7.4.13

UM CHUTINOSACO DA INTOLERÂNCIA!

Hoje quando fui visitar o blog histórico "Quadrinhos Antigos" tive uma triste surpresa! Estava DELETADO - a minha referência em quadrinhos dos amigos Justin e o Viz - simplesmente havia sumido! Pensei se tratar de algo com o Blogger, sei lá - mas ao passar no "Gibis Clássicos" do Chesco36 - que estava administrando o "QA", eu entendi o que havia acontecido!
Êle explicou que o símbolo do "Gibí" - o histórico desenho da revista que iniciou os quadrinhos no Brasil e revelou tantos desenhistas - e estava sendo respeitosamente usado SEM NENHUM LUCRO por isso - apenas por homenagem, como logotipo no blog do "Quadrinhos Antigos"...os herdeiros do artista teriam descoberto isso e proibido que continuasse exposto alí! 

As pessoas que tiveram esta atitude com o blog "QA" forçaram mais ou menos uma situação...tão intolerante e desinformada, como se pudéssemos esquecer nosso passado:  nossa primeira bicicleta, o primeiro gibi, o primeiro beijo, a primeira transa, o primeiro emprêgo...enfim, é como se...por ordem de alguém - nossa memória se apagasse!
Se o logotipo fôsse simplesmente retirado, talvez o blog continuasse? Não posso afirmar, pois só o Justin e o Viz poderiam falar sôbre isso!
O que posso deixar postado aqui é que eu estou muito triste com mais essa perda - assim como a do blog "Tehmarx" - no nosso tão difícil trabalho de recuperação de histórias em quadrinhos - num abnegado e solitário esfôrço SEM FINS LUCRATIVOS - nem sempre reconhecido e compreendido de cultuar e amar essa nona arte!  
Muito obrigado "QUADRINHOS ANTIGOS"! Nunca esqueceremos o seu trabalho que sempre nos envolveu e serve como exemplo para continuarmos ! 
Um grande abraço!

LUIZ DIAS
  

29 comentários:

  1. Já não era de domínio público?
    Há quanto tempo não era usado?
    Se até a Disney precisou usar a roupa antiga
    do Mickey em novas hqs para não cair em
    domínio público, o não uso tiraria
    a reserva de direitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãonada...eu penso como você...possivelmente a retirada do símbolo do "Gibí" poderia resolver a situação, mas talvez os amigos Justin e Viz tenham se cansado desta missão...quem poderá saber?
      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Herdeiros... taí um coisa interessante nos nossos dias... um bando de inúteis que querem colher frutos que nunca plantaram... Mesmo sem nunca terem honrado com o trabalho de seus antepassados, de quem só lembram quando lucro pode ser obtido... ou uns minutos de fama não merecida... bah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Claudio...incluindo neste seu comentário brilhante uma observação de que, além de tudo...estes são "herdeiros" patéticos e egoístas, que ao invés de ver o uso da obra como homenagem...só vêem como algo puramente comercial. É muito triste!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
    2. Realmente, os herdeiros não ganharam nada com isso.
      Será que gostavam do antepassado?
      Eu teria orgulho de um antepassado que tivesse a obra
      lembrada em homenagem num meio de comunicação
      de tão grande visibilidade.

      Excluir
    3. Um pensamento me ocorre...não seria melhor se deixassem esta singela homenagem continuar como logotipo ao invés de ameaçar com processos puramente relacionados ao lucro?
      Não são herdeiros do talento do criador, certamente!

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Que coisa triste o egoismo. O que ganharam esses perseguidores? O que perderam nós sabemos. Torço para que o blog retorne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Antonio...claro que entendemos a situação de que os blogueiros do "QA" estejam até cansados da pressão canhestra destes perseguidores...mas que reconsiderem e possam voltar logo - e talvez até sem êsse logotipo, o pomo da discórdia, segundo sabemos!
      Abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  4. Como tem gente cretina ,idiota,ambiciosa neste mundo!
    um simbolo praticamente esquecido pelas novas gerações que estava tendo uma sobre vida jogado agora para o limbo de nossa memoria coletiva,porque esses idiotas não fazem nada para ele ser lembrado!!!!!
    é triste.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex...na verdade estes responsáveis pela perseguição ao "QA" certamente querem desestabilizar os blogs com esta possibilidade de atrapalhar, ao invés de acrescentar e ajudar reverenciando seu antepassado!

      Luiz Dias

      Excluir
  5. Oi Luiz, aqui é o Justin, só quero justificar o seguinte: eu poderia realmente tirar este simbolo e continuar. Só que a ameaça foi uma coisa que me magôou profundamente, pois adotei este símbolo por ele ter marcado minha infância. O que também me fez enxergar a mesquinhez dos herdeiros dos direitos dos criadores, que a gente fica aqui ingenuamente tentando resgatar a memória. Então eu simplesmente apaguei o blog, não vou mais ajudar a divulgar quadrinhos e não quero mais nada com scans!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justin, pelo teu passado e pela tua luta, tens o meu respeito e de milhares de fãs que até anteontem tinham e sempre terão seu blog como referência e busca de informação sobre quadrinhos, ou comics,,ou banda desenhada...etc.
      Porém entendo seu cansaço pela pura intolerância dêsses "herdeiros da indiferença"! (E tantos percalços da vida blogueira)
      O criador do personagem segundo meu amigo Antonio Ayres foi o J.Carlos!
      Até onde esses senhores (Ou senhoras) detém os direitos do personagem hoje...ou do nome "Gibí"?
      Nunca te esqueceremos...torcemos para que reconsidere e volte, mudando o logotipo e trazendo para seus milhares de seguidores muita alegria em compartilhar quadrinhos!
      Um grande abraço,meu amigo...e obrigado por nos visitar sempre!

      Luiz Dias

      Excluir
    2. Caríssimo Justin,

      - Peço ao Bom Deus que pese mais na balança do seu coração o nosso reconhecimento - das pessoas beneficiadas pelo seu tempo dado de forma tão altruística - na preservação mais do que de tiras e de quadrinhos maravilhosos que muitos só conheceram por seu intermédio e de nossos amigos daqui e de outros blogs. Você ressuscita alegrias, meu caro. Lembranças de infância, associadas a pais que muitos de nós, como no meu caso, já não os tem mais.

      O prazer de partilhar sem nada receber em troca é algo que vemos ainda existir aqui, no espaço cibernético, com uma força que dá esperança e fortalece contra a pregação diária da mídia de que estamos "no final dos tempos". Minha esposa termina um tratamento de câncer - está bem, Graças a Deus - a alegria de rever coisas de sua meninice proporcionada por você e por seus iguais eleva a sua obra, o seu tempo dedicado, muito acima da mesquinharia de poucos e desejo ardentemente que possa sentir essa Força vir à superfície de seu coração que aprendemos a agradecer a cada capinha não vista desde décadas passadas. Todos passamos poucas e boas nesta vida. Quantas vezes não voltei a sorrir procurando fazer algo que agradasse, ler algo elevado, de bom astral, um desenho animado, um filme, um quadrinho? Quem pode lhe pagar por isso a não ser a Causa de Tudo? Obrigado por manter acesa a labareda do menino que - aprendi com Monteiro Lobato - me propus a jamais deixar morrer por toda a minha vida, hoje eu já com 55 anos. Essa planta precisa de jardineiro regador. Grato por ter sido um dos principais nesses anos todos. Oro para que você se levante em santa revolta, como tantas vezes nosso amigo Eudes conseguiu, e dê o troco mais saudável e construtivo que existe nessa e em outras situações da vida: persistir. "Porque Desistir Não é Uma Opção". Obrigado. Muito obrigado por tudo e vou alimentar na minha esperança, e sei que falo por milhares, que você supere esse impacto e que, mesmo que não volte a criar um blog, que esteja sempre por aqui e com seus amigos de lide, alimentando-nos e "regando nosso jardim de meninos e meninas". Abraços e conte comigo.

      Excluir
  6. Hello, good people....

    Infelizmente a ganância e a estupidez deixam os tolos cegos.

    Quando o mundo vai entender que nosso trabalho, seja na digitalização de HQ ou mesmo na adaptação e tradução de filmes e séries, antes de ser uma "pirataria" ou usurpação de um direito autoral apenas ajuda a promover obras que INQUESTIONAVELMENTE estariam esquecidas ou fatalmente DESCONHECIDAS para o grande público? Lamentável.

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Peter...neste país sem memória só podemos lamentar a loucura pelos "louros" fáceis de uma vitória sem méritos!
      Agora sabemos que os "herdeiros" tem um blog, onde cultuam (E democráticamente) a memória do suposto desenhista que teria reproduzido a criação original do caricaturista J.Carlos e agora a família parece ser "dona" de algo que na minha humilde opinião...parece ser de dominio público!!
      Vamos ter um triste domingo!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  7. Caro Luiz Dias:

    Estou deveras impressionado com a atitude desses herdeiros mas como diz o ditado: avô rico, filho nobre e netos pobres. Com certeza, esses herdeiros devem andar na pindaíba para tentarem ganhar alguma grana em cima de um desenho.

    Eu, atualmente, não leio mais os scans que baixo da Internet mas continuo baixando-os por simples prazer de colecionar e ter em meu acervo digital uma obra de inestimável valor, senão financeiro, ao menos cultural e sentimental.

    Não leio mais os scans, não porque deixei de gostar dos mesmos, visto que nos últimos 9 anos eu os li avidamente em busca de meu passado infantil, pois depois dos 40 anos vi-me perdido sem saber para onde apontar minhas baterias já que estava cansado de atirar para todos os lados esperando acertar em algo por acidente.

    Procurei sim, no meu passado infantil e nas emoções que ele me proporcionou, as razões de minhas escolhas na vida e surpreendi-me com a lógica inteligente que eu tinha na infância que se foi perdendo à medida em que ia crescendo e novas necessidades se sobrepunham às anteriores sem que as anteriores tivessem sido resolvidas ainda, ou seja, fui crescendo aos trancos e barrancos.

    Há alguns meses atrás resolvi retomar um velho gosto infantil que era a Eletrônica.

    Para tal comecei a baixar várias apostilas, revistas, vídeo-aulas, etc... de Eletrônica e percebi que minhas preferências eram por rádio e tv.

    Dessa forma, encorajei-me a adquirir um curso por correspondência de Eletrônica, Rádio e TV do Instituto Monitor e estou me surpreendendo cada vez mais com a satisfação que o conhecimento de eletrônica me proporciona, muito superior até mesmo que aquela proporcionada pelos quadrinhos.

    Acho que escolhi mal a minha profissão na área de Informática. A Informática nunca me proporcionou tanto prazer como a Eletrônica me proporciona pois esta, a Eletrônica, sempre foi uma paixão antiga e infantil enquanto que a Informática só me apareceu depois de adulto.

    De qualquer forma, agora posso circular livremente por esses dois mundos tendo a Informática como profissão principal e a Eletrônica como hobbye.

    É claro que os scans tiveram um papel fundamental no ressucitamento desse meu imaginário infantil e foi apontando-me o caminho na direção de onde eu havia errado ou pelo menos rompido com meu desenvolvimento natural que se fosse seguido, hoje eu seria um engenheiro eletrônico, além de técnico e reparador de aparelhos eletrônicos.

    Um grande abraço e espero que você não desanime devido a esses revezes ou baldes de água fria que a plebe, ignorante do verdadeiro sentido dessa grande obra quadrinística, teima em jogar em seu ânimo.


    Muita gente no passado se construiu em função das revistas em quadrinhos Disney que leu na infância e fez escolhas na vida. que seguiram ou não na fase adulta, motivados por essas inesquecíveis histórias.

    Por isso, para que nos entendamos como pessoas e até mesmo como seres dotados de livre-arbítrio, precisamos retomar a leitura dessas revistas em quadrinhos e entender que tudo que escolhemos foi inspirado por essas histórias e, talvez, muito pouco pelas necessidades reais que tínhamos em relação à vida.

    Diziam na época que quem lia gibis ficava louco mas não é nada disso. Apenas ficamos diferentes das outras pessoas pois as escolhas que elas faziam e achavam tão satisfatórias para si já não o eram mais para nós, pois nosso imaginário estava repleto de outros símbolos que introjetamos em nós a partir das histórias Disney.

    Quem de vocês que no passado não se lembra de quando alguém ficava eufórico com alguma coisa e nós íamos ver o que era e essa coisa para nós não passava de insignificância?

    É isso. Os gibis tiveram o dom de requintar nossas necessidades tornando-as um pouco além da realidade social e econômica em que vivíamos.

    Daí a necessidade em nós de estudar, tentar, arriscar, se esforçar, etc... foi muito maior que em nossos outros amigos e colegas, pois não mais nos satisfazíamos com coisas triviais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson...suas palavras refletem o passado de muitos de nossos amigos e colaboradores...a referência dos quadrinhos no nosso dia-a-dia!
      Uma pena que o Justin esteja muito fatigado por lutar tanto e "apanhar" de forma covarde de pessoas que certamente nunca fizeram uma linha pararela...quanto mais desenhar!
      Abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
    2. Caro Wilson,

      endosso suas palavras e a resposta do Luiz a elas.

      Achei interessante esse seu "balanço". É possivel que nossos percursos tenham sido parecidos, se não idênticos. Sou um dinossauro mumpeiro.
      Considere trocar algumas idéias, se for de seu interesse.

      Abraço.

      Carlos Cerqueira
      (cerqcarlos@gmail.com)

      Excluir
    3. CAAC:

      He, he... Muitos de nós, ávidos leitores de revistas em quadrinhos na infância, sentimo-nos hoje completos desconhecidos para nós mesmos, visto que muitas de nossas escolhas no passado não refletem exatamente o passado social, familiar e econômico no qual vivemos.

      Por esse motivo, é quase impossível para nós hoje, racionalizarmos sobre por que somos aparentemente tão diferentes dos outros em nossas motivações interiores.

      Mesmo fazendo as mesmas coisas que todo mundo faz notamos uma certa incompatibilidade em nós ou nos outros no quesito motivos, ou seja, não conseguimos fazer as coisas pelos mesmos motivos que as demais pessoas.


      A única forma de entendermos esses motivos é retornado aos nossos hábitos infantis de leitura de quadrinhos, procurando ao máximo desligar nosso senso crítico adulto deixando-nos levar pelo enredo da história.

      Eu costumo fazer isso e confesso que após ler uma história em quadrinhos sinto dificuldades de retornar ao presente pensando da mesma maneira que eu pensava antes, ou seja, estou reeducando-me em minhas motivações, racionalizando-as depois de adulto e aceitando-as como certas e adequadas para eu seguir em frente na vida.

      Oras, por que eu estou aceitando hoje essas motivações em mim e achando-as corretas?

      Porque senti-me a vida inteira um ET pois não achava graça nas coisas que os outros faziam ou pelo menos nos motivos que os levavam a fazer as coisas que faziam.

      Por isso, compreendendo agora, racionalmente, os motivos que me levaram a fazer as escolhas que fiz e tendo como parâmetro os resultados que obtive e que foram além do esperado por mim, devo não mais demonizar os quadrinhos e sim, louvá-los por terem me tirado de uma vida talvez sem sentido, sem aspirações e sem realizações que muito provavelmente estava reservada para mim.

      Temos sim, uma grande dívida com Walt Disney e sua obra, pois esta nos encheu de sonhos e fantasias que mesmo correndo o risco de parecermos ridículos depois de adultos e de fato não escapamos muito disso, perseveramos em algumas coisas sem nos darmos muita conta disso e atingimos resultados que muito pouca gente conseguiu, mesmo tendo sido criadas junto conosco e recebido as mesmas influências sociais e familiares que recebemos.

      O diferencial foi realmente o gibi e só quando nos soltamos de nossas amarras infantis e passamos a ler essas revistas em quadrinhos sem maiores prevenções que não a intenção de viajar no tempo e no espaço, é que nos damos conta do quanto fomos beneficiados por elas.

      Aproveito-me desta postagem para recomendar-lhes um link que trata da influência da cultura de massa fomentada pelos bolsilivros românticos de Corin Tellado na época da ditadura militar.

      Esse trabalho foi desenvolvido pela PUC-RS e descreve com bastante precisão a influência dessa cultura de massa sobre o desenvolvimento de nossa consciência social e personalidade.

      Eis o link: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1719-1.pdf

      Excluir
  8. Inacreditável!
    Minha solidariedade aos responsáveis pelo blog, que era excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nexo...todos nós, os Blogueiros BR/PT estamos de luto!

      Luiz Dias

      Excluir
  9. Realmente muito triste e mesquinha a atitude dos herdeiros do Gibi e uma grande perda para nós fãs, leitores e blogueiros que o QA tenha saído do ar. Ele foi o primeiro blog de scans que encontrei anos atrás e me impressionou profundamente pelo acervo, pelo cuidado com que era editado e principalmente pela escolha do layout que, com a opção pelo antigo logo do Gibi, trazia imediatamente a deliciosa memória dos bons tempos e com isso teve decisiva infuência na minha opção de contribuir ativamente na medida que pudesse. Compreendo perfeitamente a revolta do Justin e desejo que, passado o calor do momento, ele e o Chesco possam voltar com um projeto renovado se isso lhes der o prazer que tinham e tanto nos proporcionaram...
    PS: o depoimento do Wilson Barbosa é muito especial no sentido de demonstrar o qto a atividade de restauração da memória dos quadrinhos antigos, e de qualquer memória histórica, iconográfica, etc, vai muito além do que a gente possa imaginar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Jorge...a notícia do fim do "QA" nos pegou de surprêsa!
      Acredito que o Justin tenha sofrido muito nestes últimos mêses a perseguição de "terceiros" interessados numa disputa...que à medida que as informações são divulgadas, sabemos mais detalhes sórdidos.
      O personagem foi criado por J.Carlos para "O Gibí"...que ao que sabemos, não tem parentesco com os envolvidos...por isso, o desenho em questão teria sido feito por Edmundo Rodrigues (Reproduzindo o mesmo para a Editora Vecchi) e seus herdeiros..a que aparentemente parecem ter direitos desta versão em especial!
      E estas informações acabam sendo conjecturas apenas, meu caro amigo!

      Abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  10. Olá Luiz..boa noite.O que acontece no caso do QA,é que tirar o logotipo colocado alteraria a própria vida do blog,o que o justin não aceita e eu respeito.Eu li o email enviado pela filha e pela curadora das obras do Sr.Edmundo Rodrigues e posso te falar que soaram como ameaça mesmo.Nesse momento,como parceiro e administrador do blog,mesmo não concordando com a exclusão(por mim eu deixaria como está),eu respeito a decisão do amigo que realmente ficou magoado e com razão.Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande amigo Chesco...obrigado pelo seu trabalho em preservar a memória quadrinística brasileira tanto no "Gibis Clássicos" como no "Quadrinhos Antigos", até poucos dias atrás!
      Entendi perfeitamente a posição do amigo e guerreiro Justin...que há anos luta incansávelmente - e sem fins lucrativos, que fique bem claro - por puro amor aos quadrinhos!
      Só não muda a tristeza que sentimos...por mais um blog cancelado!
      É muito triste tudo isso!
      Mas agradeço sua visita e muito obrigado por tudo!
      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  11. Só uma palavra define o comportamento dessas pessoas que, sob a desculpa de defenderem o legado de grandes artistas, censuram a internet e prostituem a arte: IMBECIS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, você deu a definição perfeita que explica as atitudes dessa gente!

      Luiz Dias

      Excluir
  12. O desenhista Edmundo Rodrigues morreu em setembro do ano passado com 77 anos (segundo a Wikipedia).
    Ao que parece tem um grande legado na Editora Vecchi e, pelo jeito, seus descendentes não fizeram o suficiente por si próprios, visto estarem correndo atrás (e contra) algo que sabidamente não gera lucro financeiro algum. Muito pelo contrario.
    Se tivessem um minimo de carinho e respeito (em vida) pelo finado, não envergonhariam sua memória buscando migalhas.

    ResponderExcluir
  13. Os herdeiros tem direitos, mesmo que errados e intolerantes ( qual motivo além do econômico numa figura do cabeçalho? ) e mesmo que teimosos em não aceitar o elogio de quatro gerações de leitores, alguns já falecidos. Um desenho de Alvaro de Moya ou de um ilustre Calixto tem sua auto-promoção induzida, mas não rende dinheiro ( ou lucro certo e ranzinza... ) o que é verdade por aqui...mas lá fora é uma marca, logomarca, fantasia e exige seu rendimento para os EDITORES e os seus autores ganham um tanto, quem sabe em batalhas judiciais justas?
    Os editores brazucas veem a marca, o símbolo e um mero desenho com arte menor e nunca divulgam seus autores - alguém se lembra do Supermercado Mar e Terra e de sua baleiazinha como marca? Pois eu conheci o autor do desenho e ele está pouco ligando, e no caso dele ( já aposentado ) a empresa faliu e aquela baleizinha nunca mais veio ao lume - e todos esqueceram dela e da propaganda na TV! E tem também aquele negrinho do cigarrinho de chocolate Falchi, cuja face estampava aqueles cigarrinhos funestos. Sem esquecer, tambem, da logomarca Geneal adversário imbatível do Bob's e seu sanduba Diabólico! Ninguem se habilita em procurar direitos por essas marcas e logotipos antigos?
    Pois na minha camiseta tenho estampado esse negrinho ( desculpem...) do Gibi e todo mundo vê e eu não pago bulhufas por usá-lo! Dane-se!
    Entretanto um direito de família tem margem na lei e um domínio quiçá doméstico tem o mesmo amparo indelével. se acaso uma FRESCURA por uma velhacaria ou ganância espúria seguimos o mesmo caminho. E tal é a Terra em que vivemos, pois!
    Se essa gente não quer NÃO tem jeito, pois é um DIREITO mesmo que a tolice e a falta de visão se tornem inflexíveis! Apesar de tudo o passado se mantém e a minha camiseta com o "GIBI" idem, onde quer que haja convenção ou lugares que EU queira ir...e ninguém se atreve!!!
    Pena que haja pessoal engajado em ter dinheiro, visão curta, desacerto e com falta de imaginação...
    O bonequinho (sic) do GIBI me é muito querido e as revistas com ele estão em meu coração. Acho uma lástima fechar um Blog por causa de uma desfeita em plena democracia pluralista, onde se devia ter tolerÂncia zero e conhecimento de causa para evitarmos aborrecimento entre nós. Sou leitor de quadrinhos há quase 45 anos e tenho pena dessa realidade entre nosso povo. Fiquei surpreso com a empreitada daquela família, mas direito é direito e etcetera...
    Adoro scan e o faço, mas ainda estou sem site. Espero me dar melhor e evitar essa tôsca mazela do "Direyto Au-toral" que impera incongruente ou má digerida por gente sem consciência e má acostumada...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...