - para pesquisa da nova geração e deleite "dos coroas"?
R: Nosso contrato com a Disney só permite a produção de gibis impressos, fora isso, é com a Disney.
Paulo Maffia - Editor Responsável pelos Quadrinhos Disney da Abril Jovem