Joseph Levitch ou Jerry Lewis (1926-2017) foi um grande gênio do humor cheio de gags, ingênuo e trapalhão - muito diferente de hoje em dia, onde a ofensa ao espectador e o "bullying" são considerados como "risada certa" - sempre mascarados pela hipocrisia da degastada expressão: "politicamente correto".
O Brasil conheceu sua obra completa no cinema através do "Festival Jerry Lewis", exibido aos domingos ao final dos anos de 1980 na Rede Globo de Televisão.
O flerte da dupla com os quadrinhos começou em 1952, lançados pela Editora DC Comics: "The Adventures of Dean Martin and Jerry Lewis" e se solidificou em filmes como: "Artistas e Modelos"(Brasil) ou "Pintores e Raparigas" (Portugal) onde o cinema e os gibis estavam lado a lado, através dos "sonhos doidos" do personagem de Jerry apresentando "Reinaldo, o Ratinho" ou "Vincent, o Abutre".
O gibi da DC desenhado por Bob Oskner com Lewis e Martin, com o fim da dupla continuou a ser publicado só com Jerry em mais 84 edições trazendo vários encontros inusitados: "Superman", "The Flash", "Batman e Robin" e a "Mulher Maravilha"(Diana Prince com um visual psicodélico típico dos anos de 1960) com as capas desenhadas por Neal Adams, além de 3 quadrinizações de longas que êle fêz para a Paramount Pictures.
O meu projeto "Festival DC Jerry Lewis" do "Chutinosaco" vai trazer estes crossovers em dois gibis com os super heróis e mais três com: "Detetive Mixuruca", "Mocinho Encrenqueiro" e o "Terror das Mulheres" - mas que não terá peridiocidade certa - quando eu tiver tempo, restauro, traduzo e coloco à disposição para vocês.
Criador de vários projetos humanitários, além do "Telethon" para distrofia muscular, certamente Jerry Lewis hoje deve estar fazendo rir no "Céu dos Humoristas", novamente com Dean Martin. LUIZ DIAS
NO PRÓXIMO FIM DE SEMANA: FESTIVAL DC JERRY LEWIS 01!
Por coincidência, um "Mickey clássico" se transforma numa postagem comemorativa ao personagem "Esquálidus"(Eega Beeva) criado em 22 de setembro de 1947 por Bill Walsh e imortalizado nos traços de Floyd Gottfredson. Divirtam-se!