25.7.12

RATO MICKEY 01 (PT)

Uma das primeiras publicações em quadrinhos de Walt Disney dos nossos irmãos portugueses: "Rato Mickey" - da Agência Portuguesa de Revistas que teve 18 edições. Graças ao Grupo Esquiloscans e seus colecionadores temos esta chance de conhecer melhor estes exemplares.
A revista tinha 16 páginas das quais 6 a cores - e custava o mesmo que nosso "O Pato Donald".
Scan: Esquiloscans / Tratamento: Chutinosaco
"Apesar do formato ser maior ao das revistas originais da Editora Dell - as histórias originais foram reduzidas e inútilmente remontadas em páginas que incorporavam também contos textuais. As páginas a côres foram aleatóriamente gastas em histórias diferentes, em vez de serem concentradas na história principal.
E o pior de tudo - foi utilizada a fórmula de algumas histórias seriadas - o que ignorava o imediatismo das crianças e que tinha já sido até abandonado - tanto pelas revistas americanas quanto pela brasileira.
Inicialmente semanal - a revista passou a quinzenal e acabou quatro mêses após seu lançamento. As sobras do inesperado insucesso foram tão grandes que a Editora tomou a decisão de vendê-las por atacado alguns anos mais tarde.
A revista "Rato Mickey" acabou sendo apregoada pelas ruas de Lisboa a cinco ou dez tostões.

Os meus pais compraram-me um número da revista mas o formato de continuação desinteressou-me imediatamente.
Estava a tentar ler histórias cujo início não conhecia, ou cujo fim me era negado. Alguns anos mais tarde já tinha aprendido a esperar com antecipação por um qualquer prazer inocente - mas aos seis anos queria, como quase todas as crianças dessa idade - uma satisfação instantânea!"

Fonte Informativa de João Manuel Mimoso


LINK MEDIAFIRE PARA DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...