16.8.13

CHE GUAVIRA CHUTIENTREVISTA MARIO JORGE

O blog do Mario Jorge eu já conheço desde 2009 - mas ele tem um alter ego: o "Che Guavira"! Escritor, blogueiro irônico, perspicaz e extremamente culto - dono de um bom humor mordaz êle me deu o prazer de "bater um papo" descontraído conosco, agora!

1)Agradeço pela possibilidade de entrevistá-lo e poder agradecer publicamente pelo gibi que você postou no seu blog no dia: 30/12/2011 - o "Mickey 147".Você sabia que ele foi o primeiro material Disney clássico que copiei na web? E por acaso o personagem do "Mancha Negra" seria um de seus preferidos?

R: Puxa! Isso eu não imaginaria, porque tem tanto blogue Disney. Fico muito feliz em saber. Mancha Negra é um dos mais interessantes Disney. Detestei quando o vi desmascarado. Quero fazer um roteiro "desmanchando" isso! Se fosse desenhista já teria feito. Outro muito bacana é o Esquálidus. Também Superpateta, Maga Patalójika. Tem os que estão em “Os Inesquecíveis” - que não deveriam ficar de lado. Eu criaria a Psico Pata, uma vidente atrapalhada.


2)Mário Jorge, como e quando nasceu o seu blog, porquê esse nome: "Che Guavira" e qual o primeiro scan ou comentário postado - você lembra?

R: A primeira postagem foi a “Kripta”, em 14.03.2009, seguida do livro “Cuentos del Alto Paraná”, onde teve o primeiro comentário, do amigo colombiano Carlos Molina.
O primeiro comentário marcante foi antes de existir o blogue, quando eu escrevia ao sítio natural aqui da cidade, o extinto “Usina das Palavras”, onde uma senhora disse que procurou e só ali encontrou informação sobre a dança e a canção “Galopeira”, dizendo: “Muito obrigado a quem postou”. Senti como recebendo uma medalha no peito ao som do hino nacional.

Mas foi criado antes, na era “Chupa-cabra” (Até fiz um cartaz - Sou fã desse bicho!), quando nem existia o Blogspot, fiz no Word mesmo, bem simples, sem animação, pra não ficar lento ao visitante. Foi efêmero porque achei muito trabalhoso atualizar. Então preferi colaborar com outros. Comecei colaborando com escãs a uns blogues hispânicos. Mas virou uma chateação, porque cobravam muito colaboração e clicar nas propagandas, transformavam em clube fechado e tratavam mal o sócio. Então Luciano Nascimento me instigou a criar o meu - e um amigo aqui, Glauder, também insistiu nisso.
O nome é o pseudônimo no final dum panfleto satírico que eu escrevia e distribuía em meu local de trabalho e que fazia muito sucesso. “Guavira” é uma fruta típica regional muito gostosa, que não é a guabiroba, mas muito melhor. Formei assim um trocadilho com Che Güevara - “Che Guavira”, uma espécie de revolucionário guaicuru (De MS), espécie de “Durango Kid versão centro-oeste”, pantaneiro, este desarmado, embora nunca fui comunista nem fã do outro Che.


3)Na sua opinião, em que lugar do Brasil poderia estar "O Castelo do Medo Alucinante" e porquê o seu interesse nos contos de mistério e ou terror?

R: Esse conto se passa noutro planeta, numa espécie de paródia da Terra, num país chamado “Nerlândia”, cuja língua é tipo um escandinavo alternativo, com mapa e tudo. No Brasil os castelos do medo alucinante são os locais de trabalho excessivamente formalistas, opressivos, burocráticos. Verdadeiros pesadelos, como bancos e certos órgãos públicos.
O que há de mais fascinante que o fantástico, mistério, terror? Imagines se o mundo fosse como postulava o racionalismo cientificista do século 19 e o positivismo. Que chatice, que mundo insosso e tedioso! Felizmente “Haldane” e “Cheiquespir” tinham razão.


4)Como surgiu a idéia de contar a história de: "O Patriarca"?Seus contos e traduções no "Che Guavira" poderiam ser lançados futuramente num livro virtual por você?

R: É uma criação dos anos 1980, quando nem existia internete. Pra postar, reuni as tiras em páginas, feito um gibi. Foi uma sátira aos dez mandamentos, etc...pois em 1978, no colegial, fiz uma peça de teatro satírica, “Missa Pirada”. Enviei à “Folha de São Paulo” duas vezes na época mas não quiseram  saber. Nunca pensei em livro virtual. Meu lado empreendedor está muito dormente ainda. Há pouco participei da elaboração de “O mundo Fantástico de HP Lovecraft”, de Denílson e prestes a começar um novo livro. O trabalho de escaneio, com fotoxopagem é lento. O que falta na internete são subidores mais práticos, amplos, menos mercantilistas e que não apaguem os arquivos por falta de baixa ou outro motivo.


5)O que você pensa dos blogs atuais, suas parcerias e se acha que os scans para download gratuito atrapalham as vendas dos gibis impressos?

R: Os hispânicos começaram muito antes. Fazem uma edição mais tosca porque se preocupam apenas com a quantidade, em disponibilizar mais leitura. Há pouco apareceram mais blogues brasileiros, caprichando na fotoxopagem. Conversando com Glauder, dizíamos que o brasileiro é avarento, não compartilha, tudo quer vender. Aos poucos vamos mudando essa mentalidade. Minha parceria com Bartolomeu e Joanco é maravilhosa porque acelera o processo. Economizo tempo e Bartô precisa comprar menos gibi, pois escaneio e êle retoca. Joanco envia os “Papai Noel”, “Pequeno Xerife”, e retoco. Os blogues postadores são parceiros, não rivais. Acho ótimo quando repostam os meus, com crédito, pois amplificam a platéia. Segundo o blogspot é o “Bartolomeu 777” o maior direcionador ao “Che Guavira”. Também, Bartô sempre postando hora e minuto múltiplos de 7, só podia dar sorte, hehehe.
Foi graças aos escaneadores que as editoras acordaram. Resolveram correr pra republicar logo, antes que publiquemos de graça. Assim saíram “Os Sobrinhos do Capitão”, “Luluzinha” e a turma, “Riquinho” e a turma, Disney, “Popeye”, etc.


 O que seria dos heróis sem os bandidos? Os escaneadores - fomos os bandidos que tiramos os heróis do marasmo, digamos assim. Graças a nós não tivemos mais uma geração que desconhece essas personagens maravilhosas, o que foi um crime lesa-cultura. Sem isso guardariam os gibis indefinidamente. Fizemos o papel dos saqueadores de tumba egípcios. Pusemos a riqueza em circulação novamente contra os faraós colecionadores e editores. Graças aos escaneadores, aos blogues postadores, os editores tiveram acesso a uma pesquisa de mercado gratuita. Mostramos que tem público atual pressas estórias, e as estórias não são arcaicas e obsoletas como seus cerebrinhos exclusivamente empresariais imaginavam. Deveriam agradecer, até nos pagar, em vez de espernear e ameaçar rosnando. Os Disney estão atirando a todo lado, fazendo mil experiências. As estórias atuais são inferiores às antigas mas tem muita coisa boa. Algumas são uma droga, como o “Epic Mickey”, mas gostei muito do “Disney Gigante” - pena que, parece, que não lançaram mais.


6) Ficou sabendo da declaração do Sr. Mauricio de Sousa - recentemente através do tweeter dizendo que tomaria medidas judiciais contra os sites e blogs que disponibilizassem revistas dele - mesmo gratuitamente? O que você pensa sobre essa atitude?
R: Escrevi um artigo sobre isso e sobre o direito autoral como mentalidade. 
Infelizmente pessoas excessivamente especializadas, com dom estritamente empresarial, ficam desumanizadas e não têm consciência social. Não percebem que estão produzindo uma obra de alto valor cultural. 
Pra essa gente vender parafuso ou livro é a mesma coisa. 
A mesma mentalidade duns sebos daqui, que põem adesivos que estragam a capa dos livros, revistas e gibis.  Um desses raspou todos os autógrafos em verso que pus em “O Castelo do Medo Alucinante”!


7)Mário Jorge-"Che Guavira", gostaria que fizesse um comentário sobre a situação atual da web e o compartilhamento em geral. Será que logo teremos uma "ditadura" chegando na internet?

R: Temo que o que vivemos seja uma era de esplendor, uma idade áurea de cujo passado se sinta saudade. A situação mundial é preocupante. Temos de ser firmes, atuantes, não deixar os mafiosos que dominam a imprensa e outros setores tomarem conta da internete. Mas ainda acredito que podemos ter um mundo melhor, sem comida envenenada, corrupção e direito humano pra bandido. Desliguei de vez a tevê, cansado de tanta mentira e manipulação e não tenho vontade de ligar de novo.


8) Novamente agradecendo sua atenção em nos conceder esta "Chutientrevista" - gostaria que deixasse um mensagem final para os fãs do blog "Che Guavira" e os amigos e visitantes do "Chutinosaco".

R: Que visitem http://cheguavira.blogspot.com/, pois o faço com amor, porque gosto. Que nunca se tornará pago, com partes pagas nem clube fechado, como acontece muito em página bem-sucedida. Deixo claro que critico mentalidade. Se falo do governo ou prefeitura, é sobre a mentalidade ali reinante, não dum mandato específico. A internete nos proporciona um salto evolutivo. Temos de tirar partido disso pra sair da infância. Parar de acreditar em bobagem e de agir como bicho. Agora podemos agir como um cérebro em rede. Por exemplo: Posso traduzir um texto duma língua que não falo, com qualidade muito superior a um grande sábio de antanho, graças à internete. Isso é fantástico!
Está em nossas mãos criar uma idade áurea ou um oruel. A diferença está entre ação ou omissão. Precisamos começar pondo no código penal, que está sendo elaborado, o crime de lesa-cultura - esse de guardar, especular e não disponibilizar. Não é uma sociedade capitalista? Pois então publiquem! Ou então confisco neles antes que tudo vire pó!

MARIO JORGE LAILLA VARGAS
CHE GUAVIRA BLOGSPOT

12 comentários:

  1. "Foi graças aos escaneadores que as editoras acordaram. Resolveram correr pra republicar logo, antes que publiquemos de graça."

    "Para essa gente, vender parafuso ou livro é a mesma coisa".

    Verdades... Engulem essas, caros editores com suas caras revistas... e engulem outras que não destaquei.

    Valeu !

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Muito boa entrevista. Muito consciente e com o espirito da maioria dos blogs, dividir com todos revistas, filmes, música gratuitamente, apenas pelo prazer de saber que muitos estão se divertindo. Merece o nome revolucionário. Parabéns. Valeu.

    ResponderExcluir
  3. Sou fã do Guavira desde o começo... Aproveito para agradecer pelos inúmeros downloads (ao Bartolomeu e ao Chuti também!). Obrigado por tudo! O trabalho de vocês é admirável. Digo isso porque tenho revistas antigas e trabalho com Photoshop; tentei começar um trabalho de scan e tratamento das histórias e vi que não seria fácil e nem teria tempo para tal. Hoje baixo por aqui até as revistas que eu tenho! Hehehe... Mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Nosso amigo Che Guavira tbem participou da produção do livro "O Mundo Fantastico de H. P. Lovecraft" (http://filmesegames.com.br/2013/resenha-o-mundo-fantastico-de-h-p-lovecraft/) tendo ajudado na tradução e é citado com honra no livro.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, excelente mais esta entrevista. Também gostei bastante a mesma ter iniciado com o papo sobre o Mancha, conforme já mencionei anteriormente este é um dos meus personagens Disney predileto, torço inclusive para que os Scans tb. lembrem dele e publiquem um dia um Especialidades em homenagem ao mesmo. Abraços. +PalBR.

    ResponderExcluir
  6. Impressionante a inteligência do entrevistado! Mais uma vez o Chutinosaco nos apresenta pessoas que valem a pena!

    ResponderExcluir
  7. Valeu a pena esperar, mais uma joia, Obrigado a todos pela oportunidade, Forte Abraço.

    Jotaranha

    ResponderExcluir
  8. Sensacional entrevista,Chutinosaco!!!Aprecio demais o trabalho de vocês que passam horas escaneando,retocando e publicando DE GRAÇA o que,se não fosse pro vocês,jamais iria rever novamente!Ao Sr.Maurício de Souza,que eu tanto admirava,fica um sinto muito por ser tão avarento e por ter perdido um grande fã do seu trabalho!

    ResponderExcluir
  9. Um Balconista educado, gentil e amabilíssimo! Para a competência não achei adjetivos...

    ResponderExcluir
  10. Luiz: não me passou desapercebida essa entrevista com o Guavira - apenas não conseguia expressar minha alegria em ver seu Blog (atenção revisor, o b é caixa alta) trazer um dos intelectuais desta selva eletrônica.
    Ah, sim, e o Tempo, essa luta que tenho contra as areias da Ampulheta...

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Tenho imenso prazer de desfrutar da amizade do nosso amigo Che Guavira. Admiro a inteligência dele. Já disse a êle
    várias vezes que êle devia ser professor de faculdade,
    verdadeiro pedagogo! he, he
    Parabens, Luiz, pelas entrevistas. Só espero que não faça
    entrevistas com colecionadores que possuem ,mais 70.000 revistas e nada disponibilizam .
    Para mim são verdadeiros mercenários dos quadrinhos!

    ResponderExcluir
  12. O sr. Mauricio de Souza, que cheguei até admirar, nos 60 colocava na contra capa de suas revistas um apelo para doação de revistas antigas que estivessem "atrapalhando" com a intenção de abrir um museu para que todos pudessem desfrutar.
    Apesar, acredito, da doação de milhares de revistas esse
    museu nunca chegou a ser aberto. Pergunto: Onde estão as revistas antigas doadas?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...