30.10.12

DISNEY TEMÁTICO 03 - SUPERPATO 40 ANOS

Scan e Tratamento: Onomatopeia Digital

O amigo Eudes Honorato, do excelente blog "Onomatopéia Digital" - nos traz um dos grandes lançamentos dos últimos anos pela Editora Abril - esta edição comemorativa de 2009 comemorando os 40 anos de um personagem criado por Guido Martina e Giovan Batista Carpi - como resposta aos leitores que reclamavam que o Donald era só um personagem preguiçoso e até covarde - na verdade, um fato que os próprios roteiristas italianos até hoje só incentivaram para provocar o "riso fácil". Quem conhece o personagem sabe que ele também é capaz de atos heróicos sem precisar de máscaras, equipamentos ou ternos...como fêz nos tempos de Carl Barks, por exemplo.
Em 1973, no "Almanaque Disney 27" o Superpato foi apresentado aos leitores brasileiros em 43 páginas, refeitas pela diagramação da época.
A grande novidade aqui é a primeira história publicada na íntegra (60 páginas) e pela primeira vez: "O Diabólico Vingador".


2 comentários:

  1. Uma coisa interessante sobre este personagem e que o Donald no inicio usava o anonimato da identidade secreta para sacanear o Tio Patinhas e o Gastão. Alias os roteiristas brasileiros nunca entenderam a malicia do heroi, nas historias feitas no Brasil o Superpato é tão trapalhão quanto o Superpateta, alias o proprio nome dado aqui no Brasil é inadequado, o personagem nada tem de super lembrando muito mais o Batman, no original italiano o nome é Paperinick (O nome do Donald na Italia e Paperino), que remete ao antiheroi Diabolick, o mais adequado teria sido chama-lo de Pato Vingador.

    ResponderExcluir
  2. Segundo Eudes, o autor deste scan, e segundo o Luiz, com eufemismo, a censura comeu solto no enredo deste herói.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...