10.2.13

"CHUTINTREVISTA" EXCLUSIVA - SILVIO CAMBONI


Silvio Camboni nasceu em Santadi (Cagliari) em 14 de setembro de 1967. Funcionário da Walt Disney Itália desde 1988, desenha histórias de: "Mickey Mouse Mystery Magazine", "X-Mickey", "Topomistery" e "Monster Allergy". Ele também é apresentador da Radiolina (La Gaggetta Show) e de vários programas televisivos ligados ao esporte - sempre de forma satírica e bem humorada!







1) Quando começou a desenhar, quem era seu artista preferido - aquele que o inspirou a trabalhar com quadrinhos Disney?(Scarpa, Gotfredsson, Barks, Murry, etc)
 
R: Na verdade, foi Giorgio Cavazzano - para mim, uma verdadeira maravilha - que me fêz descobrir como o estilo Disney poderia ser dinâmico, efervescente, vivo e moderno. E além dos outros citados por você, eu incluiria Giovan Batista Carpi que me fizeram um desenhista profissional.


2) O senhor tem noção da revolução que fêz nos novos quadrinhos de Walt Disney? Era sua a idéia de novos cenários  e essa proposta de um traço moderno? 


R: Não sei - a minha colaboração com a Disney é de fato, menos intensa - visto que agora eu trabalho mais no mercado francês - por conseguinte, agora não tenho inovações em particular para mostrar, nem mesmo uma nova proposta.    





3)Quem teve a idéia de criar os universos de "X-Mickey" e "Mickey Mouse Mystery Magazine - INÉDITO NO BRASIL"?



















R: Se trataram de dois projetos com gêneses muito diversas - foi uma criação coletiva no caso do “MM” - que seguia a feliz intuição de “PK” (Superpato-Novas Aventuras) - e o “X Mickey”, já foi mais coordenado pela nossa redação.


4) Seu trabalho em "Contos de Edgar Alan Poe" e "Mickey Mystery Magazine" foi incrivel! E o senhor transita muito com o Donald, Tio Patinhas e seu universo. O senhor prefere desenhar qual destes personagens?
R: Não tenho preferências particulares, desenho com imenso prazer - patos e ratos! No entanto, eu acho que o Mickey seja um personagem mais completo, verossímel e com mais carisma de todos!


5) O meu blog "Chutinosaco" oferece revistas virtuais gratuitas para download...o quê pensa disso? 


R: Eu acho que toda iniciativa que ajude a difundir o interêsse pelos quadrinhos Disney são considerados positivas, neste período em que tudo parece mais difícil.


6)  Poderia escolher suas quatro histórias preferidas que me enviaria para traduzir? Elas serão inseridas num gibi virtual (Grandes Mestres Disney) e serão distribuidas gratuitamente para download.  O que você acha?



R: “Topolino e La Scatola dei Cent’anni” (Topolino); “Small World” (Um episódio de "MM"); “Regalo di Natale” (X Mickey); “Indiana Pipps e La Valle della Memoria Perduta” (Topolino)




7) Silvio, seus filmes de animação (É Diverso!, "Sportclub Sugli Spalt", "Poetto Beach" e outras) são sensacionais e muito impressionantes - seria porquê este trabalho do senhor é feito com seu toque pessoal?


R: Se trata de um hobby profissional que faço por prazer e que me diverte muítissimo, naturalmente me custa muito tempo e muito cansaço...


8) "Willy Wonder", "Néfesis" e "Gargouilles", poderia nos contar como criou estes livros maravilhosos?
R: À êstes títulos acrescentarei também "Le Voyage Extraordinarie", uma publicação recente com a Editora Vent d'Ouest/Glenat (Texto de Denis- Pierre Filippi). 
 
Se trata de um projeto que nasce da colaboração dos dois autores: o roteirista e o desenhista, que propõem o projeto à Editora - pois se trata de uma série mais ou menos longa.
É um tipo de trabalho que se pode fazer quase exclusivamente na França, onde os livros e quadrinhos agora gozam de popularidade e respeito que não se vê em outros lugares.
Um trabalho que é rico de detalhes e extremamente detalhado e cuidado, porquê se trata  de um público muito apaixonado, atentos e exigentes, mas que dão retôrno com um carinho incrível.




9) Agora pediria um favor especial...se possivel, poderia escrever uma mensagem para seus fãs brasileiros do blog "Chutinosaco" e fazer um desenho do "MM " autografado para mim?




R: Como havia dito (Por e-mail), eu não faço desenhos com dedicatória pela internet, me desculpe.











Senhor Silvio Camboni, lhe agradeço pela sua atenção e assim que me responder, postarei sua entrevista com muito prazer!


R: Foi um prazer - saudações a todos os seus leitores brasileiros!

SILVIO CAMBONI 
Janeiro 2013


2 comentários:

  1. Excelente entrevista, Luiz! Graças a ela passei a conhecer esse artista talentoso da Disney italiana do qual não fazia idéia até então. Obrigado e abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jorge...realmente ele é uma pessoa com muitas qualidades, além de desenhar Disney muito bem!
      Um grande abraço!

      Luiz Dias

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...