5.10.15

MASSIMO FECCHI...FUTEBOL E OS BEATLES!

Amigos, hoje tenho o prazer de entrevistar mais um grande artista Disney: Massimo Fecchi, que assim como seus Mestres contemporâneos americanos: Strobl, Bradbury, Hubbard e Alvarado, também trabalhou com a MGM, Warner Bros e os Estúdios de Walter Lantz - reproduzindo fielmente seus famosos personagens - nessa sua espetacular carreira de sucesso. Fecchi é casado, tem dois filhos e vive com sua família em Roma. 

Como está, Maestro Massimo Fecchi, eu sou Luiz Dias do Brasil, do blog "Chutinosaco" e eu estou fazendo entrevistas com os "Grandes Autores de Todos os Tempos da Disney". Obrigado por participar.



1) Mestre Massimo Fecchi, conte sua história: quando e como começou sua carreira - fale de seus personagens: "Picchio e Pacchio" - do seu trabalho como animador no Jet Studio - ou desenhando personagens de Walter Lantz, MGM, Warner Bros, e tantos outros em sua incrível carreira?


R: Eu comecei a trabalhar em 1964. Eu tinha acabado de completar 17 anos de idade, recém-formado do "Istitute D'Art", em Roma.
Os meus primeiros personagens foram: "Picchio e Pacchio", que saiam num jornal de circulação nacional , o "L'Unità".
No mesmo período, comecei a minha colaboração com o gibi bimestral para crianças: "Miao" que durou vários anos.
Nêsse mesmo ano eu comecei a frequentar um estúdio de animação (Jet Studio), onde conheci muitos artistas talentosos que foram importantíssimos para o meu amadurecimento como profissional de histórias em quadrinhos.
Paralelamente, participei na "Lucca Comics" de um concurso para um nôvo personagem de quadrinhos. E eu ganhei o primeiro prêmio (Ex aequo com outros participantes) com o personagem: "Glóbulo Vermelho".
Eu já tinha cerca de 20 anos, naquela época - e também colaborava com um conhecido estúdio de produção de quadrinhos em Roma (Sandro Rosi), onde se destacava o estilo das histórias ("Jacula" e "Kriminal") que além de engraçadas, apresentavam uma trama bem mais realista.
Era o estúdio Rosi, onde eu era responsável pelos desenhos a lápis, o que foi uma experiência importante para mim.
Foi então que fui convidado para colaborar com uma revista bem conhecida produzida em Roma, chamada: "Tele Zecchino" onde eu criei alguns personagens (Entre êles, o Giusepppe) e trabalhei alí, por mais de cinco anos.











Ao mesmo tempo, a "Giolitti Studios" - uma agência de quadrinhos romana (Alberto Giolitti) - me colocou em contato com a produção da Western Publishing (Warner Bros, Walter Lantz e MGM) onde comecei a desenhar todos os seus personagens ("A Turma do Pernalonga", "O Pica-Pau" e "Tom e Jerry" - 1971-1974) para os EUA.
Foi a primeira vez que me aventurei neste tipo de desenho, porquê até então o meu interêsse sempre foram as tiras de quadrinhos francêses, que eram um pouco diferentes, estilisticamente.





Um editor alemão (Rolf Kauka) se interessou por meus desenhos e me convidou para trabalhar exclusivamente com a sua produção de gibis.
Desde então, desenhei por mais de 25 anos para a Alemanha, os personagens dêle: "Fix e Foxi", "Lupo" e vários outros muito conhecidos naquele país ("Knax", "Pumuckl", etc).






Quando o gibi de "Fix e Foxi" foi cancelado, eu criei o personagem "Odysseus", que teve  algumas edições publicadas na Alemanha.
Após esta experiência, e outras colaborações na Itália (Edizione San Paolo) e na Alemanha (Hann Films) eu fui chamado pela editôra dinamarquêsa Egmont para desenhar os  personagens da Disney, onde eu trabalho até hoje!




2) Quando, e como você começou a desenhar os personagens da Disney e qual sua primeira história? E também, onde e como você fundou o "Fecchi Studio", e quem eram seus membros?


R: Como eu disse, eu vim para a Disney depois de muitas experiências na Itália, nos EUA e na Alemanha perto do fim do século - era o ano de 1997.
Faziam 33 anos desde a publicação das minhas primeiras histórias!
Minha experiência desenhando personagens tão famosos, foi muito desafiadora, e eu sempre realizei tudo com entusiasmo.
A editora (Egmont) me pediu para tomar como modêlo para o meu desenho o Pato Donald que foi projetado na Itália, e não o "Donald estilo Carl Barks", publicado também naquele gibi, até então.



Eu esqueço o título da minha primeira história ("Flower Power" - Roteiro de Darko Macan - Inédita no Brasil) mas lembro que era com o Pato Donald, lutando com flôres tóxicas, que mudavam a personalidade de quem as cheirava.



Fundei o Fecchi Studio por volta de 1980, quando eu estava trabalhando para a editora alemã, pois eram muitos os pedidos de trabalho. 
Eu me ocupava dos traços de cada história, enquanto minha equipe me ajudava nas côres e arte-finalização.
Entre seus membros estão: Rodolfo Valcarenghi, um ilustrador talentoso que durante 50-70 anos, fêz muitos cartazes de cinema - o seu filho Marco, que ainda me ajuda nas tintas e o Luca Magi, sempre presente com seus "lápis incríveis".



3) Entre muitos textos: "Wendigo"(Tio Patinhas 488), "O Monstro da Lagoa Negra"(Aventuras Disney 14), "A Esfera Negra"(Aventuras Disney 20), "Era Uma Vêz - Urgh"(Aventuras Disney 29) - algumas de suas histórias incríveis, com mais de 40 páginas. Você poderia nos contar como foi trabalhar com os autores: Mark Shaw, Andreas Pihl e Peter Snejbjerg?




R: No passado eu desenhei muitas histórias do casal Laura e Mark Shaw. A característica destes dois talentosos escritores é a sua forma original de projetarem o layout de cada página - que é muito diferente da clássica divisão de 6 tiras em formatinho, (Sistema italiano) por exemplo.





A mesma originalidade que usa o Peter Snejbjerg, e que depois de tantos anos, eu até admito que desenhei poucas histórias dêle. 
Mas, por coincidência da sua pergunta, atualmente eu estou desenvolvendo um texto do Peter, chamado: "Daisy and The Green Slime"! Do Andreas Phil eu só desenhei uma: "A Esfera Negra" - mas, essa eu me lembro muito bem - porque nessa aventura apareceram o Mickey, Pateta e João Bafodeonça - e foi a primeira vêz que os desenhei. Eu tive o prazer de conhecer pessoalmente tôdos êsses hábeis escritores, numa reunião, lá em Copenhagem.



4) Você também trabalhou com Carol e Pat Mac Greal - por favor, poderia falar sôbre as histórias: "Em Algum Lugar do Passado"(O Pato Donald 2398), "Perdidos no Paraíso"(Aventuras Disney 19), "Operação Noite Eterna"(Mickey 793), "Que a Farsa Esteja com Você"(Aventuras Disney 8) . Conte-nos, como foi desenhá-las?

























R: Êste casal de escritores têm utilizado em muitas de suas histórias, um humor muito próximo ao meu gôsto pessoal. Adoro desfrutar de suas "gags" e as desenho com muito prazer. Eu acho que é muito importante para o sucesso de uma boa história - uma certa troca de pontos de vista - entre o escritor e o desenhista.




5) Como foi para você viabilizar a aventura: "Ratos na Caixa-Forte"(Tio Patinhas 490) que foi uma idéia originalmente lançada por Carl Barks, e adaptada por Geoffrey Blum?



R: Esta também é uma história que fiz há muitos anos atrás - e me lembro com prazer - não só porque foi inspirada na idéia de Carl Barks - mas também porque foi publicada também na Itália, acompanhada pela minha biografia e pela primeira vez eu fui apresentado aos fãs da Disney, por lá. Foi o meu regresso depois de uma longa ausência de meu país natal, que durou quase 30 anos.



6) Eu sei que você gosta de futebol - qual o seu time favorito, e o que sabe sôbre o meu país, o Brasil? E por falar nêsse esporte - como foi desenhar a  história em 2006: "A Copa Universal" (Futebol Disney 2014 -1) de Paul Hallas?


R: Sim, eu gosto muito de futebol e sou torcedor do Roma, o time da minha cidade. Talvez você não saiba, mas um grande jogador de seu país, o Paulo Roberto Falcão foi realmente coroado como: "Oitavo Rei de Roma" assim como o zagueiro Aldair foi apelidado carinhosamente de: "Pluto" - exatamente como o famoso personagem de Walt Disney.
Devo mencionar também: Toninho Cerezo, Cafú e tantos outros!
Eu desenhei diversas histórias dedicadas aos Mundiais e a última foi sôbre a Copa do Mundo no Brasil, no ano passado.
Provávelmente não tenha sido publicada ainda por aí, o título é "Talent Native" - um roteiro de Gorm Transgaard.
("Talento Nativo" - História que foi publicada em: "O Pato Donald 2432")
Estou lhe enviando o original da primeira página, onde eu desenhei o Zé Carioca, em homenagem ao Brasil!



E agora, observe na segunda página, no sexto quadro, onde aparece um jogador que admiro, o número 10 - Totti, o capitão do Roma!






7) Eu sou um fã dos Beatles, e gostaria de agradecer por seu espetacular desenho para a exposição: "Os Beatles em Quadrinhos" no "Festival de Quadrinhos de Munique" (2014), no estilo Disney. Você é um fã dos: "Fab Four"?


R: Sim, eu sou um fã dos Beatles e curto a sua música desde 1962, até os dias de hoje. Fui convidado para participar da exposição em Munique porque eu realizei alguns anos atrás (2007) uma história sôbre os Beatles ("As Canções Perdidas dos PatoBeatles" - "O Pato Donald 2367") escrita por Laura e Mark Show. Estou te enviando os originais de algumas páginas desta aventura.


Desculpe, eu conheço pouco dos "Fab Four". Os "meus" são bem originais, mas...serão sempre uma cópia!











8) Mestre Massimo Fecchi, você também desenha o "Lobão" e o "Lobinho". Você sabia que nós aqui no Brasil, gostamos muito desses 2 personagens? Eu me pergunto se podería me enviar um desenho autografado, para mim e para seus fãs brasileiros? 
E poderia deixar também uma mensagem no final desta entrevista?


R: Eu desenhei o "Lobão" só algumas algumas vêzes porque, infelizmente, aqui na Europa esses personagens estão desaparecendo. Eu não sabia que eles tinham fãs no Brasil. Foi um trabalho que fiz com muito prazer, porque - ainda que distante - me lembrou dos personagens "Fix e Foxi" que eu desenhei por muitos anos. Enviarei em breve um desenho autografado, mas precisa me especificar qual personagem da Disney você quer. (Aí está, "Lobão" e "Lobinho" jogando futebol)
Por hora, eu envio um grande "Olá" para todos os meus leitores e fãs do Brasil, esse grande país que mora no meu coração!





MASSIMO FECCHI

4 comentários:

  1. IMPERDÍVEL PARA OS AMANTES DOS QUADRINHOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve, grande Alberto!!!
      Tem razão, êsse artista é demais!
      E beatlemaniaco, como nós! (Rsrsrs)

      Um abração!
      Luiz Dias

      Excluir
  2. Ótima entrevista. E que bom saber que um cara tão especial também curte os Beatles, realmente os caras que fizeram as melhores músicas de todos os tempos. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Willians.
      Tem razão, Fecchi é mesmo especial!

      Um abraço!
      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...