1.5.14

ZÉ CARIOCA 895

Em homenagem ao "Dia doTrabalho"...trazemos um gibi do "Zé Carioca"!
Scan: Ricardo Drehmer / Tratamento: Vargas do Gremio

6 comentários:

  1. Caro Luiz Dias:

    Quando criança, eu sempre quis dar ao universo Disney uma realidade concreta ou ao menos ver o mundo real sob os olhos dos personagens Disney.

    Quando eu tentava transportar minhas fantasias disneyanas para o mundo real como, por exemplo, tentando imaginar o que eu faria se tivesse uma máquina do tempo, logo eu me decepcionava pois não achava nem um pouco divertido voltar ao tempo do Dom Pedro I ou do Duque de Caxias ou do Pedro Álvares Cabral.

    Por isso, imaginava minhas aventuras no próprio universo Disney, já que a realidade fantasiada não era compatível com a realidade concreta por não proporcionava as mesmas emoções que a fantasiada.

    Acho, na minha opinião, que esta foi a minha maior decepção depois de adulto com o mundo mágico que eu vinha criando desde a infância.

    É lamentável que depois de muitos anos, após meus 40 anos de idade, deparei-me com uma coleção chamada Enciclopédia Disney, lançada em fascículos semanais em 1972 que ao final de um volume se encadernava os fascículos.

    Vi essa coleção pela primeira vez numa biblioteca pública e passei a ler os volumes aos poucos, visto que não podia emprestá-los.

    Certa vez, num sebo, vi essa coleção completa e acabei comprando-a.

    Era justamente o que me faltava para criar uma, digamos, interface de minhas fantasias infantis com a realidade concreta.

    Essa coleção se constitui de 9 volumes e trata de Botânica, Zoologia, Mineralogia, Antropologia, Geografia, etc., enfim, tudo aquilo que gostaríamos de conhecer e saber mas não tínhamos com quem aprender ou para quem perguntar.

    Tudo isso é mostrado nessa enciclopédia através de histórias com os personagens Disney e me espantou bastante a profundidade dos assuntos nela tratados, dignos de um curso superior hoje em dia.

    Por isso, agora comprei um scanner formato A3 para digitalizar essa enciclopédia (são 9 volumes cada um com 220 páginas em média).

    Assim que tiver o primeiro volume digitalizado eu o postarei na Internet e lhe passarei o link do mesmo.

    Continuarei digitalizando os demais volumes e espero deixar para vocês essa enciclopédia de inestimável valor para os fãs Disney, visto a mesma se constituir numa ponte entre nossas fantasias subjetivas e a realidade concreta dos fatos, dando-lhe um novo encanto, dirimindo com isso nossas frustrações entre a realidade fantasiada e a realidade concreta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha certeza meu caro João, que a web vai agradecer à você eternamente pela obra que vai colocar à disposição de todos - pois, pelo que bem me lembro, essa Enciclopédia foi um marco na cultura Disney comercializada no Brasil.
      Além disso, as ilustrações também são incríveis! Um abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
    2. Luiz Dias:

      He, he... Eu considero esta enciclopédia como sendo o verdadeiro Manual dos Escoteiros-Mirins e também do Professor Pardal.

      Nela se encontra tudo que se conhece cientificamente hoje no que se refere às Ciências Naturais.

      Fazia tempo que eu queria digitalizá-la mas a oportunidade só surgiu agora, visto que eu precisava comprar um scanner e fui à Kalunga.

      Lá vi esse modelo de tamanho A3 que era justamente o que eu precisava para digitalizar a enciclopédia, pois o tamanho A4 era muito pequeno.

      Nem sabia que existia scanner tamanho A3 e por isso não hesitei em comprá-lo.

      Pena que não seja maior senão eu digitalizaria 2 páginas por vez mas, o importante é estou conseguindo digitalizar pelo menos 1 página inteira por vez.

      Excluir
  2. Obrigado pela postagem.
    Alain

    ResponderExcluir
  3. Três incríveis Zé Cariocas! e que venha essa Enciclopédia Disney do João. Grato.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...