4.1.16

CHUTI RETROSPECTIVA 2015

Salve amigos do "Chutinosaco" - espero que tenham tido boas festas, e estejam preparados para mais um ano de muitas perspectivas (Ou expectativas) e quem sabe, muitas soluções (Ou novas questões insolvíveis)!
De minha parte, eu pude viver (E curtir muito) uma experiência espetacular de: 26 a 29 de dezembro (Quase sem comer e dormir) que me deixou extasiado e hiper maravilhado, pois disputei a "VI Gincana Esquiloscans" - comemorativa de seus 10 anos de existência. 
Consegui o prêmio do segundo lugar numa sensacional e emocionante disputa, com verdadeiras "feras" dos quadrinhos Disney. 
Ganhei essa edição ORIGINAL do "Almanaque Tio Patinhas 01 (Dez/1963)" - o SONHO de todo fã de gibis Disney, no Brasil e Portugal!



Agora, para explicar melhor esta incrível competição, eu convidei: Edilson Souza, um dos fundadores do Grupo Esquiloscans, e um dos idealizadores desta Gincana memorável:

"As Gincanas já são tradição do Grupo deste sua primeira versão em 2008. 
As regras, características e demais direcionamentos, foram resultado de uma evolução natural, sempre levando em consideração, as observações dos participantes. 
Por exemplo: há alguns anos, o Brito se queixou do caráter de pesquisa de Internet que ela estava assumindo, com perguntas que podiam ser respondidas com a capacidade afinada de poder pesquisar nos mecanismos de busca. 
Ele achava incoerente, pois a gincana devia favorecer ao verdadeiro amante dos quadrinhos, e se alguma pesquisa tivesse de ser feita, que o fosse nos quadrinhos! 
Como resposta, a gincana seguinte foi totalmente voltada para fatos dos gibis, e como resultado, o Brito a ganhou.
E isso não significou que a garotada e o pessoal de internet tenha perdido a capacidade de vencê-la. 
Prova disso é o Matheus, que voltou a vencer uma gincana neste nível, usando a intuição e a astúcia, aliadas a uma grande habilidade e gosto para ler gibis, que não são de sua época.


A Gincana sempre é produzida com cerca de três meses de antecedência. 
Eu bolo o tema, e desenvolvo toda a parte gráfica, bem como seleciono todas as questões. Também oriento as funcionalidades que desejaria ver implementadas. 
Mas o cérebro por trás de toda a programação, é o Marques. É dele cada detalhe de funcionalidade, cada procedimento e todos os movimentos do sistema. 
Ano passado, eu tinha pensado em fazer uma grande gincana dos Esquilos... provavelmente a última, mas não sabia se ia poder contar com o Marques, em virtude de vários problemas que ele vinha tendo lá em Portugal. 
Comecei a montar a gincana para que fosse manual, como a primeira e a segunda versão. 
Fui a Portugal, com a ideia de convence-lo a criar a VI Grande Gincana, e trouxe na mala, a promessa dele de que a faria. Assim foi que ela realmente foi criada.
Na versão passada, eu criei duas modalidades. 
Uma para os "feras" e outra para os neófitos (Acaba que as duas eram difíceis pra xuxu - ahah). Tive de bolar 200 questões. 
Nesta, embora fosse uma única modalidade, tive de criar 250 questões, e deixar que a sorte cuidasse de distribuí-las.



Nesta gincana, o concorrente testa sua sorte numa "Slot Machine" que sorteia em qual categoria lhe seria apresentada a pergunta (Muito fácil, fácil, media, difícil e .... horrível - ahah). 
Na verdade não tinha pergunta muito fácil - ahahah. E o que teve de gente reclamando que a roleta era viciada...eheheh, não foi fácil, mas estava rigorosamente dentro das leis da probabilidade.



Toda parte gráfica é feita no Corel Draw, e depois exportada para formato jpeg, sobre as quais o Paulo Marques monta as "text box", os botões e links.
Ele ainda teve de criar o banco de dados que seria utilizado e cuidar principalmente da compatibilidade entre os vários navegadores. Também a programação, é um estado de arte, pois não tem nada de simples no trabalho que ele desenvolve.
Além do que, ele e eu temos que desenvolver sempre tudo bem escondido...porque existem membros esquilos com acesso ao nosso servidor. 
Assim, é necessário criar um ambiente separado para ir montando a Gincana.



Desde as primeiras versões, a quantidade total de perguntas feitas girou em torno de 100. 
Mas uma preocupação, era que em gincanas difíceis demais, sempre acabavam com dois ou três corredores muito bons - e fáceis demais, o vencedores sempre eram previsíveis.





Pois há entre os esquilos, uma meia dúzia de obstinados como: você - Luiz, o Juris, o Leitão, o Matheus e o Brito - e os "Não tanto assim" como o Rui e o Zon, por exemplo. 
Então tem que haver um mecanismo para fazer a Gincana render, sem perder o interêsse!
E esse é o maior desafio: ser difícil, mas ser divertida.




Quanto aos prêmios, eles são angariados ao longo do ano... toda graninha que sobra nas contribuições (Coisa que não anda acontecendo muito ultimamente - ahah), 
E também com a sempre enorme ajuda dos amigos (Em especial o Veras e eventualmente, o Rui), eu compro alguns itens interessantes no Ebay, para servir de prêmios. 





Já ofereci como prêmios: uma Litografia exclusiva e assinada do Carl Barks, um original colorido do Pat Block, estatuetas da "Black Horse", reproduções assinadas por Don Rosa... só coisa fina!




Este ano foram: Um mega livrão importado do Don Rosa...um gibi No 1 original de 1963 do "Almanaque Tio Patinhas", e um print fantástico...e autografado do Don Rosa."


ATENÇÃO: A Gincana agora foi transformada em Quiz Cultural - SEM PREMIAÇÃO - aberto para quem quiser participar (Seja um Esquilo ou não) necessitando apenas criar um login e senha, enviando um email para:

gincana@esquiloscans.com.br



Os novos concorrentes serão cadastrados e saberão como funciona uma Gincana do Grupo Esquiloscans.

P.S: Não haverá um prazo pré determinado para tirarmos do ar.


Grande abraço

EDILSON SOUZA

2 comentários:

  1. Cara, que loucura. hauahau. Milhões de parabéns. E esse prêmio é daqueles que não basta ter dinheiro para conseguir. Valeu mesmo.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...