17.9.12

GRANDES MESTRES DISNEY 04 : JIM FLETCHER

Certamente este é um dos mais polêmicos e inventivos artistas do seleto grupo de mestres dos estúdios Disney - odiado por alguns e reverenciado por outros como o traço mais inovador dos desenhistas daquela época.
Hoje em dia, os "rabiscos" de alguns jovens artistas italianos não tem - na minha opinião pessoal - o mesmo impacto criativo que Jim Fletcher demonstrou, no seu jeito despojado de contar histórias - sempre irreverentes e divertidas.
Prefácio foi escrito pelo Daniel Alencar, do blog "A Gibiteca".
Mesmo que você não goste de compilações especiais como o "Grandes Mestres Disney" do "Chutinosaco" - não pode deixar de fazer o download, ler e dar sua opinião sobre este mestre "esquecido" - injustamente - pelas republicações atuais. Divirtam-se...o "velho Jim" agradece!
Scan: Esquiloscans / Escolha das Histórias,
Diagramação e Tratamento: Luiz Dias

11 comentários:

  1. De fato não foi um artista que tenha me marcado, mas alguns de seus personagens ficaram na minha memória, como o Pato Eurico. Já aquele remake do Igayara ficou sensacional! Se vc não conta a história não dá para desconfiar de nada, hehe... abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge...aos poucos vou, tentar "recuperar" esses Grandes Mestres inovadores! O próximo será Ken Wright!
      E se você quiser me dar a honra, pode colocar toda essa coleção no seu blog, ok meu amigo?

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. C/ todo o prazer, Luiz! Assim que tiver um tempo vou botar lá no blog um post dedicado a essa série de especiais fantásticos que vc vem produzindo, a partir do material do Esquiloscans. abs!

    ResponderExcluir
  3. Excelente compilação de hqs! Adorei ver o Patacôncio e o Ludovico desenhados pelo Jim Fletcher. Não conhecia as hqs dele com esses dois personagens. Sou mais familiarizado com o núcleo 'bruxo' que ele tão bem criou para a Maga e a Min, muito bem representado nessa compilação. Já o Pato Eurico, personagem de quem eu também gosto muito, foi criado pela dupla Dick Kinney & Al Hubbard, até onde me consta, mas, por algum motivo, quem mais o desenhou não foi o Hubbard, mas o excelente cartunista aqui justamente homenageado.

    Um forte abraço e muito obrigado mesmo,

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, é isso mesmo...Al Hubbard desenhou pela primeira vez o nosso amado Pato Eurico.
      Os roteiros das histórias sempre foram de Dick Kinney, que transformaram esse personagem num dos mais queridos (E sumidos) dos últimos tempos. Foi desenhado por Vivie Risto ("Digi Disney 01") e Kay Wright, além de brasileiros como Carlos Edgard Herrero e Eli Marcos M. Leon - e o nosso Waldyr Igayara, citado nesse Especial como um perfeito "adaptador" do "Zé Fraude".
      Obrigado pelas suas palavras... e vem aí: Kay Wright, nos "Grandes Mestres Disney 05"!

      Um abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  4. Tá postado lá no blog, Luiz!
    (http://jetstor.wordpress.com/2012/09/19/bau-de-gibis-grandes-mestres-disney/).
    Farei outro c/ os outros mestres Disney que vc já publicou e à medida que vc for soltando os próximos irei atualizando por lá. abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jorge...sensacional a gente difundir essas informações sobre a História Disney nos quadrinhos.
      À medida que aumentarmos e promovermos esses especiais, certamente a obra não morrerá nunca!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  5. Olá,amigos! Eu já acompanho há agum tempo o trabalho de vocês, mas só agora resolvo lhes escrever. Me tirem uma dúvida: O Jim Fletcher também trabalhou com HQs da Hanna-Barbera? Pelo que eu pude apurar eu sei de,pelo menos,dois Mestres Disney que trabalharam com o universo HB: Ken Wright e Phil DeLara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dyel...é um prazer receber seus comentários!
      Por favor, sempre que puder, deixe suas impressões sobre o trabalho do "Chutinosaco",ok?
      Jim Fletcher trabalhou com o lay-out da HB de 1968 a 1974 - na função de animador, renovando os cenários dos desenhos para tv.
      Com os quadrinhos HB, não se tem notícia de sua participação.
      Ken e Phil por outro lado, como você citou - fizeram só quadrinhos para HB.
      Quem também trabalhou por lá fazendo animação foi Jack Manning - um dos próximos a estarem nesta coleção de compilações feita por nós.

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  6. Recentemente a Editora Abril publicou um Almanaque do Professor Pardal,com uma HQ escrita pelo Dick Kinney e desenhada pelo Phil Delara.Phil também desenhou algumas Hqs do Tico e Teco. Uma clássica é "por um milhão de Panquecas",protagonizada pelos esquilos travessos(acho que é este o título, se não me falha a memória,,,)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Dyel...e o Phil DeLara também será homenageado pelo Chutinosaco, pois foi inventivo o suficiente para desenhar quase todos os personagens Disney, sempre com seu traço inconfundível!

      Um abraço!
      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...