6.3.16

A RESTAURAÇÃO DO MEU TIO PATINHAS - PARTE 1

Amigos e visitantes do "Chutinosaco" - como devem lembrar, no ano passado eu participei da "V Gincana Esquiloscans" - e ao conquistar o segundo lugar, ganhei um prêmio inesquecível que me fêz voltar no tempo imediatamente ao ano de 1963: "Almanaque Tio Patinhas 1".
Através de de um gentil oferecimento de Edilson Souza - um dos fundadores do Grupo - que também é um exímio restaurador de gibis clássicos - está sendo feito um trabalho magnífico, trazendo de volta tôda a magia do velho almanaque.  
Como um presente muito especial, êle nos oferece uma incrível "narração visual" - passo a passo - da restauração feita por êle, em detalhes, demonstrando a sua capacidade e amor pelos quadrinhos Disney.
Espero que curtam assim como eu, a expectativa incomensurável de ter nas mãos - em breve - êsse clássico da Editora Abril!  















































































































































































































































































































































































































































































































































EM BREVE...MAIS UM CAPÍTULO...AGUARDEM!


28 comentários:

  1. Maravilhoso trabalho!Tenho alguns exemplares antigos necessitando de uma restauração e não fazia idéia de como fazer!É emocionante ver alguém dedicar tanto trabalho em algo que a gente viu(e reviu)na infância!E muito bom saber que as revistas Disney também fizeram parte da vida de mais alguém além de mim!Só tenho à agradecer todos vocês,restauradores que digitalizam e nos presenteiam com estes pequenos,mas significantes pedaços da minha infância!
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, nighrider! Sensacional a dedicação do Edilson, que realmente revive o passado atavés de sua habilidade!
      Um abraço!

      Excluir
  2. Está aí um verdadeiro artista da restauração real de sonhos de infância.
    Parabéns pela dedicação e habilidade.
    Não fazia ideia de como era feito este trabalho.
    Ficamos no aguardo da segunda parte, envolvendo as capas e a lombada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, desde a hora em que Edilson fundou o Grupo Esquiloscans com o Lobopuava, já demonstrava o amor pelos quadrinhos, agora restaurando as impressões clássicas!
      Um abraço.

      Excluir
    2. PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO, CONCORDO COM O NIGHRIDER, EU TAMBÉM PASSEI MINHA INFÂNCIA LENDO AS HISTÓRINHAS DA DISNEY, E TENHO MUITOS EXEMPLARES QUE GUARDEI DA ÉPOCA...TENHO COMIGO 3 EXEMPLARES DO NUMERO 1 QUE GUARDO A 7 CHAVES...aBRAÇO

      Excluir
    3. PARABÉNS PELO MARAVILHOSO TRABALHO, CONCORDO COM O NIGHRIDER, EU TAMBÉM PASSEI MINHA INFÂNCIA LENDO AS HISTÓRINHAS DA DISNEY, E TENHO MUITOS EXEMPLARES QUE GUARDEI DA ÉPOCA...TENHO COMIGO 3 EXEMPLARES DO NUMERO 1 QUE GUARDO A 7 CHAVES...aBRAÇO

      Excluir
    4. Bom dia Vlademir! Tu tens 3 edições número 1 do Tio Patinhas?

      Excluir
  3. Luiz:
    Saudações!
    Você aconselharia utilizar lâmina de bisturi ou mesmo "gillete" para aparar os fios?
    Tenho uns gibis (e também livros!)aqui que tentarei reformá-los pela técnica demonstrada.
    Forte abraço e grato pelo trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Budu, eu perguntarei ao Edilson sobre sua dúvida, e em breve certamente lhe responderá, através destes comentários, ok?
      Um abraço!

      Excluir
    2. Budu, um recado do Edilson sobre a sua pergunta:

      - Em tempo... eu não uso lâminas para cortar os fios, porque
      sempre teria que aplicar alguma tensão nelas, por isso eu
      prefiro as tesouras e alicates.

      Um grande abraço!

      Excluir
    3. Luiz:
      Saudações!
      Sempre há um motivo para o não-uso do que seria, aparentemente, uma solução mais fácil.
      Realmente uma aula a explicação. Espero pelas próximas e fico muito grato a ambos.

      Excluir
    4. Grande Budu, estamos sempre às ordens! Espero que as dicas do Edilson sejam muito úteis para você e os amigos do "Chutinosaco"!

      Um abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  4. Show, ansioso pela segunda parte. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha! Saber como é feito um trabalho tão magnífico como esse é como um sonho realizado, todos os fãs de gibis tem o tiveram vontade de estar ar suas relíquias a fim de ficarem como novas, obrigado Luiz por nos proporcionar esse momento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonnes, você tem razão. O trabalho do Edilson restaurando este gibi, realmente nos emociona. Que bom que vocês estão gostando de acompanhar esta saga.
      Um abraço!

      Excluir
  6. Puxa vida, que trabalho legal!!!
    Espero para conhecer como o artista irá reconstruir a lombada e as partes que faltam da capa.
    Parabéns pela dedicação e qualidade de uma verdadeira restauração do mundo real, com cheiro e tato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Almir! Todos nós estamos ansiosos para saber como ficará o resultado final desta "jóia"!
      E o carinho com que êle trabalha, é incrível!
      Um abraço!

      Excluir
  7. MUITOO legal..na espera!!! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Xandro, todos estamos muito ansiosos mesmo!
      Um abraço!

      Excluir
  8. Espetacular! Tenho muitos livros antigos (nem tantas revistas, infelizmente) que estão precisando de um reparo. Talvez eu siga esses passos qualquer dia desses. No aguardo do "próximo capítulo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gabriel! Esta aula de restauração do Edilson realmente nos faz querer saber muito mais sobre o assunto. Um abraço!

      Excluir
  9. o que dizer...S E N S A C I O N A L.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve grande Ricardo!
      Ficou mesmo, simplesmente INCRÍVEL!
      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Da foto 12 pula para a 14. Foi só erro na hora de renomear os arquivos ou realmente ficou faltando a foto 13?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, eu te agradeço pela observação. Devido ao fato que ainda estou sem computador, eu realizo as postagens numa Lan House de um amigo. Infelizmente, por isso eu não coloquei a foto 13, que agora foi anexada.
      Abraço.

      Excluir
  11. Impressionante o zelo! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo, meu caro Nunjo!
      Realmente o Edilson tem muito capricho nas suas restaurações!
      Um abraço!

      Excluir
  12. É muito bom aprender mais técnica
    Os livros sofrem muito com adesivo de todo tipo, carimbo, dobra, até recorte.
    Como papel de miolo de pinheiro mal dura 100 anos, não restauro mais fisicamente. Só restauro o escaneio, digital.
    Imprimindo fica melhor que o original

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...