4.6.13

OBRAS PRIMAS DA BD 08 - OPERAÇÃO QUAC! (PT)

Uma postagem original dos amigos do blog português: "Tralhas Várias" que faz parte da coleção "Obras Primas da Banda Desenhada" e mostra uma história em capítulos com o Tio Patinhas contracenando com práticamente tôda Patópolis! Com a palavra...Gizmo:

"Operação Quac" é o 8º volume da série: "Obras-Primas da BD Disney" e tal como é habitual nos números pares - publica uma Mega Saga Disney desta feita, italiana e de autoria de Guido Martina no argumento e Giovani Battista Carpi, Guido Scala, Giorgio Cavazzano e Massimo De Vita nos desenhos.
Os seus 10 capítulos saíram (Práticamente) semanalmente em 1973 - tendo sido compilados num só volume em abril de 2005, à semelhança desta edição portuguêsa.
Originalmente, a saga surgiu durante uma campanha de marketing em que foram oferecidos em cada uma das revistas sêlos cunhados em folha de alumínio, tendo cada um dos episódios da Saga como protagonista uma personagem representada nos sêlos.

Idealizou-se a Saga com o Giovan Battista Capri  a  desenhar a maioria das aventuras, mas os prazos não permitiram tal, acabando por só o fazer nas 2 primeiras histórias, sendo as restantes encurtadas e entregues a outros autores. Curiosamente, esses 2 primeiros episódios acabam por ser os mais interessantes da Saga, a qual não deixa de ser um pouco ingênua, com um enigma fácil de resolver e algumas histórias que funcionam quase como uma "paragem" na narrativa principal, mostrando histórias secundárias sem grande interêsse. 
Tio Patinhas lança um desafio - com uma recompensa monetária - a quem adivinhar o conteúdo precioso do totem no qual fugiu de uma tribo índia há 25 anos. O mote utilizado para o sovina do Patinhas oferecer dinheiro não me convenceu (Sempre tratou a economia por tú, jamais se dando por vencido no que toca a dinheiro), a aventura do Pluto é enfadonha, o humor da Clarabela não funciona... mas o pior momento é Vovó Donalda se referir que esta é irmã do Tio Patinhas. Não só a naturalidade com que os dois se aceitam como irmãos é completamente irreal (E irritante), como - apesar de tal relação de parentesco ter sido tida em conta nas histórias de alguns autores - mais do que uma vez tal foi negado pelos norte-americanos. Consultando, por exemplo, a árvore genealógica da família dos patos de Don Rosa - presente no 1º volume da série - verifica-se que não existe nenhuma relação de parentesco entre si - sendo o Tio Patinhas, um tio do Donald por via materna e a Vovó Donalda sua avó por via paterna. Mas isso são questões de gostar mais desta ou daquela escola. A Disney tem muitas incongruências e o melhor é pensarmos que tem muitos universos alternativos - sem que saibamos muito bem o quê, e se passa aonde...!"

GIZMO

LINK PARA DOWNLOAD DESTE VOLUME

2 comentários:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...