26.10.16

EDIÇÃO EXTRA 60


O amigo Vargas do Gremio refêz seu restauro de 2012 e repostamos aqui esta "renovada" Edição Extra "Atemporal" do Mancha! 

Scan e Tratamento: Vargas do Gremio
LINK GRATUITO PARA DOWNLOAD

3 comentários:

  1. Luiz Dias:

    Apesar de eu tecer lôas aos gibis, me surpreendo com o fato de um amigo meu que lia bastante gibis também não ter seguido o lado ético e moral prescrito pelas aventuras dos personagens.

    Parece-me que este amigo se identificou mais com os vilões das histórias do que com os heróis.

    Não que ele tenha se tornado criminoso mas tornou-se, de certa forma, roleiro e trapaceiro.

    Apesar de considerarmos essa escolha um tanto errada ele acabou se dando bem pois quem é que não gosta do Zé Carioca?

    Pois é... O estilo de vida desse amigo se parece muito mais com o estilo de vida do Zé Carioca do que o estilo de vida de qualquer outro bandido.

    Das pessoas que conheço que liam gibis nenhuma quis encarnar o Mancha-Negra, o João Bafo-de-Onça, os irmãos Metralhas, etc.

    Parece-me que as histórias de Walt Disney tinham o dom de nos saturar da maldade e esperteza dos vilões de tal forma que ninguém ousou copiar esses vilões e fazer deles os seus heróis.

    Acho que de tanto o Mickey apanhar e o vilão levar vantagem no decorrer da história para, no final, se ferrar, acabou desenvolvendo em nós uma certa ojeriza pelas vantagens fáceis sem desafios à nossa inteligência.

    Por isso, o Mickey posando de herói ingênuo e fracote mas que no final vencia através da inteligência ou astúcia, foi moldando em nós o amor pelo desafio e pelas coisas difíceis e passamos a achar que não valia a pena ser bandido por ser fácil demais para um bandido se dar bem, bastando apenas ser mais forte ou estar armado.

    Já o Mickey, sim, era para nós um herói pois apanhava mais que cachorro magro mas no final, sua inteligência colocava o bandido atrás das grades.

    Por esse motivo, creio eu, esse amigo preferiu o caminho da "malandragem" ou do "rolo" que pelo menos já é um desafio à sua inteligência levar a melhor sobre os outros.

    ResponderExcluir
  2. beilissimo comentario de João Labrego

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...