6.8.13

CHUTIENTREVISTA - JUSTIN DO "QUADRINHOS ANTIGOS" - O RETÔRNO?

Nosso amigo Justin, criador do: "Quadrinhos Antigos" - é o convidado especial nesta "Chutientrevista" - para falar com os seguidores e amigos daquêle que foi - e sempre será uma referência  dos blogs de quadrinhos brasileiros.

1) Quando foi e como você teve a idéia de criar o seu blog: "Quadrinhos Antigos" - e lembra qual o primeiro gibi escaneado por você?

R: Foi em julho de 2009, quando eu comprei um scanner e decidi digitalizar a minha coleção. Aí eu tive a ideia de compartilhá-los na internet da mesma forma como era feito no fórum “F.A.R.R.A” - aliás, o trabalho do Eudes Honorato sempre me inspirou muito. Eu criei o blog mais na base da brincadeira - pois não achei que alguém se interessaria por velharias (Risos). O primeiro scan foi um “Pato Donald” da década de 1970, não me lembro o número.



2) Como você vê hoje as parcerias entre os blogueiros, aumentando a quantidade de scans de quadrinhos na web - e se acha que os downloads gratuitos podem atrapalhar a venda de gibis impressos nas bancas? 



R: É muito bom ver estas parcerias hoje, uma em particular que me surpreendeu bastante, foi a dos “Esquiloscans” - que era um grupo fechado de fãs dos quadrinhos Disney - e que hoje nos cedem gibis raríssimos!
Quanto a questão dos scans prejudicarem as vendas, eu acho que sempre que os scans concorrerem com algo que está sendo publicado - êles irão prejudicar o mercado. No entanto, a disponibilização de quadrinhos antigos de forma nenhuma prejudica a venda dos atuais, pois é um publico diferente - que leu aquilo na infância e que mesmo encontrando de graça na internet ainda pagaria por uma edição impressa - além disso, existe também a possibilidade das novas gerações conhecerem estes quadrinhos e se tornarem fãs. Em geral, eu defendo a disponibilização de material que as editôras brasileiras não se interessam em publicar por não trazer um bom retorno financeiro. Veja um exemplo: recentemente a Panini iniciou a publicação do ótimo fumetti “Face Oculta” de Goran Parlov e Gianfranco Manfredi e cancelou na segunda edição - ou seja, deixou todos os que acompanhavam a história (Incluindo eu) na mão. Este é um quadrinho muito bom que devia estar na lista de tradução dos blogueiros.



3) "Quadrinhos Antigos", com seus gibis diversificados e de vários autores - sempre foi referência e conseguiu muitos seguidores fiéis que sentem sua falta até hoje. Quando foi a primeira vez que pensou em parar tudo e tirar o blog do ar?
R: Quando criei o blog eu estava na faculdade e tinha muito tempo livre, mas eu me formei e comecei a trabalhar e o tempo ficou cada vez mais escasso, ao mesmo tempo a popularidade do blog cresceu. Só quem administra um blog de scans sabe a dificuldade que é: tem muito trabalho pra fazer, e pouca gente se dispõe a ajudar. Eu tentei o máximo possível manter o blog - mesmo quando já não havia mais tempo para êle. Quando no início de 2012 eu tirei êle do ar, essa foi a forma que encontrei de sensibilizar os frequentadores, para que eles entendessem que sem a colaboração deles o blog não poderia continuar. Depois disso, algumas pessoas se dispuseram a ajudar - mas por fim acabei passando o blog para o Adriano (Chesco, do “Gibis Clássicos”) administrar.



4) Esta pergunta foi feita pelo nosso amigo Daniel Alencar do blog "A Gibiteca": "Justin, soube que você foi ameaçado por causa do logotipo do seu blog. Você pretende retornar um dia com outro símbolo ou mesmo outro nome?"



R: O problema não foi o nome do blog, mas a mascote que era usada - aquele moleque com camisa listrada, eu coloquei esta figura junto ao logotipo do blog porque ela me trazia boas recordações. Foi uma figura que marcou minha infância, pois lembro que tinha nas revistas da RGE da década de 1970 uma publicidade muito legal desenhada pelo Walmir Oliveira onde tinha “Fantasma”, “Flash Gordon”, “Tarzan”, “Brucutu” e outros, junto com esta mascote. Eu recebi uma mensagem dos herdeiros do Edmundo Rodrigues que se diziam proprietários desta figura, e que solicitavam que eu a retirasse do blog. Pensei bastante e decidi encerrar o blog, não só porque a mascote fazia parte da minha inspiração para iniciar o blog - mas também por entender que de certa forma o tempo dêle já havia passado, pois hoje temos blogs específicos como o “Quadradinhos Patópolis” e o “Fantasma Brasil”, que foram inspirados pelo “QA”. Por enquanto não quero voltar a administrar um blog de scans - o que não impede que eu colabore com scans para outros blogs - já que eu não digitalizei nem metade das velharias que tenho em casa.

  

5) Quais são os seus projetos para o futuro e como ficou o acêrvo de gibis escaneados do "Quadrinhos Antigos"? 




R: Talvez eu faça algo mais sério voltado ao resgate da memória dos quadrinhos publicados no Brasil - aguardem, estou amadurecendo algumas idéias para o futuro. Quanto ao acêrvo, ele está disponível pra quem quiser postar.






6) Justin, gostaria de te agradecer por tudo que fêz pelos quadrinhos nacionais durante todo esse tempo. Saiba que, assim como foi com o blog "Themarx" - se não existissem pessoas abnegadas como você e seus colaboradores, não existiriam nossos blogs de hoje. Gostaria de pedir para deixar uma mensagem para os amigos do "Chutinosaco" e os seus milhares de seguidores fiéis que desejam muito poder acessar aquela página algum dia e rever o "QA"!



R: Ao “Chutinosaco” - eu queria dizer que vocês fazem um ótimo trabalho em todos os scans postados - e ainda tem uma iniciativa que acho fantástica, que é a aproximação com os autores e editores de quadrinhos - isso tem dado bons frutos como as entrevistas com o Paulo Maffia e os scans do Luciano Gatto. Para os frequentadores, eu peço que continuem acessando e participando ativamente - pois é o apoio de vocês que faz o sucesso de qualquer blog!


Um abraço

JUSTIN 
"QUADRINHOS ANTIGOS FOREVER"


10 comentários:

  1. O Quadrinhos Antigos foi um dos primeiros blogs de scans que eu conheci. Desejo muito sucesso a Justin, e também a todos que se dedicam a essa arte. Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  2. Faz um concurso para encontrar um novo Mascote original,nos moldes do antigo

    ResponderExcluir
  3. Justin é o cara.Tomei como base o Quadrinhos Antigos quando resolvi criar um blog.Ele contribuiu muito para os scans chegarem no patamar que estão hoje...e o QA continua sendo referência mesmo não estando online mais.Foi uma honra poder colaborar um pouco com esse espetacular blog de quadrinhos.Parabéns Justin,por nos deixar esse legado maravilhoso e parabéns Luiz pela excelente entrevista.Abçs aos amigos!!!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade Luiz,hoje temos ótimos blogs que mesmo enfrentando dificuldades como tempo ou problemas de saúde (como o Bartolomeu777 e HQpoint) sempre estão fazendo a alegria da galera.Não dá prá citar todos infelizmente,mas o Quadrinhos Antigos do Justin e o Eudes Honorato me influenciaram bastante.E desde já deixo os parabéns ao Chutinosaco(vamos ter que fazer uma entrevista contigo para descobrirmos o porque desse nome)...eheheh...seu blog é sensacional!Obrigado por tudo que tem feito pela nona arte.Abçss!!

    ResponderExcluir
  5. Obrigado Luiz, mais uma joia, continua nesta sequencia que é bem bacana o modo de entrevistas, já há alguém como eu que fica na expectativa de uma nova para poder se deliciar com informações a cerca deste mundo de Gibi e amigos que nem sempre se conhecem.
    Fica aqui um forte abraço para todos que participaram das Chutientrevistas, tenho todos em alta consideração.
    Um muito obrigado pela oportunidade.

    Jotaranha

    ResponderExcluir
  6. Ótima entrevista! O QA foi o primeiro blog de scans nacionais que encontrei qdo comecei a fuçar o assunto em 2010 e sempre foi uma inspiração! Parabéns ao Luiz pela entrevista e toda sorte do mundo ao Justin nas suas futuras empreitadas! abs

    ResponderExcluir
  7. É pessoas, muitos blog bons deixaram de existir; O Quadrinhos Antigos foi o blog que me inspirou a voltar a ler gibis e sinto muita falta desse blog que me fez voltar a minha infância e hoje não temos mais como ter acesso aqueles scans raros; Hoje vemos que alguns blogs também estão nos deixando na mão, recentemente foi JmB HQ,especializado nos quadrinhos de Maurício de Souza, que não se sabe por qual motivo o blog não está mais funcionando.
    Imaginem se todos fizerem a mesma coisa, a internete seria uma verdadeira porcaria.

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Adenildo...infelizmente a ganância e intolerância fizeram o "JmB HQ", "Quadrinhos Kids" e alguns outros amigos deixarem de existir.
    O blog "A Gibiteca" explica o porquê desta situação hoje na web - por favor, visite-o e conheça como foi que estes blogs especializados em Mauricio de Sousa terminaram seu incrível e desinteressado trabalho.

    Abraços

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
  9. É Luis,

    A indignação no blog e facebook está generalizada...

    E Adenildo, ontem caiu o JMBHQ e o QuadrinhosKids... Hoje foi o Gibi-teca, com mais de 5000 seguidores...

    E se você quer saber o motivo, de um pulo lá no "A Gibiteca"... Tem a explicação completa do motivo...

    Abraços,

    Daniel

    ResponderExcluir
  10. ESTOU ESTUDANDO A PUBLICAÇÃO DE UM BLOG DE "QUADRINHOS VELHOS." TENHO UM GRANDE ACERVO QUE ESTOU DIGITALIZANDO. E VOU DISPONIBILIZAR COM COMENTÁRIOS SOBRE A ARTE DOS DESENHISTAS NACIONAIS, POIS JÁ PUBLIQUEI QUANDO TENTEI ENTRAR NESSE RAMO QUE NÃO DÁ DINHEIRO. MAS HÁ RECONHECIMENTO.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...