19.1.13

MICKEY NEWSPAPER STRIPS

Um grande trabalho do amigo Paulo Marques compilando e traduzindo as tiras do Mickey que haviam sido publicadas em alemão, italiano, holandês e francês feitas por Floyd Gottfredson de 1932 a 1945 - e com a balonização, montagem e capas feitas por Edilson Souza - um dos fundadores do Grupo Esquiloscans.


Ele mesmo conta como conheceu esse personagem:
"Quando falo de Mickey nos gibis, eu considero duas fases distintas e muito relevantes. O Mickey do Gottfredson e o Mickey de Murry.
Sem essas duas presenças, o personagem provavelmente estaria fadado a não ter a importância que tem, e nem teria a personalidade que lhe foi construída.

Infelizmente meu contato com o Mickey de Gottfredson aconteceu tardiamente - quando já não tinha idade para fascínio fácil.

Assim, histórias como “O Encanador Aprendiz - O Bando dos Encanadores” e “O Homem da Carrocinha” estão na minha mente como extremamente importantes, excelentes - sem, entretanto ter com elas uma ligação tão forte.

Ainda assim, nesse Especial que montamos (Mickey Newspaper Strips), elas estão presentes. Eram histórias precursoras da minha juventude, então não cresci com as mesmas. Com Murry, minha relação foi intensa e juntamente com os patos de Barks, era o que me encantava!"



EDILSON SOUZA  (Divictor)
 
LINK MEDIAFIRE PARA DOWNLOAD

6 comentários:

  1. Absolutamente fantástico!!!
    Parabéns pelo trabalho e pela generosidade em compartilhar. Raras vezes tive acesso ao Mickey de Gottfredson, porém, sua qualidade só é comparável ao Mickey de Murry. Espero, com ansiedade, que novos volumes do "Homem dos Ratos" apareça.
    Foi um grande presente de ano novo. Muito obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antonio...que bom que com esses Especiais a gente consiga trazer ainda mais emoções para os amigos e visitantes!
      E novidades virão...com mais Gottfredson em breve!
      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  2. Essa fase do Mickey nas mãos do Gottfredson deveria ser apelidada de "O Rato Moleque", porque nela o Mickey estava longe de ser o "Sr. Perfeição", não dando a mínima para o jeito politicamente correto de ser. Se bem que de vez em quando ele se comporta de forma mais, digamos assim, autêntica, como na hq "A Estranha Missão de Mickey" (publicada em Mickey 120), onde ele exclama "Vá plantar favas! Um sujeito que sabe preparar armas de disparar não precisa de minha ajuda!". Traduzindo: "Se vire, meu chapa! Tô caindo fora dessa missão!".

    Muitíssimo obrigado por mais essa compilação sensacional!

    Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Fábio! O Mickey em suas diversas fases traz sempre formas e nuances quase humanas de comportamento!
      Tentaremos trazer mais da obra desse grande Mestre que sempre foi parâmetro para todos os grandes desenhistas!
      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...