Nossa "Chutintrevista" sempre que possivel - procura artistas nacionais que fazem quadrinhos e sabem bem como é difícil o nosso mercado gráfico brasileiro. São vencedores em suas áreas pelo mérito próprio e são movidos pela paixão - que é trabalhar com a nona arte.
Nesta semana - teremos duas entrevistas aqui no blog - que vão nos apresentar dois personagens que nos orgulham: o primeiro deles é: Alexandre Silva.
1) Conte como você participou do projeto pioneiro da Disney-Abril no Brasil, a Graphic Novel: "Patrulha do Universo" - com Tio Patinhas, Donald e sobrinhos.
Eu trabalhava na Redação Disney e o meu chefe era o Euclides Miyaura. O gerente era o Julio de Andrade. Na época, as Graphic Novels estavam em alta e a Disney ainda não havia se aventurado na área. Como a Disney/Abril tinha carta branca para fazer novos projetos, decidiu-se fazer a primeira Graphic Novel Disney brasileira, e o pessoal já conhecia meu trabalho de colorização em títulos como "PATETA É..." e "CONAN". Fiz um teste com as três primeiras páginas, que foi enviado a matriz americana, para aprovação. Fiquei muito feliz quando soube do OK da Disney! Mas para fazê-la dentro da redação não era possível e o prazo era curto. Então, a direção me liberou para trabalhar em casa.
Durante trinta dias, fiquei trancado, pintando à mão, as 44 páginas da HQ. O detalhe é que eu estava as vésperas do meu casamento, então eu tive que parar várias vezes para que meus móveis fossem entregues! Uma loucura! Varava madrugadas trabalhando. Tinha muitos efeitos, cenas de tempestade, cenas no espaço e tive que pesquisar para pintá-las. Foi uma honra trabalhar com Watson Portela, Gerson Teixeira, Eli Leon, Antonio Lima. Foi extremamente gratificante e é o meu trabalho preferido até hoje.
Durante trinta dias, fiquei trancado, pintando à mão, as 44 páginas da HQ. O detalhe é que eu estava as vésperas do meu casamento, então eu tive que parar várias vezes para que meus móveis fossem entregues! Uma loucura! Varava madrugadas trabalhando. Tinha muitos efeitos, cenas de tempestade, cenas no espaço e tive que pesquisar para pintá-las. Foi uma honra trabalhar com Watson Portela, Gerson Teixeira, Eli Leon, Antonio Lima. Foi extremamente gratificante e é o meu trabalho preferido até hoje.
"Eu pintei sobre um canson fino com a impressão em azul bem forte, chamada impressão cianográfica. Passei guache branco em todos os textos dos balões, para não dar duplicidade quando fosse aplicado o texto em preto. É isso."
2) Como, e quando você começou sua carreira - em quais editoras já trabalhou?
Comecei em 1986, no Estúdio Ely Barbosa. Participei das revistas 'TURMA DA FOFURA", 'O GORDO" e "PATRÍCIA". Em 1989, fui contratado pela Abril Jovem para trabalhar na Redação de Quadrinhos Disney, onde fiquei por 8 anos. Fiz "O PATO DONALD", "ZÉ CARIOCA", "URTIGÃO" e muitas outras, sempre como colorista e assistente de arte. Passei pela Editora Escala onde fiz "FORCA ÔMEGA" e "STREET FIGTHER". Quando saí da Abril em 1997, ingressei na área de livros didáticos e entrei na Saraiva, onde estou até hoje. Mas paralelamente sempre procuro trabalhar com quadrinhos, que é a minha paixão.
3) Como foi poder conhecer e trabalhar com Ely Barbosa?
Ele foi meu primeiro e grande Mestre, um brilhante criador de personagens e quadrinhos. Acima de tudo era um grande amigo. Trabalhar com ele foi a realização de um sonho, porque eu era leitor de suas revistas, então a emoção era muito grande. Sou fã incondiconal dele e do seu trabalho. O período em que trabalhei no seu estúdio foi maravilhoso. Éramos uma equipe pequena, porém bastante unida. Todos jovens e boa parte iniciante. Hoje são grandes artistas atuando em diferentes áreas.
4) Quem foram seus parceiros nestes projetos de ilustração e de quadrinhos? E quem faz parte de sua equipe hoje?
Trabalhei ao longo desses meus 26 anos de carreira com grandes artistas, na maioria das vezes atuando como colorista, seja à mão ou no computador. Além de Ely Barbosa (TURMA DA FOFURA, O GORDO), trabalhei com os quadrinhos de Arthur Garcia (PULSAR, FORÇA ÔMEGA), Eduardo Vetillo (CHAVES E CHAPOLIM), Sérgio Morettini (MICO LEGAL), César Sandoval (A TURMA DO ARREPIO), Alexandre Nagado, Primaggio Mantovi, Grego, Aparecido Norberto...Não tenho uma equipe, mas quando pego um trabalho relativamente grande, aí sim monto uma, para dar conta dos prazos. Em "A TURMA DO ARREPIO", que colorizei entre 2009 e 2010, contei com a ajuda do talentoso Fernando Ventura.
Trabalho na diagramação dos livros didáticos, mas também faço tratamento de imagens, capas, projetos gráficos e nesse último ano estou fazendo também produção de arte, que consiste em escolher os ilustradores certos para os mais variados tipos de textos que são publicados nos nossos livros. Tenho trabalhado com grandes artistas, muitos deles desenhistas de quadrinhos. Terminamos agora a produção dos títulos que serão utilizados pelos alunos em 2013.
5) Você poderia nos dizer (Se já aconteceu isso) qual foi o trabalho que mais te emocionou na confecção e no resultado final?
Foi com certeza "A PATRULHA DO UNIVERSO", da Disney. Gosto muito da história e adorei o resultado e a repercussão na época. Tenho todos os originais que pintei, em casa.
6) Como foi produzir "Luana e Sua Turma" e agora trazer de volta "A Turma do Arrepio"?
"Luana e Sua Turma" é um projeto do Aroldo Macedo, criador e primeiro editor da revista "RAÇA". Fui convidado a colorizar suas histórias desde a edição 1, que saiu nas bancas em junho de 2000. Depois, fui me envolvendo mais e passei a fazer a coordenação geral da revista. Foi um belo trabalho que resultou em 18 edições, que atualmente são vendidas pela internet. Os gibis da "Luana" são adotados em inúmeras escolas do Brasil todo, foi indicado ao Troféu HQMIX em 2006, e originou uma série de 4 livros publicados pela Editora FTD.
Já "A TURMA DO ARREPIO", eu queria muito trabalhar com ela e ofereci meu trabalho para o Cesar Sandoval. A primeira hq que colorizei saiu na edição 2, e a partir do número 3, passei a colorizar toda a revista, trabalho que antes era feito pela turma da própria Editora As Américas. No total saíram 8 edições. A colorização era a única coisa nova que tinha na revista, já que as hqs eram as mesmas da série de 1990, então, procurei incrementá-la não fazendo uma cor chapada, mas aplicando degradés, efeitos, para enriquecer a revista. Adorei fazer esse trabalho, e o público curtiu bastante.
7) Como você curte quadrinhos, qual seu personagem preferido? Lembra de uma história dele(a) que gostaria de reler?
Curto quadrinho brasileiro em geral. Não tenho um personagem preferido. Sabendo que é nacional, compro tudo o que sai. Gosto mais do quadrinho infantil, do humor ingênuo. Acho que é o gênero que mais deu certo pro aqui. Por isso que Disney é sucesso, Maurício é sucesso...o infantil aqui sempre vendeu bem.
8) Você poderia nos enviar um "desenho bruto" e depois mostrar - como ele fica com o seu ajuste final - para os visitantes do "Chutinosaco" entenderem melhor o seu trabalho?
9) Finalmente, gostaria de agradecer imensamente a sua atenção e pedirei que deixe uma mensagem para os nossos amigos do blog, sobre o futuro dos quadrinhos no Brasil?
ALEXANDRE SILVA
Outubro 2012
Luiz Dias:
ResponderExcluirFico imaginando como deve ser emocionante a vida profissional de um desenhista de histórias em quadrinhos.
Se ler as revistas já nos proporcionou tantos sonhos e fantasias, o que dizer então de quem as cria e desenha?
Não sei dizer exatamente se o que sinto em relação a esses grandes desenhistas é uma pontinha de inveja ou se é admiração.
Sempre senti que estava na profissão errada e quando leio essas entrevistas essa sensação só aumenta em mim.
He, he... De qualquer forma se eu fosse viver de desenhar histórias em quadrinhos eu passaria fome pois nunca tive talento para as artes, sendo sempre um dos últimos alunos nas aulas de Educação Artística.
Em compensação, nas aulas de exatas como Matemática, Física e Química sempre fui o primeiro da classe.
Adorei a entrevista parabens aos envolvidos e a HQ "Patrulha do Universo" - com Tio Patinhas, Donald e sobrinhos deviam ser republicados pq é muito nota DEZ...abçs do amigo Xandro.
ResponderExcluirObrigado Xandro...depois dele entrevistarei Cris Alencar - também colorista e ilustradora de sucesso!
ExcluirUm grande abraço!
Luiz Dias
Parabéns Luiz...muio legal essa entrevista...nota-se a competência do Alexandre Silva no seu trabalho...o cara manda bem mesmo...e parabéns ao seu sensacional blog que sempre tem nos deixado informado do que acontece no mundo dos quadrinhos.grande abraço!!!
ResponderExcluirMuito obrigado Chesco!
ExcluirEstou tentando sempre trazer um pouco de tudo sobre nossa paixão: Quadrinhos!
Um grande abraço!
Luiz Dias
Olá amigo Luiz,
ResponderExcluirParabéns por mais uma "Chutientrevista" desta vez mostrando o trabalho magnifico do Alexandre Silva.
Só podemos desejar que venham outras Chutientrevistas.
Abração
Sabino
Grande Sabino...obrigado!
ExcluirE a próxima será com Cris Alencar, a colorista brasileira reconhecida no mundo tôdo!
Um abraço!
Luiz Dias