10.6.12

TIO PATINHAS 26

Comemorando as 40 primeiras edições do Tio Patinhas lançadas na web - o 'Chutinosaco" traz o almanaque de setembro de 1967 - com histórias nunca republicadas: "As Aventuras do Capitão Grant" - quadrinização feita por Don Spiegle do filme de Walt Disney, baseado na obra de Julio Verne - com George Sanders e Maurice Chevalier e "O Plano Super Intelectual" de Pete Alvarado.
Scan: Esquiloscans / Tratamento: Chutinosaco
O clássico de Carl Barks - "A Rainha das Sereias" é comentado pelo colecionador César Brito no site do Grupo Esquiloscans:
"Corria o ano de 1967 e em junho eu comprei a edição No. 2 de uma revista de cunho científico publicada no Brasil - chamada "Enciclopédia Bloch". Nesse número saiu uma matéria chamada “Aquanautas, o dia do homem submarino”. Ali se noticiava que o cientista Walter L. Robb havia inventado uma membrana de borracha sintética que filtrava o oxigênio da água e que usada como “parede” de uma gaiola submersa permitia que um ratinho respirasse, estando embaixo da água. Tenho essa revista até hoje para mostrar e provar para quem duvidar.

Pois bem, o Grande Mestre Carl Barks também leu esse artigo (ou um outro semelhante) e incorporou essa invenção na história "A Rainha das Sereias".
                      
Está lá na quinta página da história, onde um cientista de Tio Patinhas, repuxando uma máscara de plástico, diz: “mais sensacional ainda é esta máscara de mergulho que filtra o oxigênio da água”.
Ora... como a história de Barks saiu em setembro e eu já havia lido a notícia (que era séria) em junho daquele mesmo ano - achei absolutamente normal aquilo que Carl apresentava.
Hoje, em 2012 - passados 45 anos, eu me pergunto: onde foi parar essa invenção? Cadê as máscaras (como Barks apresentou)? Era verdade aquilo? Ou não era? Fui tapeado?
Pois bem, se eu fui tapeado - estou em ótima companhia, porque o Grande Mestre também foi.
E tenho dito!

Cesar Brito (Grupo Esquiloscans)
Colecionador e Gibólogo



7 comentários:

  1. A falta de tempo me impediu de vir antes, mas é só chegar que encontro belas surpresas, como essa. Essa história da máscara não conheço. Mas tem aquela das bolinhas de ping pong que o programa Caçadores de Mitos acabou testando e provando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio...o mestre Carl Barks na sua aparente simplicidade era um gênio à altura de seu "patrão" Walt Disney.(Rsrsrs)

      Um abraço!

      Excluir
  2. Bom dia.............

    Mais uma vez SENSACIONAL!!!!!

    Apenas sugiro que seja agora disponibilizado um (ou mais links) numa postagem comemorativa, aglutinando os 40 primeiros volumes do Tio Patinhas!!!

    Abraços!

    Peter Hammill - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Peter...você disse bem...já está chegando a postagem comemorativa dos 40 números - inclusive com a solução do "enigma"(Que a Babi até já descobriu um deles) - trazendo os 40 links "mágicos"!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Quanto à "guelra artificial", é relativamente fácil sintetizar um material que deixe passar o oxig~eno dissolvido equanto contendo a penetração de água.
    Os problemas são dois: 1) O oxig~enio dissolvido na água, é uma fração mínima do oxigêno encontrado no ar.
    2) Seres humanos são mamíferos, de sangue quente,
    com um metabolismo mais ativo e um consumo maior de oxigenio que animais de sangue frio como peixes e moluscos.
    O problema de como fazer uma guelra para um animalde sangue quente, nem a natureza jamais resolveu: voc~e veja que nenhum animal de guelras tem sangue quente.

    ResponderExcluir
  4. Brito,

    Achei o link abaixo sobre a matéria. Cita o Walter L. Robb e um anterior. A produção de oxigênio embaixo d'água já deve ser realidade hoje - e não duvido que seja segredo bem guardado.
    - Revista Popular Mechanics, Dezembro de 1967
    http://books.google.com.br/books?id=zNMDAAAAMBAJ&pg=PA72&lpg=PA72&dq=Walter+L.+Robb+oxygen&source=bl&ots=xjWZlXUJgP&sig=FnutTvqESXZcllN6h2UnNABeGGw&hl=en&sa=X&ei=Jqm-UNDWL4-k8QSstIDQDg&ved=0CFcQ6AEwCA#v=onepage&q=Walter%20L.%20Robb%20oxygen&f=false

    ResponderExcluir
  5. Consegui!!! adquiri a edição(entre outras) q marcou minha infância qdo viajava para a capital potiguar, Natal. Descrever a emoção d reler novament é impossível d expressar. Um grandiosíssimo obrigado.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...