5.12.12

DISNEY HIPER DE VOLTA À PORTUGAL!


Chega hoje aos quiosques nacionais (ou, segundo parece, já anda mesmo por aí!) a revista “Disney Comix 01" - que assinala o regresso da banda desenhada Disney ao nosso país. Pato Donald, Mickey, Pateta, Tio Patinhas e muitos mais assinalam assim da melhor maneira o 111.º aniversário do nascimento de Walt Disney (1901-1966).
A “Comix”, de periodicidade semanal, terá 132 páginas a cores e um preço de capa de 1,90 € - embora este número inaugural, com uma tiragem de 75 mil exemplares, tenha o preço de lançamento de apenas 1 euro. 
A capa é de  autoria do italiano Andrea Freccero, que a chegou a divulgar no seu blog pessoal há poucas semanas - embora depois a tenha retirado.


O objectivo da editora Goody, responsável pela “Comix”, é editar uma publicação “intergeracional… dos 8 aos 88 anos” que suscite “o interesse dos jovens bem como dos pais que assim relembrarão as suas antigas leituras” pelo que “o lançamento será acompanhado por uma campanha de televisão nos canais generalistas, no Disney Channel e na Sport TV, um forte apoio em termos de destaque em ponto de venda, quer na distribuição tradicional - quer na distribuição moderna e ainda na internet”.

A Editora Goody anuncia também uma outra  revista de BD,  a "Disney Hiper"  mensal, com 320 páginas, por 3,90 €  que traz na capa a data de Janeiro de 2013, embora na "Disney Comix 01" seja anunciado o seu lançamento  durante este mês de Dezembro.  Embora a maioria dos antigos leitores associem os quadradinhos Disney  às edições brasileiras distribuídas pela Editora Abril em Portugal desde o início dos anos 1950, a verdade é que os heróis Disney se estrearam em Portugal logo em 1935 na revista Mickey, que haveria de durar 58 números. Revistas como "O Faísca" ou o jornal "O Primeiro de Janeiro" (este durante décadas) publicaram também esses heróis  outras criações Disney que - depois de “Rato Mickey”, uma tentativa pouco duradoura da Agência Portuguesa de Revistas em 1955 - só voltariam a falar português já nos anos 1980, através de edições da Editora Abril/Morumbi.

Primeiro acompanhando as edições brasileiras, depois de forma autónoma, os títulos da editora – “Mickey”, “Pato Donald”, “Tio Patinhas”, “Pateta”, “Disney Especial”, “Hiper Disney”, etc. - sucederam-se até 2006, quando foi publicada a última revista, o "Tio Patinhas 250".
Entre publicações especiais e números comemorativos, algumas no formato álbum - termino com uma referência para a edição especial "Euro 2004", na qual Patinhas, Donald e os seus sobrinhos vêm ao nosso país para descobrir quem roubou a taça destinada à equipa vencedora do Campeonato Europeu de Futebol que cá se realizava, numa história escrita pelo português Paulo Ferreira.

(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias
de 5 de Dezembro de 2012)

Texto retirado do blog português: "As Leituras de Pedro"



8 comentários:

  1. Fantástico!
    Grande notícia, amigo Luiz!
    Amanhã vou que nem um maluco à procura dos Tesouros!!

    Um abração

    Zé Redondo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, meu amigo José Redondo!
      Eu também fiquei felicíssimo com este lançamento em terras lusas!
      Como amante de quadrinhos Disney eu quero que a magia nunca termine! E essa editora Goody está colaborando para que tudo se reinicie aí em Portugal e continue para sempre...esperamos!
      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
    2. Já comprei, amigo Luiz.
      Bom papel,boa impressão,boas cores!
      Enfim, estou mesmo contente!
      Só espero que seja para durar!

      Um grande abraço,

      Zé Redondo

      Excluir
    3. Maravilha, José!
      Fico igualmente feliz por ti e por todos os fãs Disney em Portugal!
      Vitória!
      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir
  2. Amigo Luiz,

    Não me queres dar o teu endereço?
    Teria muito gosto em te enviar o primeiro número!!

    Um Abraço

    Zé Redondo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro José Redondo...é com muita honra que te passarei meu endereço e fico muito envaidecido com este presente de natal que vai me enviar!
      Só te peço que escrevas aqui o seu e-mail(Ou de um familiar ou amigo) para eu possa te passar rápidamente estas informações, ok?
      Muitíssimo obrigado MESMO por este presente de natal...poder ler um gibi português(Nessa nova fase da Disney) enviado por um amigo!
      Ah...e vem aí o "Disney Hiper" já estás sabendo?

      Um grande abraço e aguardo vosso e-mail.

      Luiz Dias

      Excluir
  3. Amigo Luiz,

    Já sei do Hiper e estou Hiper feliz!

    Então o mail pode ser o redondocomics@gmail.com

    E não tens nada que agradecer que o prazer é meu e se fosse ao contrário tenho a certeza que farias o mesmo.

    Um abraço

    Zé Redondo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigado, meu amigo!!
      Te enviarei meu enderêço em seguida! OBRIGADO!!!
      Um abraço!

      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...