9.8.13

FOI MERA COINCIDÊNCIA?

CHARLES SCHULZ (1922-2000) EM 2 DE OUTUBRO DE 1950
 MAURICIO DE SOUSA (1935) EM 18 DE JULHO DE 1959 
TWITTER DE MAURICIO DE SOUSA NO DIA 09 DE AGOSTO DE 2013, RESPONDENDO UMA PERGUNTA DE: @ElisaFrederico
POIS BEM...AGORA EU PERGUNTO AOS AMIGOS E VISITANTES DO CHUTINOSACO: QUEM VAI PROCESSAR QUEM...E PORQUÊ?
HOMENAGEM, COMPARTILHAMENTO DE AFETIVIDADE OU SEJA LÁ COMO SE CHAME...O FATO DE GOSTAR DE GIBIS, PURA E SIMPLESMENTE - EM QUALQUER LÍNGUA DO UNIVERSO...NÃO PODE SER PUNIDO COM A VOLTA DA DITADURA E DA IGNORÂNCIA NESTE PAÍS!
QUANDO COLOCAMOS GRATUITAMENTE NOS BLOGS...ÊSSES GIBIS ESCANEADOS E RESTAURADOS A "DURAS PENAS" - PARA DOWNLOAD, É PORQUÊ: OU ÊLES SÃO NOSSOS, EVIDENTEMENTE COMPRADOS POR NÓS...OU SÂO DOADOS POR OUTROS COMPRADORES DESINTERESSADOS EM LUCRO QUE AMAM LER AS REVISTAS ON LINE...OU QUEREM APENAS RELER AS AVENTURAS QUE FIZERAM PARTE DE SUAS VIDAS E POR ISSO COMPARTILHAM - AFETIVAMENTE - E GRATUITAMENTE ! É TÃO DIFÍCIL ENTENDER ISSO?
SENTIMOS DEMAIS A PERDA DE ALGUNS AMIGOS BLOGUEIROS - MAS TENHAM CERTEZA QUE MILHARES VOLTARÃO MAIS FORTES QUE NUNCA...E CONTINUARÃO A CULTUAR OS GIBIS E SEUS AUTORES, MESMO QUE ÊLES MESMOS...NÃO LIGUEM PARA ISSO.
Um abraço e muita fôrça - Blogueiros BR/PT!

LUIZ DIAS
BLOG CHUTINOSACO BRASIL

39 comentários:

  1. Olá Luiz. Não se pode ganhar dinheiro com os scans, isso é certo. Mas não é a finalidade dos blogs e sim manter viva a memória de décadas de histórias em quadrinhos que fazem parte da infância e adolescência de tantos milhões. Na época, eu também comprei os gibis Disney. Tinha uns mil, que com o tempo, mudanças, limpeza pra espaço se perderam (o que hoje lamento). Se eu os tivesse hoje seriam MEUS e criar um blog particular (como é aqui o Chutinosaco)e compartilhar os gibis que seriam MEUS pois paguei por eles seria uma opção. Seria como comprar um carro e só você poder utilizá-lo, sem emprestar ou dar carona. Quem quisesse que comprasse um pra sí mesmo... rs. Um blog e o compartilhamento não é uma editora, que detém os direitos de lucros sobre a publicação. O que se faz aqui é como um empréstimo entre amigos, como fazíamos nos anos 1980: emprestar, trocar e doar gibis, só que virtualmente porque é o meio que se usa atualmente e não mais impressos. Aqui entra também o VENDER um gibi. Foi pago é nossa propriedade. Acho que a discussão ampla é essa. Direito de uso e cobrança das editoras para publicações com fins lucrativos (que não é o caso dos blogs)e NOSSO direito de propriedade e disposição de uso daquilo que compramos e pagamos. Os gibis são nossos e podemos emprestá-los virtualmente à quem quisermos. Eu mesmo já doei os últimos que tinha para scans.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, tens toda razão!
      Tudo que compramos(Gibis, carros, etc), portanto é nosso - ajudamos ao senhor Mauricio em questão...claro que reconhecemos seu empreendedorismo...mas desconhecemos sua intransigência!
      Se assim fõsse...não pderíamos colocar nem no Facebook nenhuma foto de nossos carros, casas ou objetos comprados com nosso dinheiro!
      A luta contunua...compartilhamento é a solução - super afetiva SEMPRE e não lucrativa.

      Abraços

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Disse tudo meu grande amigo...

    Não tenho nem uma palavra a acrescentar, de tão perfeito que foi seu raciocínio...

    Estou de luto esta semana pelos amigos que caíram, mas não deixaremos a peteca cair...

    Lembre-se que algumas pessoas (não ignorantes) já entenderam a nossa missão e nos consideram parceiros...

    Um grande abraço e muita força...

    Daniel Alencar
    Blogs A Gibiteca / Nova Patópolis
    Associado aos Blogueiros BR/PT

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo Daniel...agradeço em meu nome e de todos os amigos e visitantes de blogs na web - pois foi através do seu comentário espetacular que pudemos saber desta MONSTRUOSA demonstração de intolerância com os pobres blogueiros - que acima de tudo são FANS dêsse senhor!!!
      Maravilhoso tabalho que você realizou, investigando estas declarações!

      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  3. Olá Luiz. Uma boa maneira de os fazer cair na realidade é mencionar o caso de Portugal. Se esse tal Mauricio de Sousa fosse minimamente inteligente, tirava a conclusão de que em Portugal, e difícilmente estarei enganado, de que temos livros Disney a serem publicados devido à grande ajuda dada pelos Blogs, tal como o Chutinosaco, Quadradinhos Patópolis e outros blogs muito bons que nos tem disponibilizado sem interesses monetários os livros que nos fazem passar bons momentos de leitura. Muito obrigado a todos pela vossa partilha.
    Um grande abraço do vosso amigo de Portugal.
    Nuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve grande Nuno! Tudo bem por aí?
      Você deu um exemplo espetacular...Portugal recomeça a publicar Disney de uma maneira gradual e bem firme em seus propósitos - ou seja...o amor pela banda desenhada supera as dificuldades e renasce das cinzas! Está sendo sensacional!

      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir

    2. Salve grande Nuno! Tudo bem por aí?
      Você deu um exemplo espetacular...Portugal recomeça a publicar Disney de uma maneira gradual e bem firme em seus propósitos - ou seja...o amor pela banda desenhada supera as dificuldades e renasce das cinzas! Está sendo sensacional!

      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  4. Olá, amigos.
    Eu tinha levantado essa questão da "criação" de personagens ontem em A Gibiteca. Não lembrava o nome do 'sujinho' de Charles Schultz, e agora você até colocou a imagem. Perfeito!
    Quanto a revistas... eu também tinha grande coleção de revistas Disney, de 1967 a 1973. Quando fiquei adulto, achei ridículo guardar aquilo. Vendi tudo. Depois de algum tempo, comecei a ter um sonho recorrente. Sonhava que havia recuperado todas as revistas. Pois é, estava com saudade. Não devemos livrar-nos de coisas que foram colecionadas com emoção. Anos depois, num "sebo" encontrei mais revistas Disney até do que eu já tivera. Refiz a coleção. Se formos colocar em termos estritamente monetários, como é o pensamento de certo "gerente" de quadrinhos, eu paguei duas vezes pelas mesmas revistas.
    Mudando de assunto (mas vou voltar aos quadrinhos): em 1989, comprei o LP View from the House, da Kim Carnes. Novo, na loja, vindo direto da gravadora. Sim, era novo, mas já vinha de fábrica cheio daqueles ruídos hisssss, pop, crrrrrrrr (não adiantava trocar). Quando CD começou a ser vendido no país, procurei como louco esse título. Jamais consegui. Hoje, neste momento, graças a um site de compartilhamento, estou ouvindo em mp3 de alta qualidade as faixas desse título, pela primeira vez sem ruído. Lembrem-se: eu já paguei, em 1989.
    Voltando aos quadrinhos: nas longínquas décadas de 60 e 70 as revistas tinham um defeito de impressão. Contornos e letras pretos na maioria ficavam impressos "desacoplados',
    sem coincidir. Novamente, graças a scans, vejo historietas com cor exatamente dentro do contorno respectivo, pela primeira vez. E, lembrem-se, eu já tinha pago duas vezes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nãonada...foi perfeita sua observação!
      Da mesma maneira que o direito de uma pessoa começa onde acaba o de outra...ou seja, o senhor Maurício é dono de suas obras - visando lucro - as "divide" conosco quando faz a venda dos gibis, por exemplo.
      Partindo deste princípio, nos blogs colocamos os NOSSOS SCANS E OS QUE NOS FORAM DOADOS à disposição...por amor à nona arte GRATUITAMENTE e assim "dividindo" novamente o que foi pago anteriormente por nós!

      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  5. LUIZ, POR QUE NÃO ESCANIAMOS AS CAPAS E DEPOIS QUEM QUIZER AS REVISTAS ENTRA EM CONTATO COM OS DONOS DOS SCANS PAGANDO O VALOR JUSTO, POR ELAS QUE PODERÃO ESTAR GRAVADAS EM MÍDIAS COMO DVD OU CD, UMA COISA EU NÃO ENTENDI, SCANEAR REVISTAS QUE FORAM PUBLICADAS A MAIS DE 20 VINTE ANOS É CRIME ? PODE OCORRER O MESMO COM AS DA DISNEY,MARVEL, DC, EBAL , RGE, ETC?
    UM ABRAÇO
    LUCIANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciano, na verdade a Lei tem várias interpretações: mas fica claro que os blogs NÃO VENDEM SCANS!
      Sabemos que pessoas inescrupulosas façam cópias dos gibis que dispnibilizamos GRATUITAMENTE visando lucro pessoal...e aí o senhor Mauricio lógicamente não aceita e portanto, quer ganhar o que teria direito na exposição de sua produto.
      O que precisa haver neste caso é entendimento da questão separando a justa "homenagem" ao artista da "pilhagem" pura e simples.
      As editoras tem acompanhado o trabalho dos blogueiros - ninguém é inocente neste assunto - e certamente irão interferir aonde está havendo a comercialização.
      Os "Blogueiros BR/PT" denunciam qualquer forma de comércio com os scans - assim como aconselham aos amigos a fazer o mesmo.

      Abraços

      Luiz Dias

      Excluir
  6. Idalécio Durval de Barnabé Messias09/08/2013, 19:34

    Falou, e falou bem! É inconcebível o ataque que está a ser feito a quem está no fundo a ajudar a promover estas revistas! OS produtores e editores de banda desenhada deviam era AGRADECER a blogs como este o facto de tão bem promoverem a nona arte e fazerem chegar as suas histórias a milhares de pessoas em todo o mundo! Espero que não liguem a este tipo de ameaças e continuem com o excelente trabalho, um grande abraço de Portugal, força!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idalécio, muito obrigado!
      Saiba que, como eu disse ao amigo português Nuno, no comentário acima - Portugal está dando exemplo de fôrça com a banda desenhada Disney e a Editora Goody - trazendo um produto jovial e agora até publicando histórias clássicas!
      E com a fôrça dos amigos, continuaremos SEMPRE!

      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  7. Se for levar em conta similaridades entre personagens, a Turma da Luluzinha dos quadrinhos, de origem mais antiga (é publicada no Brasil desde 1955), tem muito mais a ver com a da Mônica do que os Peanuts (que, realmente, noto pouca similaridade).

    A relação de amor e ódio entre Mônica e Cebolinha, os conflitos de meninas contra meninos, crianças ricas contra as "normais", e até os perfis de alguns personagens... a Carminha Frufru seria uma versão da Glorinha, o Dudu do Alvinho, a Aninha da Magali? Se bem que muitas das similaridades são também lugares-comuns do universo infantil. Não acuso nada, apenas apontando.

    Não é a toa que nos anos 80 os gibis da Lulu eram um dos poucos títulos estrangeiros off-Disney que enfrentavam de igual a Mônica, a ponto de ganhar histórias próprias para o Brasil e adquirir uma identidade própria para o público nacional.

    Mas isso não é o caso, e também não aprovo essa postura do Mauricio. Ora, vejo que esses grupos de compartilhamento de scans não fazem nada diferente do que os sebos sempre fizeram: compartilhar material já fora de circulação para novos públicos. E esses grupos fazem algo que os próprios estúdios dele deveriam ter como obrigação E NÃO FAZEM: preservar e tornar pública a própria história dos seus personagens, sem modificações ou adulterações.

    Me incomoda muito saber que historinhas antigas da Turma da Mônica, que cresci lendo, hoje são "mexidas" em republicações e almanaques, PELO PRÓPRIO ESTÚDIO, para se adequarem ao Politicamente Correto. E isso se estende também aos desenhos animados dos anos 80 e 90, porcamente redublados e deturpados da versão original (comparem no Youtube a versão de "O Monstro da Lagoa", primeiro curta do Chico Bento, lançada no filme "As Novas Aventuras da Turma da Mônica", com a atualmente distribuída pelo estúdio nos DVDs e no canal oficial do estúdio, e vejam o crime cometido ao material: a trilha sonora foi mudada por outra COMPLETAMENTE diferente, que muda todo o tom da história; sem contar a redublagem preguiçosa e o excesso irritante de "sonzinhos engraçados" de arquivo).

    A própria MSP fecha os olhos a tendência da digitalização dos quadrinhos, e, a exemplo das editoras americanas, se nega a disponibilizar e vender digitalmente os quadrinhos antigos da Turma. Preferem lançar histórias soltas, descontextualizadas - e deturpadas em alguns casos! - no próprio site. Ué, na visão deles, se um scan vai roubar leitores deles, a postagem de quadrinhos no site oficial também não vai? E os sebos?

    Eu comecei a ler os quadrinhos da Mônica, e me tornei fã quando criança, através de sebos. Me decepciona muito saber que o "Império" que o Mauricio administra hoje - e que preza tanto pela auto-reverência ao autor em boa parte de suas obras, impedindo a "assinatura de autor"; e na "homenagem" exagerada a filmes e personagens que não são de sua propriedade (não tem um número de TMJ e Clássicos do Cinema que não faça apropriações) - não consiga ver que as gerações mudam, e eles precisam acompanhá-las, ao invés de lutar contra.

    Enfim, é isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, primeiramente muito obrigado pelo comentário excelente! A referência dos filmes nos gibis do senhor Maurício como você bem disse, já colocaria os roteiros dêle classificados como "homenagem" pela própria "MSP" - seriam então um PLÁGIO visando lucros - passivel de interpelação judicial pelos seus autores?
      Então são..."dois pesos e...nenhuma medida"?
      Êle prcisa saber que os "sebos virtuais dos blogs" vão continuar GRATUITAMENTE o seu trabalho árduo e nem sempre reconhecido...pois tentaremos continuar preservando a memória dos quadrinhos nacionais!
      APESAR DE TUDO!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  8. É lamentável ver uma pessoa que tanto contribuiu e contribui para a cultura brasileira dar um depoimento via Twitter tão infeliz.

    Talvez seja por causa destas 'medidas cabíveis' que mais um ótimo blog saiu do ar, o Quadrinhos Kids, que era um site que resgatava muito material do Sr Maurício aí.

    Sinceramente nunca fui muito fã dos personagens do Mauricio, sempre gostei muito e gosto até hoje da Disney, que é minha verdadeira paixão. E espero que outras pessoas do meio não se deixem envolver com esta hipocrisia, que nada mais é do que a volta da censura e proibição da disseminação cultural, em um país que tanto carece disso.

    Agora fiquei ainda mais motivado para escanear, meu possante aqui vai até soltar fumaça de tanto varrer páginas e mais páginas!! Abs, RColtrane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RColtrane, tens tôda razão!
      Saiba que a tua opinião em contraponto com suas contribuições de scans e restauros - só mostram a dedicação afetiva que move todos os blogueiros e seus colaboradores!
      A LUTA CONTINUA - apesar de tudo - neste paÍs ditatorial...que até na democracia consegue montar barreiras, como esta - impedindo opiniões e beneficiando o proletário.

      Um grande abraço!
      Luiz Dias

      Excluir
  9. Alguns comentaristas vêem mais similaridade com a turma da Luluzinha, outros com a turma do Snoopy, outros com personagens da idade da pedra ou do espaço sideral.
    Isso prova que similaridades existem.
    E sempre com turmas criadas anos ou décadas antes.
    Claro, muita coisa é lugar-comum. Mas, uma coisa é observar lugares-comuns da vida real... outra é copiá-los prontos de algum autor que estudou/observou a vida real.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito, Nãonada...concordo que as similaridades estão presentes até no design de móveis, automóveis, aviões, etc.
      Mas a nossa única dúvida é a seguinte: os scans de gibis do senhor Mauricio estão na web pelo menos desde 2009...porquê só agora, no twetter...êle disparou sua "metralhadora giratória"...seria o motivo de que está lançando seus gibis clássicos, reeeditando suas primeiras edições?
      Será que os blogs, com seu "compartilhamento afetivo" poderão "destruir" os negócios do "senhor Mauricio"?
      AGUARDEMOS OS PRÓXIMOS CAPITULOS!

      Abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  10. A busca desenfreada pelo dinheiro e suas implicações de poder e vaidades nos afasta da pureza das nossas criações diárias, talvez seja isso o que agora acontece com o Sr. Mauricio de Sousa. Se contestado sobre isso irá retorquir alegando preservação de empregos, custos, direitos autorais, pirataria, etc... mas na verdade é a atávica necessidade de se ganhar mais, mais e mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inclusive, Nunjo...agora existe um comentário de que o tal secretário é quem "retweeta" as declarações...e não o "senhor Mauricio"!
      Se assim fôr, É PIOR AINDA...pois um subalterno respondendo pelo patrão não tem autoridade para exigir nada!

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  11. Cara, eu não entendo. Vocês lutam para homenagear esses caras e não deixar essa arte cair no esquecimento, eles como abutres, querem mais.Daqui a pouco vou ter que andar com a nota fiscal do meu gibi? Não posso ceder ou emprestar? Os scans chegou para ficar, não tem jeito. Vide as músicas. Sempre pensei como vocês: alguém COMPROU e quer compartilhar. Eu ia comprar um Heróis da Tv no ML escaneado e não comprei, em respeito ao trabalho de vocês.Vocês me representam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado João Carlos...nós fazemos por amor, pode acreditar!
      Às vêzes tenho até problemas familiares, pois vivo - além do meu trabalho - práticamente diáriamente, fazendo o "Chutinosaco" - que ainda existe só por causa de vocês!
      Por isso, vamos continuar, não importa o que aconteça!
      Abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  12. Lamentável, senhor Maurício.
    Eu já desconfiava disso, faz tempo. Não sei porque, tinha essa intuição. Por isso nunca, repito NUNCA, postei qualquer coisa desse senhor em meu Blog. Podem procurar. Turma da Mônica, Pelezinho, ou outra qualquer, nada disso jamais constou por lá.
    Entendemos que, postar edições antigas na Internet é uma forma de publicidade gratuita para ajudar manter viva a memória dos quadrinhos, nacionais ou mundiais, pouco ou nada prejudicando a venda de edições novas, que estão nas bancas.
    Sou contra a divulgação desta forma de materiais novos, por isso, eu meu Blog, apenas posto coisas antigas, de mais de quinze anos, e fora de circulação. Mas nada do senhor Maurício. Nada.
    Lamentável, senhor Maurício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Bartolomeu...sua opinião é extremamente importante, pois sempre foi coeso nas suas postagens no seu blog: "Bartolomeu 777".
      O material novo pode ser promovido por nós - mas não deve ser escaneado para a web, a não ser que tenha pelo menos 5 anos de seu lançamento!
      O amor aos quadrinhos nos faz continuar...mas a dificuldade e restaurar e o patrulhamento são intransigentes a cada dia que passa!
      Esperemos dias melhores?

      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  13. Concordo plenamente com suas posições, e a situação de todos blogueiros. Não colaboro com scans pela simples razão de não ter os meios para tal, mas o certo é que todos realizam um grande trabalho. Deveriam sim é serem apoiados, e serem reconhecidos por manterem mais viva esta arte dos quadrinhos.
    Cada revista antiga restaurada e publicada, é reviver épocas, é enriquecer o presente de novas gerações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilmar, é isso mesmo!
      As clássicas revistas que fizeram a nossa vida melhor deverão continuar a ser postadas e assim tentarmos perpetuar uma época para que as novas gerações tenha um parâmetro!

      Um abraço e obrigado!
      Luiz Dias

      Excluir
  14. Tenho um colega de trabalho que diz que conheceu o Maurício de Souza pessoalmente.

    Segundo ele, o Maurício de Souza é um cara petulante, intransigente, arrogante, etc. Resumindo: é um cara metido a besta.

    Eu, ouvindo isso, dei um desconto para o Maurício de Souza, pois este é um adulto que viveu muitos anos de sua vida tentando dar sentido e beleza ao universo infantil do qual ele fez parte, tanto é que algumas de suas personagens foram inspiradas em amigos de infância que ele teve.

    Agora, diante de tais "perseguições" empreendidas pelo Maurício de Souza, percebo que uma boa parte do que me foi dito acerca dele não é tão justificável assim.

    O que eu poderia alegar em defesa dele é que ele agora está crescendo e saindo de sua infância prolongada.

    Ele foi uma das poucas crianças que deram a sorte de serem amadas pelas suas fantasias e criatividade, mesmo depois de adultas.

    Agora, parece-me que ele não está mais achando graça nisso e está tentando se mostrar como um homem adulto que mostra os dentes diante de seus supostos inimigos que são os blogs que mais falam bem de sua obra do que mal.

    É uma pena que as pessoas que sofrem da famosa síndrome de Peter Pan encham-se de ódio de si mesmas depois de uma certa idade e passam a tratar como inimigos justamente aqueles seus fãs que tornaram essa síndrome em si mesmas tão deliciosa de se viver.

    He, he... Parece meio complexo isso que estou tentando dizer mas na verdade Walt Disney, Maurício de Souza, Mozart e a mais atualmente o Michael Jackson sofreram dessa síndrome de Peter Pan e olhem quanta coisa bonita eles nos legaram.

    Esse é o problema: as pessoas que ainda em vida descobrem em si essa síndrome de Peter Pan, acabam criando coisas maravilhosas que encantam as crianças e até mesmo os adultos.

    O problema é quando elas, em vida, recuperam o uso da razão e tentam raciocinar como adultos e não mais como aquela criança maravilhosa que sempre foram e que agora estão virando as costas para ela.

    Oras, se foi minha criança interior que me encheu de dinheiro por que eu vou reclamar dessa criança interior? Vou mais é rejeitar meu lado adulto e continuar a ser a mesma criança que sempre fui, mesmo estando hoje num corpo de adulto e tendo necessidades mais próprias de um adulto do que de uma criança.

    O que me fez tornar-me adulto não foi o fato de eu não gostar de ser criança e sim, o fato de a criança que eu fui não conseguir ganhar um centavo sequer sendo criança.

    Por isso, pessoas que tiveram essa sorte de enriquecer e, ao mesmo tempo, se manterem fiéis à suas infâncias são na verdade pessoas privilegiadas como o é o Maurício de Souza.

    Pena que ele agora está passando por essa fase de tornar-se adulto a qualquer preço.

    Um recado para o Maurício de Souza, caso ele leia estas minhas palavras: quem te enriqueceu não foram seus empregados ou suas empresas. Quem te enriqueceu foram as milhões de crianças deste Brasil que te prestigiaram e amaram suas histórias. Por isso, seu compromisso número um não é com seus empregados ou com suas empresas e sim, com os fãs de suas personagens que até hoje as amam e adoram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wilson, o que você disse reflete o que nós percebemos através do tweet do "senhor Mauricio" - se realmente foi êle que escreveu - uma pessoa petulante e prepotente, bem diferente do "risonho papaizinho" - capaz de atos altruístas - sem pensar no "custo-benefício"!
      Um abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  15. Acho que vocês deviam cair na real: o Maurício de Souza é o criador e detentor dos direitos de publicação e ele pode pedir a retirada do material da Internet, e acreditem ele há muito tempo sabe dos scans e até demorou a fazer isso. HQs não são criadas por mágica, nós vivemos em uma sistema capitalista onde precisamos ganhar dinheiro pra viver e pagar nossas contas, os profissionais que trabalham na criação das HQs também merecem receber por seu trabalho, e ter condições dignas de vidas. Pensem em vocês mesmos: quem aqui iria trabalhar de graça? Se os scans na Internet estão prejudicando a MSP, então ele tem o direito de fazer alguma coisa contra isso, muito pior do que não ter mais scans na net seria a MSP a falência e não produzir mais HQs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo...o que diz evidentemente, faz sentido...tanto é que nós estamos criticando apenas a frase seca e severa (De um artista?) de que: "Medidas judiciais estarão sendo tomadas contra quem esteja colocando os gibis inteiros na web".
      "Depois que a boiada fugiu, não adianta fechar a porteira" - já dizia o Chico Bento e o Monteiro Lobato.
      Outra coisa...êle não deu nome aos "bois desgarrados" que vendem seus gibis ao invés de apenas compartilhar, por isso a nossa indignação.
      Os 'Blogueiros BR/PT" repudiam a venda de scans e a disponibilização de edições recentes do senhor Mauricio e de qualquer outro autor.
      Eu, por exemplo - tinha apenas 4 edições antigas dêle no "Chutinosaco" e as retirei assim que soube do ocorrido, através do blog "A Gibiteca".
      Não queremos desrespeitar - só queremos RESPEITO!

      Abraço

      Luiz Dias

      Excluir
  16. Fabiano, suas palavras representam exatamente o que pensamos!
    Brilhante! Parabéns!

    Um grande abraço!

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
  17. Exato, Fabiano! Já imaginou se a Warner dispensa as "homenagens" do senhor Mauricio e mete um processo nas adaptações de "Casablanca" e "Batman" por exemplo?
    Ou a Metro /TNT mandar prender desenhistas por existir um: "E o Vento Levou" tupiniquim?
    Nem um "pedido afetivo de desculpas" da MSP serviria para aplacar a ira destas Super Produtoras!

    Um abraço.

    Luiz Dias

    ResponderExcluir
  18. Olá Luiz

    Mesmo ainda com a minha recalcitrante tendinite escrevo estas poucas linhas para parabenizá-lo pela lembrança em associar as duas linhas de estorinhas dos dois desenhistas, é lógica que nesta área coincidências não existem ou seja tratou-se mesmo de uma apropriação bem 'abrasileirada' de personagens 'adaptadas' de forma a lembrar vagamente do bem elaborados e inteligentes desenhos de Charles Schulz. Abração
    PalBR

    ResponderExcluir
  19. Sou colecionista de Zagor e fa do Tex, estou comprando os gibis da Mythos (www.texBR.com). Pra quem gosta de quadrinhos como eu, é uma alegría enorme encontrar números antigos, de editoras extintas, escaneados para poder ler hoje em día ainda...
    Eu acho certo nao escanear os números dos ultimos cinco anos, assim apoiamos a continuidade do que gostamos.

    ResponderExcluir
  20. Nao tiro a razão do Mauricio... escanear quadrinhos antigos, já fora de circulação é uma coisa, mas o problema é que tem blogs escaneando edições que chegaram às bancas a poucos dias!!!

    ResponderExcluir
  21. Quem baixa scans é porque é viciado em quadrinhos. Não vai deixar de comprar quadrinhos em banca. Quer sempre mais. Tem computador em casa, tem dinheiro. Compra revistas. Levar um pito na web cura o vício. É uma fatia do mercado que MSP perdeu.
    Sobra o povo q não tem computador e não deve estar sabendo dessa queda de máscara do MS. Neste país ou voc tem dinheiro para computador ou não tem dinheiro nem pra feijão. Esta fatia do mercado q não tem computador não parece comprar revistinhas.

    ResponderExcluir
  22. Lamentável a atitude do Maurício de Souza!Sempre fui fã dele e até admirava muito ele,mas essa admiração caiu por terra ao saber que ele é uma pessoa tão mesquinha e insensível!Pô,o material publicado nos Blogs,ao que eu saiba,são antigos,e portanto,desinteressante para as grandes editoras relançarem,foi comprado,não foi ganhado de "gratis"!Caramba,que decepção!Vida longa aos amigos que tanta dedicação despendem para que possamos reviver aquela parte gostosa da nossa vida,quando eu ia para o quintal e ficar rodeado das minhas saudosas revistas,lendo a tarde inteira!Forte abraço,amigo!!!

    ResponderExcluir
  23. Me sinto um otário de ter doado gibis para seu acervo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...