22.5.19

CARTA DE REPÚDIO À INGRATIDÃO



Depois de 61 anos ininterruptos de colaboração com as publicações Disney na Itália, o meu amigo, o grande e amado Mestre Luciano Gatto de 85 anos, que iniciou sua carreira arte finalizando para Romano Scarpa, e desenhou textos de: Guido Martina,Rodolfo Cimino, Carlo Chendi, Jerry Siegel e Carl Fallberg, foi recentemente "convidado" a se APOSENTAR pela atual direção da Panini Itália.
Ao indagar através de uma carta em janeiro de 2018 porque não enviavam mais textos novos para êle produzir, recebeu a resposta só agora, em maio de 2019!
Com a trágica e injusta frase: Hoje seu traço não condiz com nossa linha editorial do "Topolino" (Ou qualquer outra mentira, ou motivo alegado) os editores se despedem assim (Na minha opinião, de forma ingrata e imbecil) de um dos mais antigos artistas em atividade!
Vergonha! Decepção! 
Seu estilo sempre foi único, não imitando nenhum outro colega italiano, holandês ou americano, e no decorrer dos anos só melhorou e se aperfeiçoou, inclusive aos pobres e novos tempos dos quadrinhos (Não só Disney) atuais!
Escrevo indignado e ainda reafirmando que ele também nunca foi agraciado com uma  homenagem de compilações de suas histórias clássicas pela referida editora italiana, (Como foram Scarpa, Cavazzano, Rota, Carpi, etc) e acho que jamais saberemos porque isso não ocorreu até o dia de hoje!
Gibis como: "Tesori Disney" e tantos outros "especiais de autores" em todos esses anos, NUNCA trouxeram as suas obras para as mãos dos seus fãs e os novos leitores!
Como já conversamos sobre esse assunto antes, garanto que êle está sereno e tranquilo...mas EU não estou!
Como amigo e fã, eu tinha que protestar, pois entendo que pela decisão tomada pela Panini Itália...(Com sua estratégia representada pelos pretensos editores do século XXI) seria a mesma coisa que dizermos que se Barks, Murry, Strobl,
Gottfredson, Taliaferro e tantos outros ainda estivessem vivos e em atividade, estariam SUPERADOS, não tendo esse tal "novo perfil editorial"?
Que triste decisão de pessoas desprovidas de humanidade, e ingênuamente pensando num sucesso efêmero que de longe, nunca será o do passado vivido pelos quadrinhos Disney,  que inclusive contava com todos esses artistas que fizeram árduamente o caminho que trilhamos hoje.
Espero que aqui no Brasil a nossa Editora Culturama corrija isso, pelo menos valorizando e trazendo nossos maravilhosos Mestres desenhistas e roteiristas brasileiros de volta, fazendo capas, suas novas histórias criarem vida, sentir aquela emoção de folhear um gibi e viajar novamente nos traços desses gênios!
Estamos contigo Mestre Luciano Gatto, fôrça!
Continue sempre desenhando, e nos divertindo com seu dificil trabalho, precioso e genial!
Um grande abraço do seu amigo Luiz Dias, e dos seus fãs brasileiros!




11 comentários:

  1. Triste descaso com um pioneiro dos quadrinhos Disney que elevou isso

    ao patamar de obra de arte, quem me dera ter nascido com esse talento nato.

    Rony

    ResponderExcluir
  2. E muito triste, que o mundo atual não de valor ao talento de nossos maravilhosos mestres, os quadrinhos modernos perderam muito da essência e inocência que tanto apreciamos nas hqs nas décadas passadas, preservar este passado é muito importante para manter vivo tudo que apreciamos e também fazer jus a estes talentosos artistas.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que a única explicação é que o novo estilo no qual o grande Luciano não se encaixa é o estilo de não saber desenhar, a art dos quadrinhos tem vindo a regredir em vez de evoluir e o mestre Luciano não sabe ser menos do que o enorme artista que é. Imagino que ele se deva sentir desiludido por essa falta de respeito que a topolino teve com ele, não é para menos, mas o mundo é mesmo assim e a ingratidão infelizmente existe. Desejo muita força ao mestre Luciano que fez o que amava fazer enquanto profissão de forma magnífica e sei que todos os verdadeiros fãs de quadrinhos são muito gratos ao génio!

    ResponderExcluir
  4. hoje em dia é assim : quem trabalha e faz alguma coisa legal, nao tem valor ,mas quem vive só fazendo besteiras e macaquices tem valor, veja por exemplo os cantores brasileiros atuais, (pablo vittar, anita, ludmila, simone e simaria, etc) TUDO LIXO.

    ResponderExcluir
  5. Nossa que triste o descaso com esse grande artista.
    Nosso amigo Anônimo 23/05/2019 06:47 falou tudo!

    ResponderExcluir
  6. Dizer o que? Lamentável isso tudo, tremenda falta de respeito com um velho mestre Disney, com muitos fãs espalhados por aí...

    ResponderExcluir
  7. Eu diria que, aos 85 anos e tantos de carreira, Luciano Gatto já deu sua contribuição para a história dos quadrinhos Disney.

    Parece-me que o pessoal da "Topolino" quer se voltar agora para a nova geração de autores e desenhistas, capitaneada por Casty. Pode-se questionar a decisão da editora, mas tem sua lógica.

    Lembrando que os quadrinhos Disney estão numa fase muito boa na atualidade, mantendo os traços característicos dos personagens e ao mesmo tempo os atualizando para os nossos tempos.

    Sem falar nas adaptações de clássicos da literatura e do cinema, a maioria magistrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todavia, ter uma nova linha editorial não impediria que eles mantivessem artistas da velha guarda na ativa em uma publicação ao estilo "vintage" ou retrô, assegurando a preservação do público que admira e consome esse estilo.
      Na minha opinião foi um erro estratégico que irá cobrar seu preço a longo prazo...

      Excluir
  8. Falta de respeito e de honra, sem duvida ! Minha completa admiracao por Luciano Gatto, sem duvida um Mestre Disney

    ResponderExcluir
  9. Luciano Gatto é um Grande Mestre Disney. Adoro as suas histórias e os seus desenhos belissimos. Vai ter a minha admiração sempre. Obrigado Luciano Gatto por ter criado tantas histórias mágicas e divertidas.

    ResponderExcluir
  10. Dou fé á carta ...engrosso a fileira dos que repudiaram !!!
    Luciano Gatto the best!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...