25.10.12

"CHUTIENTREVISTA" COM CRIS ALENCAR

O "Chutinosaco" tem conseguido falar com artistas incríveis que representam os quadrinhos desde o processo de criar a história - até o desenho que ilustra o roteiro e a colorização final. Nosso segundo personagem da semana é uma mulher incrível - brasileira - e que já tem uma carreira consolidada no mundo todo - apesar de bem jovem, é respeitada por grandes Mestres dos quadrinhos mundiais.  Com exclusividade, ela conversa comigo agora!
1) Cris Alencar, primeiramente obrigado por nos contar um pouco do seu trabalho. Você com 30 anos, e já tem uma importância significativa nos quadrinhos mundiais. Como você começou esta sua carreira de sucesso?


 Olá, Luiz e a todos os leitores do blog - agradeço a oportunidade de falar a vocês. Comecei com 25 anos, em 2007. Já atuava como ilustradora desde 2002 e então posteriormente tive contato com o Carlos Mota, que felizmente gostou de minhas pinturas e a partir de então começamos a trabalhar juntos em diversos projetos.



2) Você está trabalhando num projeto de quadrinhos Disney inédito por aqui: "A História do Mundo" - com Andrea Freccero. O que é este trabalho e como você participa, ilustrando à partir do original do artista?


 A "História do Mundo" é uma série de 6 livros, onde participei com as pinturas das capas e lombadas, publicada inicialmente na Finlândia. Cada volume representa um período da nossa história, desde o (pato) neanderthal até os tempos modernos. Foi muito interessante ter participado deste projeto pois para cada ilustração, foi necessária uma extensa pesquisa sobre o respectivo período histórico, desde roupas e cores de vestimentas, até materiais e texturas utilizadas nos objetos.




3) Você foi premiada pelos Correios do Brasil pelo projeto do centenário de Oscar Niemayer. Gostaria que você contasse como surgiu a idéia, a criação do sêlo e depois como foi ganhar o Troféu "Olho-de-Boi"?
Foi uma agradável surpresa ter sido premiada por este trabalho e também por ter representado o Brasil em eventos filatélicos no exterior em 2010.
Na verdade foi tudo muito corrido, tive uma semana para realizar o projeto, da pesquisa e produção de referências à realização das ilustrações. O tema se relacionava com as obras de Niemeyer, especialmente o Memorial da América Latina em São Paulo e o MAC do Rio de Janeiro.
 Após este processo, o trabalho foi enviado ao próprio Niemeyer e sua equipe para a aprovação. Um ano mais tarde, recebi a notícia sobre a premiação e o troféu Olho-de-Boi.




4) Você trabalha com o desenhista Carlos Mota - que o "Chutinosaco" entrevistará um dia - como é essa relação - onde você, com seu talento, aprimora o trabalho dele?
O Carlos é um grande amigo de longa data e uma pessoa muito agradável, e com certeza um dos melhores artistas com quem já trabalhei. Tivemos trabalhos publicados em diversas partes do mundo e sempre muito prazerosos de realizar. O que procuro sempre com o meu trabalho é acrescentar e realçar, de forma que a ilustração ganhe ambientação e mais vida, mas sem perder a originalidade da arte dele e de cada autor.




5) Você poderia nos mostrar o seu processo de trabalho, enviando um desenho original (O traço em P & B) para mostrar como são as fases de colorização?

Não tenho no momento um 'passo a passo" registrado, mas envio dois exemplos do que é o trabalho realizado, basicamente como descrito anteriormente. Recebo a ilustração em preto e branco e finalizada em nanquim, mas sem traços e preenchimentos. A partir daí começo o processo de colorização.



6) Além da Abril, para quais Editoras você trabalha?

No momento trabalho apenas para a Disney francesa e eventualmente para outros países.



7) Você curte quadrinhos - qual seu personagem preferido e tem alguma história dele(a) que você gostaria de reler?
Amo trabalhar com Disney e toda a arte produzida pelos talentosos desenhistas, mas entre os quadrinhos, adoro ler "Calvin e Haroldo" (não fiquem chateados comigo ). Tenho quase todos os livros, li e reli diversas histórias. Durante a adolescência, gostei muito de ler "Batman" também. Mas o que gosto de ler mesmo são livros, de autores como George Orwell, Kurt Vonnegut, Machado de Assis etc.



8) Gostaria agora de agradecer novamente, te desejando muito sucesso na sua carreira e assim que tiver mais projetos peço que nos mande um "release" para que eu possa postar no "Chutinosaco", ok? Deixe uma mensagem final para nossos visitantes, por favor.
Eu que agradeço novamente a você Luiz pela oportunidade, o trabalho do colorista é em geral quase anônimo e é sempre uma ótima surpresa quando recebemos algum reconhecimento do público pelo que fazemos. Sou um pouco concisa na hora de escrever, mas espero que tenham gostado.

Um abraço a todos!


CRIS ALENCAR 

OUTUBRO 2012

3 comentários:

  1. Luiz Dias:

    Achei o estilo de colorização da Cris um tanto dark, ou seja, parece-me queela "carrega" bastante o azul ou ciano, dando um aspecto trevoso às paisagens.

    Pensei que talvez fosse parte do enredo da história esse tipo de ambientação mas parece-me que quando é para a cena ser alegre ou amena ela "carrega" o azul nos trajes, dando um forte contraste, o que me causa a impressão que a alegria na verdade não era para ser alegria.

    Não sei se você me entende mas são apenas impressõs subjetivas de minha parte e talvez não correspondam exatamente à realidade subjetiva dela.

    Continuando, ela falou que adora os personagens Calvin e Haroldo.

    Calvin é um personagem solipsista que cria na imaginação as suas próprias experiências, assessorado pelo seu amigo imaginário, um tigre, chamado Haroldo.

    É claro que esse solipsismo de Calvin foi desenvolvido em função de um terrível sentimento de solidão infantil, sentimento este que Calvin não tem consciência objetiva e procura dialetizá-lo em suas tiradas filosóficas.

    A solidão infantil é algo como uma sensação de fome, ou seja, a criança sente fome mas não sabe o que fazer para essa sensação de fome desaparecer.

    Alguém que se ocupe dessa criança deveria estar atenta para esses sentimentos na criança e encorajá-la ou proporcionar-lhe condições para brincar com outras crianças.

    Brincando com outras crianças, esta criança acabará associando na mente que contra aquela dor sem nome que ela sente, é com amizades e atividades em grupo que se resolve.

    Por outro lado, a Cris disse também que gostava do Batman na adolescência.

    Oras, o Batman é um herói noturno que sempre age na calada da noite, sozinho ou em dupla com Robin.

    A noite é a hora em que as pessoas felizes estão dormindo e as "depressivas" procuram agitação.

    Cientificamente, as pessoas que apreciam sentimentos depressivos gostam mais da noite porque a luz do sol faz o organismo produzir vitamina D, responsável pela absorção de cálcio pelo organismo.

    Quando a vitamina D falta no organismo a pessoa sente-se deprimida, tanto é que na Finlândia o governo passou a distribuir vitamina D para a população, a fim de reduzir o índice de suicídios cometidos durante a noite invernal de 6 meses.

    Quando eu chamo alguém de "depressivo" não estou querendo dizer que esta pessoa é patologicamente depressiva mas sim que ela "curte" as idéias, estilo de vida, sentimentos, etc. originados por esse estado de espírito, que encontram mais eco em seu íntimo.

    Oras, para uma pessoa ter desenvolvido essas afinidades intelectual e emocional, ela com certeza sentiu muita solidão no passado infantil por um grande período de tempo, o que fez com que sentimentos e emoções alegres tornassem-se para ela dolorosas e as sentimentos e emoções tristes tornassem-se o seu estado normal ou de equilíbrio.

    É claro, estou descrevendo aqui como é ser um DARK e não exatamente o que é a CRIS.

    A Cris apenas me inspirou para dissertar sobre o assunto, ainda mais que seus trabalhos de colorização me produziram essa impressão.

    Por isso, caso a Cris esteja lendo este comentário não entenda isso como pessoal mas sim, como uma interpretação racional de suas obras de arte e das prováveis fontes que a inspiraram em seu estilo.

    ResponderExcluir
  2. Ela é linda e faz um lindo trabalho, gostei da entrevista mais um pouco que acabamos sabendo de um trabalho que por muitas vezes nem é notado.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Alem de linda, ela é super competente..meus parabéns por mais essa maravilhosa entrevista com a Cris...valeu Luiz.Abçss!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...