27.10.15

MAURÍCIO...O INÍCIO!

No dia 27 de Outubro de 1935, na cidade de Santa Isabel, interior de São Paulo - há exatos 80 anos atrás - nascia Mauricio Araujo de Sousa. 
Teve dez filhos. Parte de sua infância, êle viveu em Mogi das Cruzes, desenhando e rabiscando nos cadernos escolares.
Mais tarde, seus traços passaram a ilustrar cartazes e pôsteres para os comerciantes da região. Aos 19 anos mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no jornal "Folha da Manhã" (Atual "Folha de São Paulo"), escrevendo reportagens policiais.
Em 1959, quando ainda atuava como repórter policial, criou seu primeiro personagem – o cãozinho Bidu.
À partir de uma série de tiras em quadrinhos com Bidu e Franjinha (O dono do cachorro) publicadas semanalmente na "Folha da Manhã", Mauricio iniciou sua carreira.
Nos anos seguintes, criou mais tiras e diversos personagens — Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Raposão, Astronauta etc.
Até que, em 1970, lançou a revista "Mônica", com tiragem de 200 mil exemplares.
Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam à cêrca de 30 países. Mauricio de Sousa é o mais famoso e premiado autor brasileiro de quadrinhos, tendo alcançado o número de 1 bilhão de revistas publicadas.
Não à toa, é considerado o maior formador de leitores do Brasil. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados, revistas de atividades, álbuns de figurinhas, CD-ROMs, livros tridimensionais e livros em braile.
Em consideração a seus milhares de fãs que visitam o "Chutinosaco", no dia 6 de agosto, eu enviei 8 perguntas para a produtora de Mauricio, para homenegearmos numa entrevista, o artista nesta data. Inexplicávelmente, mesmo sendo combinado anteriormente, após vários telefonemas, onde o secretário José Alberto Lovetro (Jal)  GARANTIU que me enviaria as respostas à tempo - isso NÃO aconteceu até hoje.


Obrigado Jal, pela oportunidade, e a você MAURICIO, por responder estas 8 perguntas, que resumem 80 anos de quadrinhos!

1) Mauricio de Sousa, eu sou Luiz Dias, do blog "Chutinosaco"! Eu o conheci pessoalmente em 1989, no seu estúdio MSP através do Kanton, meu querido amigo de infância. Queria saber sobre seu comêço nos quadrinhos, através das suas lembranças dos personagens: "Capitão Picolé" e o politicamente incorreto "Nico Demo".

2) Conte quando, e como foi que você conheceu: Pelé, Stan Lee e o grande desenhista Tezuka Osamu?

3) E fale sobre seu incrível projeto com "A Turma da Mônica Jovem" na história: "Tesouro Verde" onde os personagens de Osamu e Mauricio se encontraram finalmente?

4) Gostaria de saber sua opinião sôbre o compartilhamento de scans gratuitos de gibis de vários autores na web, e também pelos seus milhares de fãs, que o homenageiam com postagens restauradas de seus trabalhos em blogs amigos?

5) Já entrevistei Luciano Gatto, Silvio Camboni, Francesco Artibani, Donald Soffriti e mais recentemente, o escritor Carlo Chendi, que me falou de você. Como foi seu encontro em Rapallo, com esta lenda viva?

6) Poderia nos dizer as novidades da MSP para 2016 em relação aos gibis e livros? E para o cinema, teatro e TV? E, quando fôr lançar, fique à vontade, mande um release para o blog, ok?

7) Mauricio de Sousa, desde os tempos da "Fôlha da Manhã", onde, como repórter policial ilustrava as notícias do cotidiano, até hoje, um criador brasileiro internacionalmente respeitado - queremos saber, quem foram seus ídolos, nos quadrinhos - como autores e os seus personagens preferidos?

8) Eu quero agradecer em nome dos seus fãs em todo o Brasil e do mundo tôdo, que querem te parabenizar antecipadamente pelos seus 80 anos, e pelo seu trabalho incansável em prol da cultura brasileira. Será que poderia nos deixar uma mensagem final e...um desenho autografado para os leitores do "Chutinosaco"?

Obrigado, e um abraço do Luiz Dias
Blog Chutinosaco Brasil
Agosto 2015


Existe um ditado no Brasil que diz: "Santo de Casa Não Faz Milagres".  
Graças aos "intermediários de plantão"...é triste constatar que é MUITO mais fácil conversarmos com um renomado desenhista ou roteirista de quadrinhos estrangeiro...do que com um nacional!


NOSSOS PARABÉNS À VOCÊ MAURÍCIO, PELOS SEUS 80 ANOS!


LUIZ DIAS

8 comentários:

  1. Eu gostava muito dos quadrinhos da Turma da Mônica, em particular a turma da Floresta, encabeçado pelo Jotalhão, e pelo Horácio. Acho que eram historinhas divertidas e ao mesmo tempo muito inteligentes e cheias de conteúdo.

    Parei de ler Maurício porque ele focou bastante na criançada, com traço com pouco detalhes e poucos diálogos.

    Eu tenho lá minhas ressalvas porque hoje o forte deles é merchandising, via licenciamento de marcas. Em particular, licenciar a marca para alimentos excessivamente industrializados é tiro no pé, para afastar os pais mais zelosos.

    Até onde eu sei, eles não apreciam muito a gente que compartilha scans.

    Abs.
    Wilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! Nos dois últimos parágrafos, você disse exatamente o que eu ia dizer!

      Excluir
  2. É pena que não respondeu. Claro que sou fã de Mauricio (Como não ser???) e sua Turma. Mas não acredito que ele olhe com bons olhos o compartilhamento de scans. Talvez se sinta ameaçado. O que seria uma piada, já que o compartilhamento só fomenta as HQs e atrapalha zero nas vendas. Gostaria muito de ver suas respostas. Grande abraço a ele e toda a turminha. E um grande abraço a você Luiz pelo incansável trabalho de divulgação de HQ e entrevistas sensacionais.
    (Néia e João)

    ResponderExcluir
  3. Luiz, se vc informasse que era das organizações globo, talvez, ele daria algum retorno, como disse os amigos acima, ele não gosta mesmo do compartilhamento de scans, li algo em uma reportagem dele um tempo atrás, está visando agora apenas $$$$$.

    Abraços.

    Sombra

    ResponderExcluir
  4. Pra quem começou copiando idéias alheias, foi muito longe.
    Tivesse ficado com Horácio e Piteco, seria referência mundial.

    ResponderExcluir
  5. O Sidney Gusman sempre foi um grande crítico da pirataria de quadrinhos, a ponto de chamar quem faz scans de criminosos em uma matéria na revista Wizard. O Gusman é quem, praticamente, manda hoje na MSP, e é um grande amigo do Maurício. Então, é óbvio que o Maurício jamais aceitaria ser entrevistado por um site de scans...

    ResponderExcluir
  6. Desde que um blog saiu do ar porque o MS ameaçou de processo, não leio mais Mônica e meus filhos deixaram de comprar a revista, afinal são revistas antigas que JÁ FORAM PAGAS por quem as têm e pertencem ao comprador, que ao meu ver é o PROPRIETÁRIO LEGAL da obra, já que pagou por ela. O que eles acham que vendem afinal, o direito de olhar a revista e pronto? REVISTA EM QUADRINHO PERTENCE A QUEM PAGOU POR ELA, NÃO QUEM DESENHOU E QUE VENDEU O DIREITO DE USO.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não tinha nada pra falar!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...