8.5.12

REVISTA O TICO TICO (1956)


Scan: NBT Gibinautas / Tratamento: Chutinosaco

O Nilton do "NBT Gibinautas" nos traz uma rara edição da revista "O Tico Tico" - do ano de 1956. A capa foi conseguida com a ajuda do amigo Walter Rosenberg do Rio de Janeiro e assim pudemos então restaurar um exemplar desta que foi a primeira revista em quadrinhos do Brasil.
"O Tico Tico" foi lançado pelo jornalista Luis Bartolomeu de Souza e Silva e sua primeira edição saiu no dia 11 de outubro de 1905. 
O modelo seguido era o da revista francesa "La Semaine de Suzette", personagem que foi publicada pela revista com o nome de Felismina.
Era publicada em dois tipos de papel - com quatro páginas coloridas e as restantes usavam no lugar do preto e branco habitual uma combinação de branco com vermelho, verde ou azul.
O primeiro exemplar custava 200 réis e como não havia inflação na época a revista permaneceu com esse preço até a década de 1920.
Personagens que faziam muito sucesso eram Réco Réco, Bolão e Azeitona - criação de Luiz Sá.

O Mickey de Floyd Gottfredson fêz sua estréia em quadrinhos no país em 1930 nas páginas dsta revista e era chamado de "Ratinho Curioso". 
 O "Tico-Tico" resistiu até fevereiro de 1962. As edições semanais foram dando espaço às mensais e depois bimestrais, aos almanaques e especiais dirigidos a pais e professores - até que, finalmente, com a marca excepcional de 2097 edições e quase 57 anos de existência - encerrou uma saga ainda não igualada pela revistas infantis nacionais.

6 comentários:

  1. Eu gosto muito desse blog,por isso queria fazer uma parceria, mais tenho minha dúvidas,você cobrar algo para eu adicionar seu banner?se não vamos fazer uma parceria?o endereço do meu blog é:(blogdetirasedesenhos.blogspot.com).depois me responde(por favor)já é a segunda vez que faço essa pergunta, na primeira vez ninguém me respondeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josemarcos...tudo bem?? Desculpe, mas eu não havia recebido sua mensagem até hoje! Será um prazer colocar seu banner...só te peço que mande para meu e-mail acima, que eu coloco sem custo nenhum! Se você tiver scans de gibis recentes ou antigos, pode mandar também pelo mesmo e-mail! Obrigado por gostar do meu blog, pois ele pertence a todo mundo, ok?

      Um abraço.

      Luiz Dias

      Excluir
  2. como assim, como eu coloco meu banner no seu e-mail?e onde esta o código de seu banner?

    ResponderExcluir
  3. Como faço pra enviar uns scans para tratamento e publicação nesse blog?Tenho Mortadelo e Salaminho RGE 14 e alguns gibis dos sobrinhos do Capitão da Nova Leitura.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela postagem.
    Alain

    ResponderExcluir
  5. Muito importante esta postagem de grande valor histórico/cultural. Parabéns e obrigado

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...