13.9.13

CHUTIENTREVISTA - CHESCO DO "GIBIS CLÁSSICOS"

1) Chesco, primeiramente muito obrigado pela "Chutintrevista".Como surgiu a idéia e quando você criou o blog "Gibis Clássicos"? Você lembra da primeira postagem?

R: Olá Luiz.gostaria de agradecer pela oportunidade de me expressar nessa entrevista e dizer que leio tôdas com atenção,pois são companheiros com a mesma paixão pelos quadrinhos.
Amo os quadrinhos desde que me conheço por gente,tenho vagas lembranças do meu tempo de criança(Ihh...faz tempo, gente)quando a verdadeira alegria era jogar bafo na escola e trocar gibis. Inclusive uma coleção de figurinhas  que me lembro bem era aquela da Dsney que eram tatuagens..lembro que ia prá escola olhando para o chão porque eram de chicletes e as pessoas jogavam na calçada...ehehehe) A idéia veio amadurecendo nos ultimos anos quando voltei aqui para o norte do Paraná(Morava em Curitiba) e já não tinha mais os sebos iguais da capital para adquirir os quadrinhos(Principalmente da Disney,minha grande paixão).Comecei então a baixar os scans principalmente do "Quadrinhos Antigos" - do Justin e do "F.A.R.R.A." do Eudes Honorato. Na verdade, me espelhei principalmente nesses blogueiros,que traziam scans que nunca havia lido,muito menos tido algum em mãos. Raridades mesmo! Li alguns tutoriais de como escanear e restaurar - adquiri um scanner e em 16 de agosto de 2011 - criei o blog, com a primeira postagem de "Conan, o Destruidor que era a adaptação oficial do filme. O scan não foi feito por mim, só a restauração.
A partir da 3ª postagem,   sim - a "Edição Extra 71" - que também escaneei para o Esquiloscans - e que foi feita para minha entrada no Grupo.



2)Você é um fã do Sr. Mauricio. O que pensa das declarações dêle no tweeter (Ou de seu secretário) sôbre os blogueiros que o homenageavam - tratando-os como "piratas" e/ou "bandidos"?

R: Também sempre fui fâ da Turma da Mônica - mas não tem como não ficarmos decepcionados,quando uma pessoa,que praticamente nos acompanhou,de maneira indireta por assim dizendo - na nossa infância até os dias de hoje,coloca um comentário infeliz,motivado apenas pelo lucro,e que praticamente arruína nossos sonhos.Na minha época(Aliás a nossa,Luiz)o dinheiro não era a preocupação principal,como é hoje..era importante,mas não tanto. 


A maioria das crianças e jovens hoje,não teve acesso aquela coleção da Mônica e Cebolinha da Abril,antigas,os personagens ainda se formando até chegarem ao que são hoje.E  o objetivo dos blogs é isso - manter viva e acesa a chama de amor aos quadrinhos antigos,as edições que de outra maneira jamais iriam poder ser adquiridas,talvez pelo alto valor ou porque quase não existam mais disponíveis. 



Está totalmente ERRADO o Maurício de Souza,nessa altura do campeonato e de sua vida,falar tal barbaridade.Tenho dois filhos (Mateus e Murilo) e quero passar tudo que tenho - o amor aos quadrinhos,ao blog e minha coleção.Quero que aprendam a gostar - seja da Turma da Mônica,Disney ou Marvel,ou de todos, assim como eu.



3)O que acha das parcerias dos "Blogueiros BR/PT" e o relacionamento saudável com as editoras, disponibilizando gratuitamente os scans? Acha que atrapalha as vendas nas bancas?


R: Acho espetacular essa parceria.Hoje mais do que nunca,temos um número de postagens enorme no dia a dia,olhando para os blogs em geral.Vemos leitores escaneando praticamente suas coleções inteiras para disponibilizarem para que outros também possam ter o benefício de poder completar ou de lerem alguma edição que jamais o fariam de outra maneira.E tudo de graça,sem custo algum - simplesmente pelo "Dom da generosidade". E isso só ajuda a aumentar a venda das Editoras - jamais irá dar prejuízo.Podemos ver isso no Esquiloscans - onde Paulo Máffia, editor dos gibis Disney no Brasil,também participa do Grupo.É simplesmente maravilhoso! Algo nunca antes visto!


4) Como foi assumir o "Quadrinhos Antigos" e depois ver a intolerância dos herdeiros do personagem-símbolo - que provocou o fim do blog?


R: Fiquei muito honrado com o convite do Justin para ajudar a administrar o "Quadrinhos Antigos" - pois ele estava muito atarefado na época,devido ao serviço,mas sempre esteve presente,e nos comunicávamos por e-mail. Foi uma época muito legal,onde cresci mais,conheci vários colaboradores do "QA"(Vou citar o Viz,que é um grandes colaboradores hoje em dia,com seus fantásticos scans - lembrando que ele,assim como Néia e João colaboram com vários blogs,e só temos que agradecê-los pela sua bondade em compartilhar),que participam hoje comigo das postagens no "Gibis Clássicos". Aprendi que não é fácil administrar um blog,não é só colocar um nome e pronto! Vejo a importância de responder os comentários e dúvidas dos leitores,sempre estar preocupado com O amanhã - embora o tempo seja nosso inimigo.Enfim,foi uma grande alegria poder participar desse querido e saudoso blog.E uma tristeza muito grande,quando êle encerrou suas atividades,pelo "mimimi" quanto ao personagem tema do "QA". Com o fim do blog,onde podemos vê-lo no dia a dia? Quem vai se lembrar do seu criador,não vendo sua criação?Faltou visão aos herdeiros ou a pessoa que respondia por êles.
De qualquer maneira,o "Quadrinhos Antigos" é, e sempre será lembrado por tudo que fez pelos amantes da 9ª arte.



5)Qual seu personagem favorito dos Universos Disney, Marvel e DC?





R: Ah,meus personagens preferidos são tantos, Luiz.Tenho uma afeição muito grande pelos patos (Donald, os sobrinhos e Tio Patinhas)pois sou fâ de Carl Barks. Prá mim,o melhor desenhista Disney que jamais será superado.Da Marvel é o Homem Aranha (Meu "nick" no blog é ele...eeheheheh) e na DC,sou fâ do Batman.








6) Conte prá gente a história do Renato Canini e o personagem "Tião Abaterá". Você participa do blog "Quadripédia" - que conta a história dos todos os personagens de HQs - se lembra da primeira ficha postada?

R: Tião Abatiá foi um dos craques do "coxa" nos anos 70 - ele é de Ribeirão do Pinhal,que fica a poucos Kms aqui de minha cidade.Tião foi um grande ídolo do Coritiba Futebol Clube. Achei muito justa a homenagem que o  grande desenhista Renato Canini, e porqueê não a Disney fêz para o Tião - pois ele ofuscou até o Rei Pelé. Para quem quiser saber mais desse episódio, deixo aqui o link para os leitores conhecerem um pouco mais da vida de Sebastião José Ferri - o Tião Abatiá.
Quanto ao "Quadripédia" Luiz, eu só participo das postagens.Quem é o criador e proprietário  é o nosso amigo Quadrideko.


7) Agora, gostaria que deixasse uma mensagem para seus fãs e os visitantes e amigos do "Chutinosaco".


R: Primeiro gostaria de agradecer à todos que visitam o "Gibis Clássicos" e dizer que fico muito feliz e  honrado a cada postagem - a cada comentário.O blog sem os leitores não existe! Quero agradecer a todos de coração que tem colaborado com seus scans e suas restaurações,ajudando a cada dia a deixar a nossa vida e a de todos mais alegre.Sempre digo,que a criança dentro de nós nunca morre - passe quantos anos passar.Agradeço a você, Luiz e ao seu excelente blog "Chutinosaco" por dar essa oportunidade de mostrar um pouco de minha vida - quase na maioria sempre entrelaçada aos quadrinhos.E pedir que todos nós estejamos unidos em jamais deixar apagar essa chama.
Grande abraço à todos e que Deus continue nos abençoando!

Abraço do
CHESCO

Blog Gibis Clássicos

10 comentários:

  1. Grande entrevista e um privilégio ficarmos a conhecer melhor o Chesco, responsável pelo blog Gibis Clássicos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente a entrevista do Chesco, Luiz! Acompanho-o desde que co-administrava o QA e bato ponto todos os dias no GC! alías o Chesco foi um os que sempre me incentivou visitando o blog. Obrigado e parabéns a ambos! abs

    ResponderExcluir
  3. Excelente a entrevista do Chesco, Luiz! Acompanho-o desde que co-administrava o QA e bato ponto todos os dias no GC! Aliás o Chesco foi um dos que sempre me incentivou visitando o blog. Parabéns a ambos e abs!

    ResponderExcluir
  4. Ótima entrevista e grande Blog o "Gibis Clássicos".

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista mesmo!
    Perguntas bem elaboradas, e ótimas respostas amigo Chesco - Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. É muito legal essa conexão que os blogs de scans estão fazendo ao entrevistarem uns aos outros. E sempre que possível, faço (e farei) scans dos meus gibis para dividir com os outros leitores. Sucesso ao Chesco com o Gibi Clássicos e aos outros scanners e blogueiros que mantêm os quadrinhos vivos.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal esta entrevista. Prazer em conhecê-lo melhor, Chesco. Parabéns ao pessoal do chutinosaco. Queremos mais material como este. Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito legal esta entrevista. Prazer em conhecê-lo melhor, Chesco. Parabéns ao pessoal do chutinosaco. Queremos mais material como este. Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Agradeço os comentários e o apoio dos amigos.Vale muito saber que nosso trabalho é reconhecido,pois o fazemos de coração e de maneira gratuita.Nesse mundo tão corrido onde muitas pessoas pensam somente no hoje e no amanhã,nos diferenciamos,pois nos preocupamos com o futuro também,mas jamais esquecemos nossas raízes,o nosso passado...e uma parte essencial de minha vida,além de minha família,sempre foi os quadrinhos.E guardarei isso comigo a vida toda.Abçsss!!!

    ResponderExcluir
  10. Deu até um aperto no coração...

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...