11.2.12

AS NOZES DO APOCALIPSE

Na realidade, este post é sobre uma discussão sobre o grupo "Esquiloscans" que existe desde 2004 e ofereceu algumas "nozes" para o "Quadradinhos Patópolis". Eles mandaram um recado pelo blog do Miguel pedindo que os internautas mandassem para eles - scans de gibis Disney dos anos 1980 em diante, pois segundo eles mesmos - já estão com TODOS números de "Pato Donald, Zé Carioca,Mickey, Tio Patinhas e Almanaque Disney" até 1979.
Não compartilham isso com mais ninguem - à não ser 30 e poucos "associados" que trocam scans, vendem revistas, fazem leilões(Aberto a todos) e agora, pedem auxilio aos pobres(Não de renda ou classe social) internautas como eu e vocês - amantes dos quadrinhos para suprirem o que lhes falta - sem disponibilizar tudo que eles tem...GRATUITAMENTE para todos os blogs. 
O representante explica que é por causa de um "estatuto" que a maioria decidiu, por acharem que serão perseguidos pelas editoras (Rsrsrsrsrs).
Se fôsse assim - a Abril (Paulo Maffia), Panini, etc... não acompanhariam(Como tem feito) com interêsse o aumento de vendas de suas revistas no Brasil - graças a malucos apaixonados como nós!!
Claro que ofensas não serão feitas a ninguém por isso - apenas falo por mim e o "Chutinosaco" - que administro sózinho e pretendo ter até morrer (Pelo menos espero) - independentemente de problemas financeiros e familiares!
Só quero agradecer à pessoas como: Vargas do Grêmio, Antonio Ayres, Justin, Bartolomeu 777, Chemakinho, Che Guavira, Chesco36, Carlos Fiorelli, Gyzmo, Miguel Altmann, João Borba, Phantoms - enfim, todos...desculpem quem não citei aqui - pela extrema bondade e dedicação com seus blogs e doações de scans que têm, e que mudaram a cara da web... e tudo isso "SEM ESTATUTOS".

Estatuto para mim é LIBERDADE! 
Bom fim de semana MESMO!


Luiz Dias

21 comentários:

  1. Oi Luiz, obrigado pelas tuas palavras de reconhecimento....tenho ha algum tempo os scans do Tio Patinhas 4 em bruto...que vou tratar e partilhar com todos em breve :)

    Que a partilha continue, sempre livre, gd abco,
    Gizmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gizmo, maravilhoso!!! O reconhecimento é de coração mesmo - para todos vocês! Que também possa em breve nos brindar com esse "Tio Patinhas 4 - O Barco das Atrações" - pois irá nos ajudar a contar mais um pouco da história recente dos quadrinhos Disney no Brasil!
      Obrigado e um abraço!
      Partilhar sempre!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Confirmo...uma das histórias é mesma o barco da atracções.....cortesia do João Borba.
    É a ele que temos de agradecer :)

    Continua também o excelente trabalho que tens feito! Os teus scans estão sempre otimos!!!!

    Gd abco,
    Giz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo e por favor, Gizmo...mande um grande abraço do "Chutinosaco" para o sr. João Borba, pelas contribuições doadas para o mundo todo!

      Abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Essa historinha de perseguição dita por essa gente do "Esquiloscans" é uma bobagem ao meu ver, pois a cópia de uma revista que não está mais disponível para venda não interessa a editora. Sem contar que a grande maioria sabe que scans não substituem uma revista física, é diferente de músicas e filmes...

    Eu tenho vários scans no 4Shared há anos e nunca nenhum foi deletado, nem mesmo agora com essa história do Megaupload o meu material foi deletado (o 4Shared andou removendo arquivos e contas suspeitas).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem razão leorj76...a meu ver, o clube do "Bolinha Esquilo" parece não ser a ponta do iceberg. Eles existem há muito tempo com seu egoísmo e de repente...CRÁS, SÓC, PLAFT!! Querem colaborar gratuitamente com nossos blogueiros amigos, que fazem isso por AMOR? No mínimo é esranho a atitude do rapaz...será um "dissidente" perdido?? O Justin conhece bem esses caras e suas nozes guardadas com estatutos.
      O bom nisso tudo é que a gente tá mais unido que nunca...mostramos força e vamos continuar!

      Excluir
  4. Oi Luiz, creio que o negócio e pagar pra ver e continuar questionando eles no proprio anúncio que fizeram. Pode ser um desejo sincero de compartilhar ou pode ter segundas intenções? Bom, eu sinceramente não sei. Nunca fiz parte do grupo e por isso não posso julga-los.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, Justin...nós temos o direito e o dever de nos mantermos fieis ao que nós acreditamos. Quando deixamos até de cuidar de nossas vidas particulares para cuidarmos de nossos blogs, o fazemos por amor.
      Os quadrinhos para mim - particularmente - moldaram meu caráter na juventude - com suas noções de amizade, familia, lealdade, etc. Por isso a cada nova postagem de gibis que descubro - ou algum amigo coloque em seu blog ou que alguém doe para que eu possa publicar - me transporto de novo de forma saudável para aqueles tempos. Eu questiono apenas os tais "estatutos" deles... por que foram desde 2004 irredutíveis, e agora do nada - compartilham?
      Mistério!!!!

      Um abraço, amigo.

      Excluir
    2. Uma coisa que eu acho perturbadora neles e a atitude prepotente, eles já estão achando ruim só o fato do povo questionar a atitude deles. A gente deve continuar comentando sem medo, se for falsidade uma hora a máscara cai (como parece que ja esta caindo).

      Excluir
    3. Eles não economizam prepotência...inclusive você deve ter percebido que eles ficaram loucos com comentários naturais dos amigos(Pois todos temos que saber porque desta mudança deles)e só gostaram mesmo daqueles que opinaram de forma moderada.
      Existe realmente algo estranho que ainda não consegui perceber...quem tem tantos "colecionadores renomados" - como se denominam - com medo das editoras, não tem revistas dos anos 80? Que "raio de colecionadores" que tem o primeiro Tio Patinhas(1963), por exemplo... e não tem um "Pato Donald" de 1982??
      A máscara vai cair...daqui a pouco, eles vão postar outra coisa no QA.
      Em breve descobriremos!

      Excluir
    4. Bom, nesse caso só tem mesmo de esperar pra ver, né?

      Também nunca pensei que por compartilhar um scan eu fosse xingado pelos que defendem exatamente a liberdade e partilha dos mesmos.

      Embora se deva admitir que é um tanto paranóico da vossa parte. Como é possível pensar que um blog acabaria pelo fato de distribuir um scan dos Esquilos?


      Sinceramente acharia muito mais credível o fato de nós querermos restaurar por vossa conta os tais 12000 scans...

      E aliás não precisa pagar pra ver nada. Estendo a vocês a mesma oferta que fiz (e foi aceite pelo Miguel do QP): Estamos dispostos a liberar os scans através dos vossos blogs, xuti e QA, aliás se não tivesse acabado era onde eu iria primeiro ao QA.

      Mas sem paranóias, sem Clubes do Bolinha sem egoistas, etc, etc. Sem folclore por favor. Nós temos scans que queremos divulgar. Vocês divulgam scans. Porque toda essa crispação agora que os terriveis estatutos estão caindo aos pedaços?

      O muro de Berlim tb não caiu?...

      Se houver interesse é só comentarem afirmativamente e entrarei em contato em privado para acertar detalhes...

      Até mais,

      Paulo

      Excluir
    5. Amigo Paulo...reconheço sua boa vontade em esclarecer e por isso, lhe digo sem paranóia: EU NUNCA QUIS DIZER QUE OS BLOGS ACABARÃO POR VOSSA CAUSA - DIGA-SE, ESQUILOSCANS!
      Sou o único responsável pelo "Chutinosaco" e meus 2 comentários no "QP" do meu amigo Miguel é que até então ninguém estava entendendo nada - até que um colega seu (Se não me engano o sr. Victor)disse que colocou suas mãos em gibis que nenhum mortal sonhou tocar!(Isso é prepotência, ou não?)
      Minha indignação com tal frase infeliz de um fundador de um grupo tão importante - que a meu ver, demonstrou desprêzo por opiniões contrárias...me fêz escrever uma "Chutimensagem" sobre o assunto.
      Nada pessoal, só LIBERDADE DE EXPRESSÃO!
      Eu tenho absoluta certeza que o trabalho de vocês é competente...seus colecionadores, leilões, os seus artigos, seus "tira-gostos", suas informações - enfim - sobre os quadrinhos Disney são incriveis!
      Se os senhores colocarem em circulação no "Quadradinhos Patópolis" um "Patusco 1" ou um "Rato 142" por exemplo - vou entender que vão disponibilizar exemplos raros de gibis importantes em suas épocas, com desenhistas contratados que mudaram os quadrinhos Disney!
      O "Quadradinhos Patópolis" é um exemplo de trabalho sério - assim como o "Quadrinhos Antigos"(Que voltou), o "Che Guavira", "Bartolomeu 777", "Tralhas Várias"(Que até vai lançar um "Patusco 4" em breve) e outros amigos...que não vão parar.
      Inclusive, qualquer gibi dos anos 80 que os senhores quiserem, podem fazer download - aqui e nos blogs irmãos(Afinal, nós divulgamos scans para todos, claro).
      Paulo, certamente suas palavras esclarecedoras só vão nos fortalecer ainda mais. Eu entrevistei recentemente o mestre Luciano Gatto(Veja no blog) e ele disse que não tinha idéia de como os quadrinhos brasileiros utilizavam o material italiano hoje em dia de maneira tão predominante - até suas capas, inclusive(E nós, brasileiros; vamos desenhar na Dinamarca).
      Tenho 53 anos e quando garoto, ficava louco cada vez que chegava a sexta feira - para saber qual era a piada do Jorge Kato que estaria nas capas dos gibis do "Pato" e do "Zé"(Fraude ou não).
      Por isso eu tenho o "Chutinosaco" que começou em 2007 como um blog opinativo e se transformou em junho de 2011 num local comunitário de compartilhamento de gibis participativo e onde todos são bem vindos - inclusive vocês - desde que se apresentem desarmados de qualquer hostilidade e realmente sejam democráticos(Para ouvir e não só falar).
      Até mais

      Luiz Dias

      Excluir
    6. Tudo bem gente, agradeço o acolhimento.
      Como todas as mudanças que parecem radicais, esta não o foi tanto assim. Como em todos os grupos há fações. Digamos que com a entrada de gente um pouco mais visionária a coisa foi mudando com a velocidade de caracol...
      Mas o balanço ainda é precário. Mudar mentalidades leva tempo e também ninguém disse que eu não tenho minha dose de paranóia, principalmente apanhado entre dois fogos.
      Pra quem está de fora parece que foi tudo num instante mas não foi, eu garanto.

      E se mais garantia for necessária quem está postando, sem prepotência, é atualmente o webmaster, pau para toda obra, e nª 2 lá do grupo.

      E pode dizer sim que sou meio dissidente, aliás sempre fui, só que tenho paciência, muuuita paciência. Ali estava um acervo histórico acumulado durante 3 anos antes de eu lá chegar criando bafio. Tive de esperar 4 anos até que outras pessoas como eu fossem entrando pro grupo e ir corroendo o muro aos poucos.

      Chega de testamento. Uma das suas perguntas Luis, porque só temos até 1979? Sabe quanto tempo leva conseguir e escanear gibi dos 50 e 60? Os grandes colecionadores só se dignam a deixar escanear as que compram de duplicata devido aos valores envolvidos...
      No entanto temos colecionadores mais jovens (e bem fanáticos, eh eh) que tem tudo dos 80, e só não temos é gente e tempo. Daí o famoso e ignóbil pedido ou recrutamento ou o que queiram chamar.

      Ao contrário do que se pense, só uns 5 ou 6 do grupo produzem trabalho nos scans.

      Daí também o fato, do qual já dei conta ao Miguel, que a reatauração, no sentido de por bonitinho, cor avivada, etc. não é uma das nossas preocupações devido ao volume de gibi que escaneamos.

      Digo então a vocês como disse a ele, que se houver restauro feito, isso será segundo o VOSSO critério e segundo os VOSSOS termos.
      Nós não necessitamos de restauro nos nossos originais, obrigado. Ninguém se necessita de sentir usado.

      Agora, como já percebi que há mais scan do que restaurador, e rebentar o dique significaria exceder os recursos dos blogues, proponho o método da torneira, uns 4 por mês de acordo com o vosso ritmo e disponibilidade.

      Já prometi o TP 1, o AD2 e o DE 1 ao Miguel,
      mas como ele está também no mato sem cachorro de tanto scan, talvez uma coisa útil seria se reunirem os três (Luiz, Justin e Miguel) e combinarem quem fica com o que e quando.

      Evitaria o 'mas já temos esse daí' e otimizaria recursos.Acho eu. Só sugestão. Numa boa.

      Senão, eu começo enviando links segundo o meu gosto, mas sinceramente acho que coordenando esforços a coisa seria mais eficiente.

      Obrigado pela oportunidade.

      Abraço,

      Paulo

      Excluir
  5. Caro Paulo, em primeiro lugar ninguem te ofendeu, nem aqui nem no QP. Estamos discutindo como fariamos com qualquer outro assunto, ver um grupo fechado querendo compartilhar scans de uma hora pra outra e coisa que nao se ve todo dia. O QA na verdade nao acabou, so mudou de dono.

    ResponderExcluir
  6. Mudando de assunto Luiz, naquela entrevista que fez com ele, o Paulo Maffia te falou o que achava dos scans?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Justin...só pelo Facebook, onde comecei os contatos para entrevista - comentamos sobre isso. Como expliquei do meu blog, ele acessou e viu. Ai ele disse que achava interessante e que se não fôssem gibis com menos de 5 anos, não achava problema algum em postá-los. Na realidade, ele já contribuia com informações para o "Planeta Gibi!

      Um abraço, amigo!

      Excluir
  7. Boas,

    estive aqui a ver algumas das minhas revistas e tenho a: "Almanaque do Tio Patinhas n. 4" da Abril datada de Fevereiro de 1988. A primeira história é "Uma Aventura no Pólo Norte". Não sei se esta é mesmo uma das que querem... se for trato de fazer scann e enviar. A capa é azul com o Tio Patinhas à frente do símbolo do cifrão.

    Phantoms

    ResponderExcluir
  8. Caro Phantoms...prazer em falar contigo. Este "Almanaque do Tio Patinhas 4" faz parte de uma série de 16 revistas lançadas de 1986 até março de 1996. A que me refiro(TP 4) foi lançada em dezembro de 1964 e até fiquei sabendo que, em breve o "Tralhas Varias" vai lançar - cortesia do João Borba. Agora a sua revista seria igualmente importante(1988)para colocar no blog - por ser da segunda série do Tio Patinhas e se quiser enviar, aceitaria de bom grado.
    Um abraço e obrigado.

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Luis,

    Muito sensata a sua opinião e a forma que este assunto foi tratado por voce. Concordo em genero, numero e grau com sua mensagem.

    De minha parte, que tenho uma coleção de gibis da decada de 80 e estou scaneando aos poucos em parceria com o Gizmo e com o Miguel, pretendo sempre disponibilizar em blogs e deixar em aberto para todos.

    E qualquer coisa que precise, é só avisar.

    Abraços e tudo de bom

    D'Alencar
    A Gibiteca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. D'Alencar, obrigado pelas suas palavras e o apoio. Saiba que é recíproco, pois acredito que temos uma missão prazeirosa de nos divertir, divertindo os outros.O pensamento é cada vez mais união, com todos os blogs otimizando obras digitais do papel impresso para seus visitantes.
      A discussão está nos levando a um consenso saudável e quem vai ganhar?
      TODO MUNDO!

      Um abraço...e boa semana.
      Luiz Dias

      Excluir
  10. Luiz Dias:

    Que droga!

    O blog EsquiloScan tem uma mina de ouro que faria feliz qualquer aficcionado das revistas Disney e não quer compartilhá-la conosco, pobres mortais.

    Não faço idéia do que eles pretendem com tal atitude mas garanto que hoje a moda é compartilhar e distribuir pois o vídeo-game veio para ficar e cada vez mais as histórias em quadrinhos mais se parecem com um jogo de vídeo-game do que com uma revista em quadrinhos tradicional como as conhecemos no passado.

    Portanto, negar acesso a tal acervo gibizesco às pessoas somente contribuirá para que os quadrinhos morram definitivamente e desapareçam por completo da consciência popular.

    Vocês podem até pensar que não mas eu ainda leio os bolsilivros de espionagem, de faroeste, terror e ficção científica.

    Sempre que encontro algum sebo que os vende a 2 reais cada, eu os compro às centenas pois sei que tudo isso acabará logo e não quero chorar de arrependimento depois que acabar e não ter aproveitado as poucas oportunidades que ainda tenho de reviver meus amados anos 60 e 70.

    Até mesmo fotonovelas e bolsilivros de romance (Corin Tellado), eu baixo da internet, visto que as mulheres sempre me pareceram estranhas e incompreensíveis, principalmente as daquele tempo.

    Lendo as fotonovelas vou compreendendo que tipo de imaginário as mulheres tinham e com isso compreendo-as melhor no presente.

    Que guardem egoisticamente este acervo e os neguem a quem quiserem mas chegará o dia em que este acervo não valerá mais nem mesmo o espaço do HD que ele ocupa.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...