24.11.12

NOVA PATÓPOLIS - VOLUME UM

Daniel Alencar, do blog amigo "A Gibiteca" fêz uma observação e uma profecia...os personagens Disney já estão tão dentro da gente - em nossa corrente sanguínea, cabeça, tronco e membros...que poderiam ser até humanizados! (Vivenciando nossas alegrias e dramas reais)
Partindo dessa idéia genial, ai está para leitura no Chutinosaco e download - o e-book mais aguardado dos últimos mêses: "NOVA PATÓPOLIS"!


Olá, Daniel...você está no "Chutintrevista" especial! 

Oi Luis,

Primeiramente, muito obrigado a você pela oportunidade de aparecer no seu maravilhoso Blog... E outro agradecimento aos seus leitores que estão lendo esta entrevista.


1) Daniel, quando nasceu a idéia de uma "Nova Patópolis"?


Nova Patópolis nasceu da vontade de criar um novo enfoque na Disney. Como eu queria algo inédito, o primeiro item foi destruir Patópolis e refazê-la inteira. E partindo deste ponto, posso voltar no tempo a vontade, realizando diversas referências à obra de Carl Barks, voltar à destruição, a reconstrução, ficar no tempo atual e mostrar como a vida de cada um dos personagens foi influenciada pelos acontecimentos.
E surgiram tantas histórias ao redor de "Nova Patópolis", que o plano de um livro, evoluiu para três (Por enquanto).


2) Você usou o universo Disney como referência ou manteve os valores e personalidades dos personagens?

Na maioria dos casos, mantive os personagens iguais. Só não foi possível fazer isto, quando criei uma situação nova que nunca foi mostrada. Afinal, como fazer uma Maga Patalójika psicótica agir? Então baseado em sua personalidade normal, foi um belo trabalho tentar exibir esta situação com coerência.
E um Donald apaixonado por uma garota independente e segura de si? 
E os sentimentos de tristeza após a morte de alguém? Mas nossos personagens favoritos continuam honestos, legais e bonzinhos. Só estão mais amargurados.
3)Como foi essa experiencia de colocar uma abordagem adulta no meio têrmo da fantasia - uma característica de Walt Disney?

Curiosamente, foi muito natural. Após conviver com o Tio Patinhas e companhia ha mais de 30 anos, sinto como se fossem meus melhores amigos. Mas eu envelheci e eles não (rsrs). Então, simplesmente passei para eles os itens que ganhei com a idade e que faziam falta. Se formos ver bem, as maiores obras dos Quadrinhos são enfoques adultos: "O Cavaleiro das Trevas", "Watchman", "Reino do Amanhã", "A Saga do Tio Patinhas", etc.
Acredito que isto se dê - por que nós adultos - gostamos de ver nossos heróis em situações reais. Claro que a fantasia é legal, compro todos os gibis Disney mensais, mas o enfoque adulto e realista faz falta.


4) Sua idéia é atualissima e deve ser um grande sucesso de leitura virtual...pretende lançar em livro este projeto?

Deus te ouça... hahahahaha... Já pensei nisto, mas creio que depende de muitos fatores. Envolve licenciamentos, royalties, talvez uma censura sobre certos pontos, etc... Mas que seria muito legal, seria. Creio que vou esperar a repercussão do virtual para decidir a respeito.


5)Seria uma "Graphic Novel" sensacional...gostaria de vê-la em quadrinhos?

Com certeza. Ao escrever, vou desenhando as cenas na cabeça, então montar um roteiro seria tranquilo. E ver minha idéia desenhada seria fantástico, ainda mais imaginando milhares de pessoas lendo a minha visão da Disney. 

6)Daniel, deixe algumas palavras para quem vai começar a viajar nesta sua aventura!

"Nova Patópolis nasceu da visão de alguém que ama o Pato Donald e CIA desde os cinco anos de idade e teve seu caráter moldado pelas fantásticas histórias dos grandes mestres.
Ela trará a vocês uma experiencia nova no universo Disney. Então peço a todos que mantenham a mente aberta e aproveitem. E claro, comentem, discutam, divulguem, dêem sugestões!
E posso garantir a vocês, o segundo livro será MUITO melhor do que o primeiro. Vocês não perdem por esperar!

Um grande abraço, Luis 
e tudo de bom.


Daniel  Alencar (Blog A Gibiteca)
Autor

8 comentários:

  1. Preciso ler isso por um motivo.
    Não gostei da idéia do Mauricio humanizar a Turma da Mônica. Na verdade eu gosto da ingenuidade, leveza e simplicidade de traços de todas as HQs até inicio dos anos 80. Atualmente meu interesse é nostálgico. Tenho 54 anos e não tenho mais o espirito juvenil que eu tinha até os 20 e poucos anos. Meu neto está para nascer e meu filho já avisou que ele vai ler mangás de qualidade. É triste. Não posso criticar o que não li, por isso meu interesse nessa edição. Sem preconceito mas com um pouco de pesar pelas novas gerações. Acho que o publico certo para o universo Disney é a criança e o adolescente (??). Aos adultos resta apenas as lembranças pois crescer é preciso.

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante essa abordagem pois quando crianças gostamos das histórias porque nos identificamos com os personagens Disney e depois de adultos já não nos identificamos mais.

    Talvez essa abordagem mais adulta dos personagens Disney fará com que nos identifiquemos com estes personagens novamente.

    ResponderExcluir
  3. Eu acredito que através da leitura dos scans Disney estamos buscando respostas acerca de muitas indagações que nos assaltam o íntimo sobre nós mesmos.

    Somos de uma geração denominada filhotes da ditadura e muitas coisas em que acreditamos naquela época eram irreais, impossíveis e até desumanas, mas como não tínhamos como distinguir a realidade da fantasia, esses desejos de realizações ficaram gravadas em nosso íntimo à espera de uma oportunidade para se resolverem.

    Daí, já numa certa idade sentimos certas frustrações com nossas vidas e não sabemos por que.

    Lendo os scans Disney vamos retomando contacto com essas fantasias absurdas que tomávamos como realidade, ainda em tenra idade, e vamos, aos poucos, percebendo que de fato eram fantasias e não fatos reais como nossa imaginação infantil nos fazia crer.

    Eu até diria que a satisfação desse sentimento nostálgico que toma conta das pessoas acima dos 40 anos de idade é uma reação da própria mente forçando-nos a buscar no passado as respostas para aquilo que não conseguimos realizar até o presente momento.

    Concluindo: no regime militar e outros regimes democráticos encheram-nos a cabeça de merda por falta de coisa melhor para nos oferecerem.

    ResponderExcluir
  4. Hello, good people...

    Ando "meio afastado" deste blog por acúmulo de trabalho...
    Este ano foi barra para mim.....mas...

    Lerei com atenção pontual este livro ....tentarei ser imparcial...afastarei momentaneamente, tudo o que sei e aprendi com a turma Disney dos anos '60 e verificarei criteriosamente se esta "evolução" realmente acrescentará algo de novo ao meu "pequeno mundo de fantasia".

    O mundo é um teatro....como nos primórdios, ainda utilizamos VÁRIAS personas...no trabalho, com a esposa, com os filhos, neste blog, etc..etc..etc...somente somos nós mesmos, naqueles parcos momentos que antecedem o sono..aí sim, afloram os sentimentos inconscientes e desejos por realizar....mas...o que isto tem a ver com um livro sobre personagens de quadrinhos? ==> TUDO!

    As histórias a respeito de heróis são profundas e eternas. Elas ligam os nossos próprios anseios, desgostos e paixões, de modo que podemos aprender algo a respeito da essência do significado de ser humano, e também nos ensinam de que forma estamos ligados aos grandes ciclos dos mundos natural e espiritual. Embora os mitos que podem dar significado a nossas vidas sejam profundamente primitivos e arquetípicos, às vezes nos inspirando terror, eles também têm a capacidade de libertar-nos de modos de vida falsos e fazer com que passemos a ter uma vida de verdade.

    Então, tenho orgulho de no fundo de meu self, habitar ainda uma CRIANÇA, exatamente igual a que existia há décadas passadas...logo..somente espero que este livro não entre em choque com esta "criança" que tem um profundo respeito e admiração pela obra Disney!

    E mais um detalhe, amigos....o inconsciente é ATEMPORAL e EGOISTA....somente existe para a satisfação própria...

    """█▓▒░ ★ Life Gets Sweeter Everyday ★ ░▒▓█"""

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, Peter.
      Inclusive no detalhe final.
      Vc usa pseudônimo?
      Peter Pan
      Mark Hamill.

      Excluir
  5. Boa noite pessoal,

    Agradeço muito os comentários e espero sinceramente que gostem. Os e-mail e comentários no blog até o momento indicam que este enfoque foi bem aceito, mas con certeza cada um pode ter sua opinião.

    CAAC boa leitura...

    João, imagino que os adultos devem se identificar com a história... Espero que positivamente...

    Wilson, boa leitura também...

    Peter, entendi suas colocações... Após ler, me agradaria também sua opinião...

    Grande abraço a todos,

    Daniel

    ResponderExcluir
  6. Hello, good people....

    Realmente...uma - agora - Patópolis distópica...
    Mas o mundo real também caminha a passos largos para a DISTOPIA!

    A forma de escrever é ágil e direta. Gostei.

    Num país tão avesso e distante da cultura como o nosso Brasil, onde o esforço cultural máximo do brasileiro médio se limita a duas únicas possibilidades: se deliciar com música inclassificável, e se "emocionar" como o futebol-mercenário, todo esforço para preservar a cultura e o saudável hábito da leitura, deve ser aplaudido de pé!

    Aguardamos o próximo volume...

    Peter Hammill - SP

    PS: eu particularmente ainda prefiro o formato pdf, fiz a conversão do arquivo epub para pdf em:
    http://www.epub-to-pdf.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Peter,

      Fico muito feliz com sua opinião... Assim tenho certeza que atingi meu objetivo...

      Obrigado pelo elogio da escrita... Realmente gosto da idéia de incentivar a leitura, creio que é algo que faz falta a muita gente por aqui...

      O segundo volume está no forno, e acredito que será muito legal... Daqui uns dias, liberarei algumas prévias...

      Grande abraço,

      Daniel

      Ps. Obrigado pela dica do site... O EPUB é mais específico para Tablets, pois acredito que são a tendência atual... Mas com o PDF pode-se ver no PC, imprimir, etc...

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...