30.1.15

VIVA O QUADRINHO NACIONAL!


No dia 30 de janeiro de 1869 começou a ser publicada aquela que é considerada por muitos autores como a primeira história em quadrinhos brasileira. Trata-se da história "As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Côrte", de autoria do italiano Angelo Agostini.  Embora outras obras utilizando a linguagem quadrinhística tenham sido veiculadas no país antes disso, sua história é a primeira a concentrar vários dos elementos que caracterizam os quadrinhos: publicada em seqüência, com personagem fixo e com enquadramentos verdadeiramente cinematográficos.  Assim, a Associação dos Quadrinhistas e Cartunistas do Estado de São Paulo (AQCESP) em 1984, decidiu instituir o dia 30 de janeiro como o "Dia do Quadrinho Nacional", dedicado à valorização desse meio de manifestação artística no país e à consagração de seus mestres, bem como à divulgação do trabalho dos artistas dos quadrinhos, de todas as formas possíveis.  Agostini viveu aqui, grande parte de sua vida e se naturalizou brasileiro em 1888. Na realidade, ele nasceu em Vercelli, na Itália, pouco antes da metade do século XIX e veio para o Brasil quando tinha dezesseis anos. Aqui viveu a maior parte da sua vida, até a sua morte, em 1910. 
A revista "O Pato Donald" completa 65 anos em 2015: é a mais longeva revista em quadrinhos do Brasil. Primeiro título lançado pela Editora Abril, a publicação será homenageada neste sábado, dia 31 de janeiro, durante a entrega do 31° Troféu Angelo Agostini. O editor de quadrinhos da Abril, Paulo Maffia, fará uma palestra sobre a importância do personagem e da revista para o mercado brasileiro de Hqs, e vários artistas Disney já confirmaram presença na cerimônia de premiação, como Gustavo Machado e Carlos Edgard Herrero. Não perca esta oportunidade única de conhecer estes e outros mestres Disney.
A cerimônia será no dia 31 de janeiro, a partir das 13h00, na Biblioteca do Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda - São Paulo). A entrada é franca.

2 comentários:

  1. Muito interessante. Não conhecia Angelo Agostini, mas agora fiquei interessado e vou procurar suas histórias. Muito obrigado pela informação!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns aos quadrinhos tupiniquins! Ao Pato Donald a imortalidade. Abraço.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...