29.2.16

FALTAM POUCOS DIAS PARA CONHECERMOS UM DESBRAVADOR MULTIMÍDIA!

Recentemente entrevistei um dos brasileiros mais incriveis que conhecí, e por isso pedí à um amigo que nos desse uma "prévia" do que teremos na próxima "Chutientrevista Especial" INÉDITA, no próximo fim de semana.
Só para contar uma de suas façanhas nos quadrinhos, é um dos responsáveis diretos pelo lançamento em 1952 da revista "Mickey" - pela Editora Abril - desenhando inclusive, várias capas!   
O amigo Antonio César Brito - membro do Grupo Esquiloscans - que é colecionador e gibólogo, teve a honra de conhecê-lo pessoalmente em 2010 e nos conta:

"Álvaro de Moya nasceu na cidade de São Paulo em 1930, filho do Cel. Salvador (Reformado pela antiga Força Pública do Estado de São Paulo) e de Dna. Amélia. 
Discorrer sobre sua vida é discorrer sobre a história dos Quadrinhos e da Televisão (Além do cinema) no Brasil.

Desde tenra idade, quando seu pai lhe perguntava: "Você quer ser engenheiro, médico ou advogado?", ele já respondia (Para desespêro do pai, naquela época): "Quero ser desenhista de histórias em quadrinhos", sua primeira paixão. 

Por volta dos 12 anos, eis que surge sua segunda paixão: o Cinema! Portanto, primeiro ele se apaixonou pela Nona Arte e depois pela Sétima Arte, sendo que em sua vida veio a dominar as duas de maneira brilhante.

Dentro de sua primeira paixão (A Nona Arte - as Histórias em Quadrinhos) podemos destacar as seguintes atuações: organização (Pioneiríssima) da "Primeira Exposição Internacional de Histórias em Quadrinhos", em 1951, na cidade de São Paulo; publicação do livro "Shazam!", considerado o maior livro sobre quadrinhos do Brasil e que inseriu as HQs como influência definitiva na Pedagogia, na Psicologia e na Cultura do país, além dos livros "História das Histórias em Quadrinhos", "O Mundo de Disney", "Anos 50 - 50 anos", "Vapt-Vupt" e "Literatura Brasileira em Quadrinhos"; chefia das delegações brasileiras aos congressos de HQs na Itália de 1966 a 1998; conferências em Buenos Aires, Nova Iorque, Roma, Lucca e Paris; convidado (Único brasileiro) pela Universidade La Sapienza, de Roma, para determinar a data do Centenário dos Quadrinhos. 


Além disso, como chargista e ilustrador, atuou nos jornais "O Tempo", "Jornal da Tarde", "Folha de São Paulo" e "O Estado de São Paulo.
Dentro de sua segunda paixão (a Sétima Arte - o Cinema), as seguintes atuações: co-roteirista do filme "Conceição"; cenógrafo do filme "Arara Vermelha"; roteirista do filme "O Goleiro", que recebeu o Prêmio Fábio Prado da UBE; programador do Cine Marajá de 1970 a 1977, onde criou as "Sessões Malditas". 

Além disso, na Televisão Brasileira (Também, de certa forma, faz parte da Sétima Arte) destacamos as seguintes atuações: elaboração dos desenhos dos letreiros de apresentação da TV Tupi no dia de sua inauguração em 18/09/1950; participou da diretoria da TV Paulista (Que mais tarde transformou-se na TV Globo) e da TV Excelsior nos anos 1960; inauguração da TV Bandeirantes em 13/05/1967; produção da telenovela "Os Imigrantes" na TV Bandeirantes nos anos 1980; participação na CBS-TV nos EUA. Como diretor de TV foi criativo e original, sendo que no "corte de imagens", foi considerado imbatível.

Além de todas essa atividades, Moya foi, por vinte anos (Com muito mérito), Professor da Universidade de São Paulo (USP), na matéria "Comunicação".
Estando hoje aposentado dessa função, tem uma empresa, através da qual dá palestras e entrevistas, entre outras atividades, e é Diretor Cultural da Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira.

Álvaro de Moya é casado com a atriz Anita Greiss, com quem teve dois filhos.




Atualmente, aos oitenta e cinco anos de idade (Muito bem vividos), mas, ao tirar a foto acima ao meu lado (No ano de 2010) êle comentou: - "Interessante, você está de camisa com listas horizontais e eu, com camisa de listas verticais.... acho que eu devia ter "posado deitado" para que nossas listas combinassem!"


O que demonstra que seu espírito e sua verve continuam tão "afiados" como sempre.

Álvaro de Moya, mais que um Mestre Disney e um Mestre das Artes é uma LENDA VIVA DA COMUNICAÇÃO NO BRASIL.
ÊLE será o próximo entrevistado de Luiz Dias, aqui no "Chutinosaco".


- Uma honra para mim, tê-lo conhecido pessoalmente!"


Texto e Pesquisa: Antônio Cesar Brito




EM BREVE...NÃO PERCAM! ÁLVARO DE MOYA AQUI, NO  BLOG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...