2.6.14

OS 4 MUNDOS ENCANTADOS DE WALT DISNEY - FANTASIA

Esta coleção trazida pelo amigo João Labrego foi lançada pela Abril Cultural em 1976, e nos oferece uma pequena amostra do que os estúdios de Walt Disney faziam, voltados à cultura infantil impressa - nos anos de 1933 a 1960.

 
LINK GRATUITO PARA DOWNLOAD EM CBR.





8 comentários:

  1. Luiz Dias:

    Sua restauração ficou tão boa que em algumas imagens de página inteira precisei até conferir no original para ver se não era uma página inserida por você.

    Impressionante como as cores ficaram mais vivas no scan do que no próprio livro em papel.

    Aproveito a oportunidade para lhe contar como encontrei essa preciosidade.

    Estava eu, na hora do almoço, caminhando na Avenida Paulista, próximo ao Trianon-MASP, quando numa galeria eu vi uma espécie de banca com vários livros velhos para vender.

    Era um sebo que tinha fechado a loja e estava liquidando seus últimos exemplares nesta espécie de banca.

    Quando bati o olho nessa coleção eu não acreditei.

    Um sonho acalentado por anos a fio durante a minha infância estava bem ali na minha frente.

    Admirei a imagem dessa coleção nos gibis da época centenas de vezes e imaginava como seria emocionante possuir aquela coleção.

    Ficou só no sonho e nem me lembrava mais disso.

    A imagem dessa coleção eu cheguei até mesmo a recortá-la do gibi para colá-la em meu caderno de escola para vê-la todo dia e ao menos fazer de conta que eu possuía aquela coleção.

    Continuando, quando vi essa coleção na minha frente ainda tentei dar uma de indiferente para o cara não me cobrar os olhos da cara por ela.

    Perguntei-lhe quanto custava, esforçando-me para não demonstrar a minha ansiedade diante da aquisição daquela coleção com caixa e tudo.

    Ele me respondeu que custava 60 reais e eu, aliviado, perguntei-lhe se aceitava cheque pois estava sem dinheiro e fiquei com medo de que quando eu fosse buscar o dinheiro num dos muitos caixas-eletrônicos da Avenida Paulista, alguém comprasse-a na minha frente.

    Ele respondeu que aceitava e eu imediatamente preenchi o cheque e lhe dei, mas se ele dissesse que essa coleção custava 200 reais eu a compraria assim mesmo, tal a emoção que tomou conta de mim no momento em que a vi na minha frente.

    Saí de lá com a coleção na mão e sentia-me como se estivesse flutuando nas nuvens.

    Estava deveras encantado e fascinado com a aquisição, mas ainda tinha que trabalhar e tive que conter minha ansiedade para começar a lê-la.

    Chegando em casa, pensa que eu fui imediatamente lê-la?

    Continua...

    ResponderExcluir
  2. Continuação:

    Que nada! Fiquei, extasiado, passando a mão nela, em suas páginas, em suas capas, olhando com atenção para cada detalhe dos desenhos e sentindo uma emoção muito parecida com a que uma criança sente quando ganha um brinquedo que há anos desejava.

    Peguei uma lupa de aumento que tenho em casa e passei a observar os desenhos com ela, me extasiando a cada detalhe que eu percebia de interessante ou inesperado.

    Foram horas de puro êxtase, como se o mundo lá fora tivesse acabado e tudo o que me importava nesse momento eram as fantasias infantis que vinham lá do fundo de meu inconsciente, às catadupas, para o meu consciente.

    Ler a coleção era o de menos... A satisfação de ter realizado mais do que um sonho infantil, uma obsessão infantil, foi bastante intensa.

    No passado dizia-se que não podia deixar uma criança aguada, ou seja, frustrar-lhes as vontades que isso a atrasaria no seu crescimento.

    Realmente, através dessa experiência bastante gratificante que ocorreu há cerca de uns 8 ou 9 anos atrás, descobri a grande verdade disso.

    Conscientemente eu não sabia que tinha essa obsessão em mim, mas diante do objeto cobiçado na infância, descobri que inconscientemente eu carregava essa frustração comigo.

    Diante do resultado dessa experiência, toda lembrança que me vinha do passado de alguma vontade que eu passei e não realizei, passei a realizá-las não mais por acaso e sim, frequentando sebos e lojas de DVDs piratas para adquirir as preciosidades de livros, seriados (Perdidos no Espaço, Túnel do Tempo, Terra de Gigantes, etc.), enciclopédias, etc. que tanto me fascinaram na infância mas que não dei continuidade e nem tentei realizar depois de adulto.

    Muitas vezes eu me perguntava, depois de adulto, por que eu não conseguia ser feliz e satisfeito com minha vida, visto que eu tinha uma boa profissão e ganhava bem.

    O problema é que eu não conseguia sentir as mesmas vontades de adulto que meus amigos sentiam, o que me fez afastar-me deles e me fechar cada vez mais para as pessoas, justamente porque não sabia o que queria e não conseguia querer o que toda pessoa comum queria.

    A resposta era essa: minhas frustrações infantis não me deixavam passar para o estágio seguinte de maturidade justamente porque foram muito intensas e dolorosas.

    Hoje? He, he... Hoje eu me sinto o cara mais FELIZ do mundo e do UNIVERSO!

    PS: Espero que as pessoas que lerem estas minhas palavras percebam o quanto os gibis foram importantes para nós e também a importância do trabalho realizado pelos escaneadores e restaurados desses sonhos e obsessões de papel e tinta que ainda nos cobram algum tipo de realização infantil na vida.
    Labrego

    PS: Espero que as pessoas que lerem estas minhas palavras percebam o quanto os gibis foram importantes para nós e também a importância do trabalho realizado pelos escaneadores e restaurados desses sonhos e obsessões de papel e tinta que ainda nos cobram algum tipo de realização infantil na vida.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela postagem.
    Alain

    ResponderExcluir
  4. Mas que fantástico scan !!!
    Eu tenho essa coleção comigo também, que ganhei na época do lançamento, li ela inteira e fez parte de minha infância com muito carinho, dado por meus pais.
    Esses volumes estão em melhores condições dos que os meus, que foram intensamente manuseados por mim e meu irmão por muitos anos !
    Obrigado muitíssimo !!!

    ResponderExcluir
  5. Belo texto, belo scan... precisa dizer mais?

    ResponderExcluir
  6. muito obrigado, na minha infância, eu tinha um livro desta coleção, mas em sua versão em espanhol, o que as memórias!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que chorei quando me deparei com esta coleção disponível para download... Eu estava à procura dela em sebos, mas nunca encontrava uma em bom estado, que valesse a pena comprar. Esses livros fizeram parte da minha infância, eu os li quando tinha apenas 8 anos de idade e é muita emoção revê-los 40 anos depois. Uma pena é o meu filho já não se interessar mais por este tipo de leitura... Parabéns pelo blog e muito sucesso em seu trabalho!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...